12 de setembro de 2012

Resenha Literária – Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Jogos Vorazes - Escuta Essa
Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas:
400
Adicione ao Skoob

Sinopse:
A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?


Banner Resenha - Jogos

Depois de tanto alvoroço em torno da série, esperei um pouco para iniciar a leitura e ver o que realmente achava da obra da Suzanne Collins.
As vezes existe muito marketing em torno de um livro e a história mesmo acaba ficando em segundo plano, mas não é o caso de Jogos Vorazes.

A autora desenvolve bem a primeira história dessa trilogia, tem uma escrita direta e sem rodeios, que faz a leitura ser dinâmica e empolgante. Possui personagens com histórias fortes e utiliza-se de situações extremadas que acabam prendendo a atenção do leitor e mostrando uma sociedade decadente e sem princípios.
Jogos Vorazes - Escuta Essa 2
A premissa do livro se dá pela seleção de 24 jovens, dois de cada distrito e apenas um pode ser o vencedor. O que você terá que fazer para ganhar esse freak show? Matar os outros participantes e lutar pela sobrevivência, enquanto a sociedade assiste ao show.
Temos então a jovem Katniss como a personagem principal, inteligente, esperta e dinâmica. Ela nos guiará pela trama, nos apresentando situações de extremos físicos e psicológicos durante o decorrer da história, fazendo o leitor torcer, suspirar, ansiar pela vitória de alguns, mas ao mesmo tempo que você quer que alguém vença, por outro lado você está desejando que outra pessoa morra.

"Levar as crianças de nossos distritos, forçá-la a se matar umas às outras enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é amaneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjulgados a ela.”
(pág. 25)

Sentimentos contraditórios me acompanharam durante a leitura desse livro e é triste imaginar uma sociedade tão desgastada, com falta de honra e princípios, tanto pela parte “nobre” quanto pela parte pobre, que aceita esse tipo de “jogo”. Se a maioria dos adolescentes sabem que estão indo para o abatedouro, o melhor seria estragar totalmente o freak show da capital.
O que me irritou um pouco no livro é a submissão das pessoas dos distritos, a falta da “esperança”, da vontade de se conquistar algo melhor e a maneira como eles aceitam a situação.

Jogos Vorazes não é somente um livro que conta uma história sobre uma adolescente que vence um concurso matando outros adolescentes, é sim uma historia para se refletir sobre valores, princípios e que traz uma forte crítica social.

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro? A capa ficou bem interessante, possui aplicação de verniz e relevo no título e no símbolo. Nas orelhas do livro encontramos uma breve sinopse e um pouco sobre a história da autora.
A diagramação está ótima tanto tecnicamente quanto visualmente, as páginas são creme o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. A fonte possui um tamanho excelente e com uma margem de bom tamanho. O livro possui 400 páginas dividas em vinte e sete capítulos, muito bem traduzidos e revisados e repletos de pura ação.A Rocco está de parabéns.

Avaliação:
estrelas de avaliação 4

Outras capas:
01 2

Book Trailer:
Book treiler do livro Jogos Vorazes

leia aqui um trecho do livro

Suzanne Collins autoraSobre a autora:
Suzanne Collins nasceu nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira escrevendo para programas infantis no canal Nickelodeon.
Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros. Ela vive com a família em Connecticut. Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia.
43 comentários:

  1. boa resenha. não li ainda, mas quero ler, ainda mais depois de ver o filme. É interessante esse novo modelo de sociedade então não me adimira a apatia do povo, é até esperado. Comprarei os livros assim que possivel. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah eu amo esse livro. Li no final do ano passado e simplesmente me apaixonei.

    è uma historia bem diverente, e a autora escreve divinamente, super bem desenvolvida.

    A Katiniss é o tipo de personagem de que mais gosto, por vezes muito irritante, me deixando com vontade de soca-la, mas que não consigo deixar de amar.

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    já vi o filme, gostei e sou louca para ler o livro! A história parece ser mesmo boa e também adoro a capa do livro! ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu curti muito o primeiro livro e já estou devorando o segundo. Se você está indignada com a sociedade de Panem, imagina no segundo livro! Aguarde!!! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi,Re!
    Que resenha magnífica!
    Até que enfim alguém realmente consegue me convencer através de uma resenha que o livro é bom. Também sempre fico com um pé muito atrás em relação a livros "extremamente mercadológicos"rssss....
    Mas, como você mesmo afirmou não é o caso de Jogos Vorazes..que bom!
    Agora, posso comprar a séire tranquilamente.
    Fiquei fascinada pela sua descrição e pretendo comprá-los em breve.
    Resenha nota 1000!
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a sua resenha, eu também fiquei revoltada com essa sociedade o.O
    Mas o livro é muito bom!!
    Bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  7. Já assisti o livro, amei demais e creio que foi por ficar satisfeita que AINDA não li o livro, me acomodei, porém, não desisti da ideia. Quero muito ter a coleção e ai sim, ser em sequencia.
    Adorei sua resenha, me fez recordar do filme e alertar que ainda preciso comprá-lo.
    Bjão
    Ni
    @ciadoleitor

    ResponderExcluir
  8. ADOREI a sua resenha, eu tinha receio de ler esse livro, sabe, muito publicidade e tal.
    Mas como vc falou que e história e dinamica e empolgante, acabou me conquistando e com certeza agora vou ler.

    Bjs
    Hanna

    ResponderExcluir
  9. Oin que tudo essa resenha!
    Eu também gostei muito de Jogos Vorazes e já vi o filme também, muito booooomm
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu também, esperei a poeira baixar para comprar o livro e ler; já comprei agora só falta ler hehehehe...
    Que bom vc tu gostooou, mais um positivo ^^
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  11. Realmente esse livro é muito legal!
    Sua resenha estáo máximo, amei
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Minha amiga, você conseguiu colocar na sua resenha tudo aquilo que senti ao ler Jogos Vorazes.
    A cada página a revolta me consumiu, ao mesmo tempo em que fiz torcida para que a garra de Katnis motivasse o povo a fazer algo mais.
    Amei sua resenha, vc conseguiu focar tudo, levando-nos a realmente a refletir o lado sociológico da trama. Quem não leu deveria, não só pq o livro está na mídia.
    Beijos, parabéns!
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  13. Você acredita que eu não li ainda essa trilogia. Do filme eu não gostei.
    Beijos

    Leituras da Paty
    http://www.facebook.com/pages/Leituras-da-Paty/196760200407496
    @leiturasdapaty


    ResponderExcluir
  14. Sou apaixonada por essa série e a sua resenha ficou perfeita!!
    Eu também fiquei danada da vida com essa Capital
    Gostei muito da sua resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a sua resenha, eu já li o livro e achei que você consegui captar a essência da história.
    Ótimo

    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  16. Esse livro já está na minha fila de leitura há um tempo e não tinha muita empolgação pra ler ele.

    Mas gostei tanto da sua resenha, que já tirei ele do final da pilha e vou começar a leitura amanhã mesmo.

    bjus
    Tiana

    ResponderExcluir
  17. Oi Renata!
    Posso dizer que amei a resenha?! rs
    Esse livro é maravilhoso. E como você mesma disse não é apenas a estória de uma adolescente, mas ele aborda fatores conflitantes, críticas sociais e realidades distintas desde o princípio. O livro tem muito mais a oferecer do que um simples romance.
    Mal posso esperar para ler "Em chamas".

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu comprei o box a pouco tempo, e assim como vc estou esperando um pouco para ler. Eu não gostei muito do filme, é meio cretino colocar crianças em um lugar para que elas se matem! Quem sabe o livro me faça ver a história com outros olhos - e torço para isso. Parabéns pela resenha, adorei! e seu blog é maravilhoso, visitarei sempre!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Tenho curiosidade em ler essa série, é um assunto um tanto diferente, e super interessante! Em breve lerei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Não posso opinar muito, porque não li nada da série e nem sei o que acontece de modo geral direito! kkk Estou torcendo para ganhar logo um sorteio e mudar essa realidade.
    Beijos!
    Paloma Viricio_ Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  21. Oi flor! Eu assisti ao filme e achei muuuito bom! Me arrependi de não ter lido o livro antes, pois se o filme foi muito bom (e olha que o filme nunca é tão bom como o livro), imagino que o livro deva ser muito bom tbm. Só não os li ainda pq acho eles um tanto caros! =/

    Um beijo!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Re! Resenha maravilhosa!
    Eu sou apaixonada pelo filme e louca pra comprar o BOX com todos os livros já. Tipo, com o filme foi amor a primeira vista desde o Trailer! *-*
    Enfim, parabéns parceira!

    Beijocas!
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Me interessei muito, já queria ver o filme mesmo! =D
    Beijos amoree! :)
    Me visita no blog!? Me+
    Participa do sorteeio!? AQUI
    (Cartelinhas de adesivos de unha a sua escolha!)

    ResponderExcluir
  24. Acho que é esse o meu medo de ler essa serie, é falado tanto nela que eu não sei, não tenho vontade nenhuma de ler >.<
    Por mais que todo mundo fale bem...

    Beijos,
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  25. Oi Renata,
    adorei a resenha, mas confesso que depois de assistir o filme desisti de ler o livro, eu sei que o livro deve ser melhor mas se tornou previsível...rsrs

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Eu me sinto estranho. Tipo.... o único ser que ainda não leu Jogos Vorazes!
    Todo enredo de JG me chama bastante atenção. Preciso viver as emoções deste livro. Parabéns pela resenha!


    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Louca para ler este livro e assisti ao filme
    Mas ainda não tive oportunidade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu li várias resenhas e sua foi a que mas me agradou, por relatar o que mais me chamou atenção no livro: A sociedade. O que você disse que a irrititou pra mim era parte mais realista do livro, não pude deixa de compara a submissão dos distritos com o que chamamos hoje de patriotismo cego, que ama o país e está perfeito de qualquer jeito, ou até mesmo a submissão que nos temos para/com o governo também. A única diferença é que o nosso governo não é tão cruel, pelo menos não na cara dura, né?!

    ResponderExcluir
  30. Eu li várias resenhas e sua foi a que mas me agradou, por relatar o que mais me chamou atenção no livro: A sociedade. O que você disse que a irrititou pra mim era parte mais realista do livro, não pude deixa de compara a submissão dos distritos com o que chamamos hoje de patriotismo cego, que ama o país e está perfeito de qualquer jeito, ou até mesmo a submissão que nos temos para/com o governo também. A única diferença é que o nosso governo não é tão cruel, pelo menos não na cara dura, né?!

    ResponderExcluir
  31. Estou finalizando a leitura e realmente é muita ação. A coragem desse adolescentes me surpreende já que sou uma medrosa de primeira.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Eu amei sua resenha! Qdo li o livros, foi antes dessa febre toda, antes de virar filme e tudo mais.
    Eu gostei muito da proposta do livro por ser algo bem diferente e sangrento, mas com uma mensagem de esperança muito bonita.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  33. Muito legal este post, eu estava com uma idéia muito limitada do que esta série de livros aborda. Agora já conheço um pouco mais sobre o clima dos livros com uma sociedade problemática e um regime ditatorial ministrado por uma Capital que controla todos os distritos através da força,opressão e medo.

    Abração!

    ResponderExcluir
  34. Ainda quero ler esse livro, pq tenho na cabeça apenas o filme, e acho q no livro os personagens têm mais profundidade, e seria interessante ver a história por outra perspectiva.

    ResponderExcluir
  35. eu li e tenho o livro,muito bom!!!

    ResponderExcluir
  36. Ótima resenha!! Quero muito ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  37. quero muito ler este livro e assistir o filme também.

    ResponderExcluir
  38. Ótima resenha ! já vi o filme ... e agora estou louca para ler o livro também *---*

    ResponderExcluir
  39. OMG OMG OMG \o/
    Eu adooooro Jogos Vorazes! :) Nem sei se é porque é distópico ou se é por causa do Gale (tá bom! eu admito! é totalmente por causa dele!! rsrs)
    Toda essa opressão por parte da Capital, essa divisão dos distritos e é claro, os jogos em si são de matar (desculpa o trocadilho huahuah)
    Eu devorei a trilogia em menos de uma semana, com aquele gostinho de quero mais...muito mais! Mas fazer o quê!!?
    O filme estragou e demais minha concepção do livro, uma pena mesmo :(
    Amei sua resenha!!! Muito bem feita \^_^/

    ResponderExcluir
  40. Oi!! Eu tbém levei um tempo pra conhecer essa história. Por conta sinópise dos livros eu fiquei com os 2 pés atrás. Mas resolvi ver o filme e na mesma semana li o 3 livros e me apaixonei perdidamente.É aquele livro que qdo vc termina os personagens ainda ficam rodeando seus pensamentos.

    ResponderExcluir
  41. Sou apaixonada com a trilogia ! Sério , é um dos melhores livros que eu já li, e claro, o filme é um dos únicos que conseguiu passar exatamente o que foi relatado no livro, o que me deixou surpresa, ja que os diretores tendem a não tratar da história do jeito correto. Eu ja li 2 vezes cada um, e amo a história *-*

    ResponderExcluir
  42. Sou muito apaixonada por esse livro..tambem esperei um pouco todo o alvoroço no lançamento. Mas fiz questão de ler o livro e só depois assistir o filme. Que foi tambem um grande sucesso, pois conta toda a historia direitinho sem cortar ou dar a louca em algumas partes.. Adorei!!

    ResponderExcluir
  43. Ainda não li JOGOS VORAZES, pasme! ahauahauhua Mas está na minha lista,sem dúvidas. Adorei o filme,e tenho certeza que a trilogia é muito boa. Por se tratar de uma temática que eu gosto muito, tenho certeza que vou amar.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir