5 de setembro de 2012

Resenha Literária – Em Busca de Zoe, de Alyson Noël

em busca zoe - alyson noelTítulo: Em Busca de Zoe
Título Original: Saving Zoe
Autora: Alyson Noël
Editora: Novo Século
Páginas:
248
Adicione ao Skoob

Sinopse:
Já se passou um ano desde o brutal assassinato de sua irmã mais velha, Zoe, e Eco, uma adolescente de quinze anos, ainda tem de lidar com os efeitos desta tragédia. Seus pais parecem anestesiados, seus amigos seguem a vida, e um estranho primeiro ano de escola prova que ela jamais estará à altura da memória da irmã. Até que Marc, ex-namorado de Zoe, aparece com seu diário. No início, Eco não fica muito interessada pelo assunto, duvidando que haja algo no diário que ela ainda não saiba. Mas quando finalmente a curiosidade prevalece, ela começa a ler. A imersão no mundo secreto de sua irmã é tão grande que suas vidas começam a se confundir, forçando Eco a descobrir a verdade que se esconde na vida de Zoe para que possa enfim reconstruir a sua própria vida. Prepare-se para morrer de rir e chorar até não poder mais com este romance viciante de Alyson Noël, acompanhando a complicada relação entre duas irmãs, cuja ligação é forte o suficiente para continuar mesmo depois que uma delas já se foi.

Banner Resenha - Zoe 
A primeira vez que vi esse livro achei que teria uma boa história, a capa é bem interessante e a sinopse me conquistou logo de cara.
Assim que comecei a lê-lo, rapidamente a história prendeu a minha atenção, como aqueles livros que quando paramos de ler, ficamos pensando nos personagens, no enredo e imaginando o que vai acontecer ou melhor o que aconteceu com Zoe.

 O foco da história fica realmente no diário da Zoe e na vida de sua irmã Eco, deixando para o segundo plano a tragédia do que aconteceu com a Zoe.
O livro é suave e as vezes até um pouco divertido (apesar do tema) e a autora nos apresenta a história de maneira muito sutil, de modo que se não lermos com a devida atenção nem percebemos o que aconteceu realmente com Zoe.


O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos a vida de Eco após a morte de sua irmã, Zoe, e tudo o que essa tragédia acabou gerando no ambiente familiar e na vida de cada um que estava envolvido diretamente com Zoe, como seu namorado Marc que imediatamente foi considerado suspeito e começou a ser tradado de forma estranha na cidade, Eco sem conseguir ter uma vida normal no colégio e em casa e os pais totalmente abalados e desestruturados.

o diário
A medida que vamos lendo descobrimos cada vez mais detalhes da vida de Zoe, através de seu diário que vai parar nas mãos de sua irmã Eco, pelo antigo namorado de Zoe, o Marc.
Vamos lendo junto com a Eco, cada detalhe, cada momento importante na vida de Zoe, é como se entrássemos em sua vida e a víssemos como ela era realmente.

"4 Julho
Fogos de artifício! No ar, no chão, vibrando em todas as direções.
Explodindo numa profusão de cores e sons.
Nós, deitados na grama suave e olhando para o céu tão acesso.
Um momento perfeito. Fechei os olhos para guardá-lo.
Mais tarde, silêncio, paz, só ele e eu.
Dois corações juntos pela eternidade."

(Diário da Zoe, falando sobre o namorado Marc, pág. 110)

Uma jovem, alegre, despreocupada, que gostava de festas, piscina, de sair de casa as escondidas e voltar tarde sem que a família percebesse, o sonho de ser modelo ou atriz famosa, sair da pequena cidade onde morava e a mania de muitas vezes não compartilhar o que estava fazendo e com quem estava se encontrando, a princípio pode não ter problema algum, mas isso pode sair do controle.

parque

A ausência de diálogo no ambiente familiar, a falta de afinidade com a irmã mais nova (talvez pela diferença de idade) e algumas péssimas amizades contribuíram para que de certa forma ninguém soubesse exatamente onde ou com quem estava a Zoe quando ela desapareceu e comoveu toda a pequena cidade e desestruturou toda a sua família de maneira brutal.

fotografo

O livro é emocionante e sincero, sem rodeios e com uma escrita bem leve e fluída. Os personagens são bem construídos e o enredo muito bem desenvolvido e em momento nenhum nos perdemos entre o momento real e o diário de Zoe, um acompanha o outro em um andar cadenciado.
Uma história sobre a vida real, sem rodeios ou floreios, apesar de ter como base a visão de uma adolescente, o livro tem seu peso adulto.
Lendo nas entrelinhas sentimos o problema real que se abateu sobre aquela família.
O livro está perfeito, com a história muito bem concluída, com todas as dúvidas devidamente respondidas.

O livro nos deixa alguns alertas em relação as redes sociais, a confiança fácil em nossos “amigos” e a necessidade de sempre contar para alguém o que se está fazendo ou o que se vai fazer. 

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa e bem elaborada, com aplicação de verniz no nome do livro e no nome da autora.  Nas orelhas do livro encontramos uma breve sinopse e um pouco sobre a história da autora.
A diagramação está perfeita tanto tecnicamente quanto visualmente, as páginas são creme o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. A fonte possui um tamanho excelente e com uma margem de bom tamanho e toda vez que vamos ler uma parte do diário da Zoe temos o texto é em “itálico”.
O livro possui 248 páginas dividas em trinta e cinco capítulo, muito bem traduzidos e revisados.
A Novo Século está de parabéns.

ps: como eu gosto de sempre olhar a capa do livro durante a leitura, achei que a capa deveria ser como o diário da Zoe, em azul cobalto, como ele é descrito na história.

Avaliação:
estrelas de avaliação 5

Outras Capas:
Saving Zoe 2 Saving Zoe 1


Book Trailer:

Book Trailer – Em busca de Zoe, Alyson Nöel

Alyson Noel
Sobre a autora:
Alyson Noël
é autora de cinco romances para jovens e adultos, incluindo Fingindo ter 19 anos, título publicado pela Novo Século.
Vive nos Estados Unidos, em Laguna Beach, Califórnia, onde trabalha em seu próximo livro.
32 comentários:
  1. Oi,Re!
    Já faz algum tempo que namora esse livro. Quando vi sua capa pela primeira vez fiquei encantada. E aprendi a gostar de Alyson depois que comecei a ler sua série Riley Bloom. Eu gostei muito da escrita da autora e a maneira como ela descreve os fatos é muito legal.
    Adorei a resenha e tenho certeza que vou amar Zoe.
    Quero comprá-lo ainda neste ano.
    Bjs!

    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive interesse nesse livro, mas sua resenha me abriu os olhos. Adorei! Acho que vou ler sim, fiquei super comovida e curiosa.

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido sobre o lançamento do livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Adorei a temática e amei sua resenha.
    Me animei a lê-lo, nunca li nada dessa autora, infelizmente, mas quem sabe não começo com esse.
    Parabéns outra vez, resenha super bem feita .
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que leio uma resenha desse livro!

    eu comprei ele na bienal, mas basicamente por ser da Alyson. Ainda não li. Agora to achando muito mais interessante, acho que vai "subir" na minha pilha rs

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha. É o meu tipo de livro e já estou louca pra desvendar os mistérios que Zoe escondia em seu diário.
    Parabéns pelo blog!
    Beijão ♥
    Let It Shine

    ResponderExcluir
  6. Amei a sua resenha, parece seu um livro tocante, fiquei emocionada com a sua resenha.
    Eu gosto muito dessa autora, vou procurar para comprar.
    Sandra

    ResponderExcluir
  7. Ah! Este livro está na minha lista de compras. Já li várias resenhas e a sua é mais uma super linda, que me deixou cada vez mais encantada.
    Parabéns, parceira!!

    xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto esse livro pela internet e achei a capa linda. Essa é a primeira resenha que leio sobre ele e gostei muito. Quero saber o que aconteceu com a Zoe, o que ela escrevia no diário... Preciso ler esse livro logo.

    bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho tanta vontade de ler esse livro pelo simples fato de ser da Alyson Noel. Eu tive grandes decepções com ela, e esse livro não me atrai nada. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Tenho um certo receio em ler os livros da Alyson Noël. Já li a série "Os Imortais" e confesso que não é uma das minhas preferidas.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. A capa desse livro é linda, mas não sei se leria, todo mundo tem falado que a autora não é tão boa, se eu gostar do livro que tenho dela aqui, eu leio, senão eu desisto de todos haha

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  12. Ah...que mega resenha! Sabe que eu adoro a Alyson e creio que iria gostar muito desse livro, ainda mais que você falou que a trama é emocionante. Ah...a capa é linda mesmo e chama bastante atenção.
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  13. Nunca parei para ler nada deste livro, mas sua resenha mostrou que é uma ótima opção de leitura. A proposta é bem diferente dos outros livros desta escritora.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Eu já li esse livro e realmente é muito lindinho e suave. Gostei muito da maneira como a autora escreveu o livro.
    A sua resenha está perfeita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Já li livros dela o 'Para Sempre' e 'Lua Azul'.
    Gosto do estilo e me interessei pelo livro. =]
    Beijos gatona! =*

    O sorteio de um par de lentes coloridas com ou sem grau foi prorrogado, aproveita e tenha mais chances de participar! ;] Participa!? ;]

    Me visita: BLOG || Fanpage

    ResponderExcluir
  16. Oi Rê!

    Ao contrário de ti,Em busca de Zoe,foi um livro que não me chamou a atenção,mas pelo que percebi em tua resenha é uma ótima história.Os livros que tem poder de nos prender,quase que 24h por dia neles,são os melhores.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Como sempre a senhorita araza na resenha da gosto de ler viu !
    Adorei logo que der vou procurar ele por aqui...
    Beijo sua linda..
    Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  18. Re!
    Gostei demais do enredo, acho que é porque tenho uma ligação bem forte com minha irmã e tenho mania de escrever em diário, achei que poderei deixar meus diários para ela...e que tudo poderá ficar abalado lá em casa (pretensão minha, claro...kkkk)
    Adorei a forma como resenhou.

    "A prova mais clara de sabedoria é uma alegria constante." ( Michel de Montaigne )
    UM FERIADÃO CHEIO DE AMOR NO CORAÇÃO!
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  19. Oie, Prazer é a primeira vez que venho aqui e gostei do teu blog seguindo =)

    Sobre a resenha, também não conhecia esse livro, soi a primeira vez que li a respeito dele e fiquei curiosa já quero ler também!

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  20. Eu não daria muito por esse livro. Leria muitos outros, antes de chegar até ele. Mas sua resenha, me despertou uma vontade de ler-lo, então anotei a dica.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada dessa autora ainda.... Gostei de saber que o livro foi bem traduzido e revisado. Sou meio neurótica com isso, rs...
    O tema do livro não é bem o meu estilo, ainda mais em 1ª pessoa, mas confesso que fiquei curiosa depois de ler a resenha. E se vc deu 5 estrelas, com certeza deve valer a pena a leitura!

    =)

    Bjnhs!!!


    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  22. Oi Renata!
    Adorei a sua resenha, e a proposta do livro me chamou muito a atenção, principalmente pelo tema das relações familiares.
    Beijos... Elis Culceag.

    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  23. Nossa, eu também tenho mania de ficar fechando o livro enquanto estou lendo só pra olhar a capa! *-* oiaioaiooaioia' Fiquei muito curioso em relação a esse livro, eu amo dramas e esse parece ser demais. Sua ideia da capa realmente seria ótima.
    Até mais ;*

    ResponderExcluir
  24. Poxa não conhecia o livro.. Me interessei bastante pelo mesmo. Resenha muito bem feita parabéns.

    Hugo Vittorazzi
    http://www.hugovittorazzi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto de livros que nos emociona, adorei a resenha. Fiquei curiosa!
    bjks

    ResponderExcluir
  26. Adorei sua resenha! Já li um livro da autora e gostei bastante de sua escrita!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  27. Amei a sua resenha e fiquei emocionada, me senti bem próxima desse livro, porque eu tenho uma irmã e costumava ler sempre o diário dela (mas ela sabia claro) =)
    bjs
    Hanna

    ResponderExcluir
  28. Que linda a sua resenha, já li outros livros dessa autora, mas já ouvi falar que esse é bem diferente da linha que ela costuma escrever.
    Adoro livros que falam sobre pessoas, ambiente familiar.
    Esse eu vou ler !!
    beijos
    Tiana

    ResponderExcluir
  29. Super essa sua resenha, fiquei querendo saber mais sobre o livro, tipo, o que realmente aconteceu com a Zoe.
    Vou comprar esse livro em breve, adorei a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  30. Muito capricho na resenha, já é sua marca registrada. Parabéns

    ResponderExcluir
  31. li o livro, e aiiiii é maravilhoso!!
    concordo que o diário da capa deveria ser azul, toda vez que fechava o livro eu pensava nisso rs

    amanha vou postar a resenha, que escrevi e ficou no computador rs
    é uma história tão linda.

    ResponderExcluir
  32. AAAAmo a Alyson, li a série Imortais e quero muuuuito ler esse livro. Parece que é muito bom. Amei a resenha e a história. Muuuuuito lindo!

    ResponderExcluir