28 de janeiro de 2013

Resenha Literária – Livro do Cabelo, de Leusa Araujo

Resenha - Livro do CabeloTítulo: Livro do Cabelo
Autor: Leusa Araujo
Editora: LeYa
Páginas: 208
Adicione ao Skoob

Sinopse: Lava, penteia, seca, olha no espelho. Deixa crescer, corta, alisa, cacheia, ondula, raspa. Esses parecem ser hábitos e situações cotidianas no trato dos cabelos, mas na verdade, cada uma dessas ações está impregnada de significados. O cabelo, aquele monte de fios no topo da cabeça, é mais do que uma proteção contra o sol e um artefato de beleza. As madeixas, que já foram arma de encantamento de sereias, oferenda aos deuses, poções de feiticeiros, entre outras funções, são, na verdade, uma fonte preciosa para entender a história e o simbolismo universal da humanidade. Fruto de seis anos de pesquisa, o Livro do Cabelo retrata a história dos cabelos ao redor do mundo não apenas pelo viés da moda, mas sim do contexto e dos movimentos sociais por trás de cada novo estilo, traçando um panorama da diversidade de penteados, rituais e artefatos que acontecem a partir do cabelo. As histórias do livro abordam da origem do homem na savana africana às passarelas da alta costura contemporânea; revelando fatos curiosos da história cultural do cabelo, como a verdade por trás do movimento black is beautiful e o lendário penteado de Elvis Presley. Ao longo de suas páginas, o Livro do Cabelo deixa claro que nem mesmo uma escovada é dada de forma aleatória.


Banner Resenha - Livro do cabelo

No “Livro do Cabelo”, publicado pela editora LeYa, a autora Leusa Araujo nos brinda com sua maravilhosa pesquisa, que durou seis anos, sobre o cabelo, onde aprendemos também sobre vários acontecimentos históricos, desde os mais interessantes até os mais bizarros.
Adorei ler cada página e visualizar as imagens que ilustram as matérias abrangendo vários temas bem curiosos como: tipos de cortes de cabelos, penteados, tradições, suas origens culturais e seus significados, posição social, diferença de gêneros, ritos de passagem, rituais religiosos, a proposta unissex (homens e mulheres de cabelos curtos e homens e mulheres de cabelos longos), a onda hippie, a história dos dreadlocks, a indústria de venda de cabelos, a onda do cabelo estilo chanel, perucas, calvície tanto feminina quanto masculina, o uso de perucas que chegavam a pesar 8 quilos e eram sustentadas por armações de ferro, o castigo público de raspar a cabeça de outra pessoa como sinal de vergonha e humilhação (como no caso das vinte mil francesas que tiveram seus cabelos raspados nas ruas de Paris em 1944) e inúmeras outras histórias.

"A história do cabelo feminino é marcada por um sem-número de tabus e proibições, que traduzem, em boa parte, a condição de inferioridade vivida pela mulher durante séculos sob o jugo do homem da casa (despostes, na Grécia antiga). Muitas dependiam do consentimento do marido para cortar o cabelo, e a preparação de seus penteados – no caso das mulheres abastadas – ocupava o longo tempo fora da vida pública"
(pág. 40)

Uma parte interessante é a “Revolta do Shampoo” que fala sobre um reality show “The 1900 House”  que promoveu um grande desafio a uma família de classe média britânica: viver durante 3 meses em uma casa, nos moldes de 1900, em Londres. Apesar das dificuldades geradas pela ausência de água quente e de eletrodomésticos, o principal abalo sofrido pela dona de casa foi a falta de shampoo. Ela tentou fabricar um sabão caseiro com uma mistura de banha de vaca e essência de perfume e o resultado foi péssimo. O segundo passo foi fazer uma receita usando duas gemas de ovo e suco de limão nos cabelos, o resultado foi um verdadeiro omelete nos cabelos, assim ela acaba fraquejando e infringe as regras do programa ao burlar a vigilância e comprar as escondidas um shampoo.


A pesquisa da autora, não para por aí, encontramos também ótimas histórias sobre barbeiros, cabeleireiros, sabonetes, a chegada do shampoo, tinturas, poções e etc.

E se você pensa que esse livro é somente para o público feminino, você está redondamente enganado, ele conta a história do “cabelo” tanto feminino quanto masculino.
Vamos encontrar todos os tipos de cabelos: lisos, crespos, coloridos, cacheados, brancos, vários tipos de barbas, bigodes, costeletas e muito mais.

livro do cabelo 02

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa combina de maneira perfeita com o tema do livro e as letras do título são finas dando uma ideia de fio de cabelo. Nas orelhas do livro, temos uma breve sinopse e um pouco sobre a autora, mas não tem foto da autora. A diagramação é diferenciada, muito bem feita, caprichada, bem cuidada e sem erros, as páginas são brancas mas isso não atrapalha a leitura, pois temos muitas fotos e os textos possuem uma fonte de tamanho bom e as margens são adequadas.
O livro possui 208 páginas divididas em 08 capítulos, além dos agradecimentos, prólogo, apresentação, de A a Z, notas, bibliografia e créditos das imagens. Os capítulos não são muito longos e a leitura é rápida e praticamente todas as páginas possuem imagens.
A LeYa está de parabéns pelo belíssimo trabalho.

Avaliação:

estrelas de avaliação 5

Leusa AraujoSobre a autora: LEUSA ARAUJO é escritora, jornalista e pesquisadora. Estreou na literatura em 1994. O Livro do Cabelo é seu segundo título de não ficção, depois de Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo (2005), altamente recomendável pela FNLIJ e selecionado para o programa Mais Cultura, da Biblioteca Nacional. Também escreveu, entre outras obras: Náufragos emergentes: seis histórias ordinárias (2010) e A cabeleira de Berenice (2006), indicado para o Prêmio Jabuti na categoria melhor livro infantojuvenil e Seleção FNLIJ Catálogo de Bolonha 2006. Atualmente trabalha como pesquisadora para teledramaturgia e como editora de livros de moda e comportamento.
36 comentários:
  1. Oii bom dia, nunca li esse livro, fiquei curiosa!
    Beijos

    Já seguiu?
    http://perfeitavaidade.blogspot.com.br

    Já curtiu?
    www.facebook.com/perfeitavaidadeS2

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Renata pelo cuidado com que fez a resenha. Para o autor, é sempre muito bom perceber quando o livro é realmente lido!
    Abraços,
    Leusa Araujo

    ResponderExcluir
  3. Confirmo que esse não é uma livro que vai interessar apenas as mulheres. A densidade de informação, a leveza do texto e a diagramação moderna são irresistíveis. Acima de tudo, um belo trabalho de pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Demais esse livro, adorei, gostei muito de saber que ele conta várias histórias sobre o cabelo, com certeza vou comprar
    Amei a resenha!
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,
      Esse livro tem histórias maravilhosas, vc vai gostar muito :)

      Excluir
  5. Pela sua resenha o livro parece ser ótimo! ADORO temas do tipo...

    http://wes2pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,Re!
    Que livro legal! Eu não o conhecia, mas adorei a temática.
    Deve ser bem interessante.
    Ótima resenha.
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, com certeza você vai gostar!

      Excluir
  7. Um tanto diferente...É a segunda resenha, as duas são positivas que vejo desse livro e super curti...
    Para nós mulheres esse é o livro
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  8. Oi Re,
    Que dica maravilhosa, preciso ler esse livro logo, pois adoro saber de tudo sobre cabelos!
    Vou passar o nome desse livro para minha prima que tem um salão de beleza, ela vai curti!
    Bjus
    SL

    ResponderExcluir
  9. Que interessante esse livro, adorei o tema e a pesquisa deve estar otima pois fiquei bem curiosa para ler.
    Adorei.
    Bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pesquisa está ótima mesmo, um livro maravilhoso de se ler e ver :)

      Excluir
  10. Que demais esse livro, gosto muito de livros que falam sobre fatos históricos, ainda mais com um tema maravilhoso desse "cabelo". Amei!
    Vou comprar esse livro
    *Bjs*

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha Renata. Achei o livro interessante, apesar de não fazer o meu gênero. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Amei esse livro, adorei o tema e gostei de saber que ele fala sobre a história do cabelo (historicamente falando).
    Sua resenha está completíssima, amei
    Beijos
    Hanna

    ResponderExcluir
  13. Ai gente, to curiosa agora! Achei sua resenha interessante e realmente me instigou a procurar esse livro para ler! Acho super interessante as influências culturais no modo em que a gente se veste, se comporta e até corta o cabelo! Hahahha =)

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, e nesse livro tem histórias que a gente lê e pensa "sério que isso aconteceu?" e as imagens também são ótimas, vale muito a pena ;)

      Excluir
  14. Parabéns pela excelente resenha, já vi esse livro na livraria e realmente é espetacular!
    Em breve vou adquiri-lo.
    Abs
    Mix

    ResponderExcluir
  15. Não tinha ouvido falar.
    Mas esse Livro do Cabelo deve ser indubitavelmente interessante!
    Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vinicius
      Realmente é um ótimo livro, muito interessante mesmo!

      Excluir
  16. Oi Rê!
    Voltando a ativa flor!
    Esse livro me surpreendeu.Primeiro o título é bem diferente,mas um livro que mostra as influências culturais deve ser bem bacana e como é difícil tu dares 5 estrelas para os livros ele deve ser bom mesmo.

    Bjos

    Fabi
    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi,
      Que bom receber a sua visistinha, já estava com saudades :)
      É um livro muito bacana e que me surpreendeu também com sua qualidade e excelente conteúdo, vale a pena ;)

      Excluir
  17. hahahah! que máximo esse livro! Nunca tinha visto falar, chega até ser bastante cômico, adorei. Sempre trazendo livros diferentes!

    Beijos&Abraços, 7hings.com.br passa!... (desculpa ter desaparecido)

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Não conhecia esse livro
    Parece ser bom mesmo
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Parece ser muito bom, gostei da capa. rsrs
    clicandolivros.blogspot.co

    ResponderExcluir
  20. Olá! Nunca ouvi falar desse livro.
    Fiquei curiosa e também gostei da capa..
    Beijos, Giovanna
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Que legal, q resenha incrível, nunca tinha ouvido falar do livro e agora vc me deixou curiosa. muito bacana mesmo

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  22. Oi Rê! Este livro traz um tema bem curioso, achei muito bacana a ideia e se tiver oportunidade eu irei ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Que demais esse livro, um tema bem interessante e as fotos e as histórias devem ser demais!
    Amei a sua resenha, muito bem escrita e elaborada, me deixou com vontade de ler o livro.
    Abs

    ResponderExcluir
  24. Oi Renata!
    Que diferente esse livro! Gostei bastante da resenha, apesar de, logo de imediato, ter achado um pouco estranho o enredo do livro. Acho que é pq não é bem um livro que to acostumada a ler.
    Fiquei bem curiosa para ler!
    beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Boa noite,

    Acheibem diferente esse livro e fiquei curioso...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Já tinha lido uma resenha deste livro e fiquei no minimio curioso. Agora lendo sua resenha, despertei um interesse. Mas ainda não sei se leria.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  27. Oi Rê, menina que bacana esse livro sobre a história do cabelo heim! Fiquei curiosíssima aqui.
    Ai minha nossa, só de pensar que eu poderia ter nascido em uma época que não haviam inventado o shampoo ainda, me dá até arrepios.
    Entendo perfeitamente o desespero da dona de casa tentando criar fórmulas esquisitas pra fazer a vez de shampo. Fala sério, passar 3 meses sem poder lavar o cabelo com shampoo e tortura não?
    Que máximo esse livro, eu com certeza quero lê-lo, adorei a dica flor.
    Bjus grandes.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Rê!
    Acho muito legal a forma como você adapta seu texto de acordo com o tipo de livro a ser apresentado, valorizando os pontos positivos de cada obra, parabéns!

    P.S. Para mim, terrível mesmo seria a falta de condicionador, meus cachos iriam rebelar-se fatalmente!

    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *




    ResponderExcluir
  29. encontrei o livro perfeito para o meu tcc!

    ResponderExcluir