20 de abril de 2013

Resenha Literária – A Costureira, de Kate Alcott

A Costureira - resenhaTítulo: A Costureira
Autor: Kate Alcott
Editora: Geração
Páginas: 376
Adicione ao Skoob

Sinopse:
  1912. Tess Collins, independente e orgulhosa, não suporta mais limpar as salas de estar e as privadas da alta burguesia francesa e britânica. Seu grande talento é para a costura, e ela aspira a uma vida nova como estilista — mas sabe que o sistema de classes inglês dificilmente lhe dará chance para isso. Assim, ao saber que um imenso transatlântico partirá para os Estados Unidos, Tess vê sua grande chance de subir na vida. Ainda mais quando, por um golpe de sorte, consegue emprego como serviçal da famosa lady Duff Gordon, uma das maiores estilistas da época. Mal sabe ela que essa viagem, iniciada de forma tão auspiciosa, entrará para a história como o maior desastre marítimo de todos os tempos: o naufrágio do Titanic.




Banner Resenha A Costureira 
Tess é uma boa costureira, que abandona o seu trabalho de arrumadeira e consegue num último momento, antes de todos embarcarem no Titanic, um emprego de secretária pessoal da famosa estilista lady Duff Gordon. O que parecia ser uma viagem de sonhos, se torna uma tragédia marítima que vai fazer parte para sempre da vida de todos os sobreviventes. Acompanhamos através desses personagens o que aconteceu antes, durante e depois do naufrágio, mesclando ficção com fatos históricos.

Em um primeiro momento quando descobri que o livro teria como a trama de fundo o naufrágio do Titanic, não gostei muito, porque esse tema já foi muito abordado e achei que a escritora poderia ter criado uma situação diferente, mesmo assim investi na leitura e digo para vocês que me surpreendi!

Nessa trama não temos aquela sensação de querer chegar ao final correndo, mas as páginas vão passando rapidamente e nos envolvemos com os personagens, com as situações, observando seus escolhas e nos emocionando.

Uma leitura que mistura romance, tragédia, escolhas, superação e mostra um pouco da libertação feminina na época.

Os personagens são muito interessantes, ficamos sabendo um pouco sobre a vida de cada um deles, suas atitudes e como cada um vai agir diante de cada situação. Em certos momentos nossos sentimentos ficam como em uma montanha russa com a atitude de cada um deles, torcemos para que certas coisas aconteçam e outras não.

Em um dado momento do livro não gostei da escolha que a personagem principal fez, mas depois achei que ela foi até corajosa, teve garra e iniciativa. Imaginei um final diferente, mais libertador, mas feminista, mas não foi o caso, mas nem por isso a obra deixa de ser maravilhosa.

Titanic 
As personagens femininas não são mulheres submissas que aceitam as suas vidas como são, elas trabalham, arriscam, enfrentam o mundo masculino de frente e lutam por seus direitos. Temos uma estilista que ainda acredita e se baseia no poder da aristocracia; uma jornalista e uma costureira que são independentes e revolucionárias, e uma romancista que é uma mistura das três.

"Tess abriu a mão. Ali estava um bote salva-vidas cuidadosamente entalhado. Observando-o à luz que caía, ela viu duas figurinhas minúsculas ali dentro – cada uma delas segurando o que parecia ser um remo. Quando ela levantou a cabeça para agradecer, ele já havia sumido."
(pág. 104)

Kate Alcott possui uma escrita maravilhosa e seu livro foi me conquistando aos poucos, me surpreendeu e emocionou, principalmente quando personagem principal, Tess, lê a carta da mãe (podem ficar tranquilos, que não é spoiler).

Gostei muitíssimo de saber que alguns dos personagens são reais e que realmente algumas situações aconteceram.

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?

A capa combina muito bem com o tema do livro e as letras do título possuem uma aplicação de verniz dando um toque especial. Nas orelhas do livro, temos uma breve sinopse e um pouco sobre a autora, mas não tem foto. A diagramação é muito bem cuidada e sem erros, as páginas são creme o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. A fonte possui um tamanho bom e as margens são adequadas.
O livro possui 376 páginas divididas em 17 capítulos, além dos agradecimentos e nota da autora. Os capítulos não são muito longos e a leitura flui com facilidade.
Parabéns para a editora Geração pelo capricho e pelo excelente trabalho.

Avaliação: 


Curiosidade:
Os personagens Lay Duff Gordon, Sir Cosmo e Elinor existiram realmente, assim como a secretária Laura Mabel Francatelli.

Capas:
The Dressmaker 1 The Dressmaker 3 The Dressmaker 2 The Dressmaker 3


Kate Alcott
Sobre a autora:
Kate Alcott é o pseudônimo de Patricia O’Brien, ex-jornalista especializada em política e autora de cinco livros de ficção e três de não-ficção. A costureira é seu primeiro romance com o novo nome artístico.  Alcott mora com o marido em Washington, D.C.
35 comentários:
  1. Oi Rê! Achei um ótimo livro, e eu que achava que a história do Titanic já tivesse sido explorada ao máximo, fui surpreendida com A Costureira. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensei a mesma coisa, A Costureira é uma obra excelente e me surpreendeu também.

      Excluir
  2. Estou querendo demais ler esse livro, todas as resenhas que tenho lido estão super positivas e a sua está ótima, me deixando mais instigada ainda.
    Adoro tudo que se relaciona com o Titanic então...
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    PS. Estive com problemas de conexão e computador, mas estou voltando aos poucos, desculpe o sumiço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      O livro é muito bom mesmo, com certeza você vai amar, mostra um outra visão diferente daquela que estamos acostumados.

      Excluir
  3. Oi,

    já tinha ouvido falar desse livro e sou louca para lê-lo! Como você, também achei meio chatinho a história envolver a famosa história do naufrágio do Titanic, mas vou seguir o seu exemplo se algum dia pegar A Costureira e ler o livro sem me importar com isso! As outras capas são lindas, mas para mim, a brasileira é a mais bonita! Amei a resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Lê sim, vale a pena, foi uma leitura que me surpreendeu e gostei bastante!

      Excluir
  4. Oi Renata,
    Eu tenho esse livro na fila de próximas leituras e estou muita ansiosa para começar logo, pois a capa é linda demais ^^
    Gostei de saber que a história é surpreendente e emocionante. Adoro livros históricos.
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      É mesmo, a história é surpreendente, quando comecei a leitura não imaginava que ia ser tão interessante. ;)

      Excluir
  5. Eu também gostei do livro e como você, também dei quatro estrelas!
    E a maior coincidência é que postei a resenha dele hoje no blog, acredita? kkkkkkkkk
    A sua resenha ficou perfeita. Transmite exatamente o que se passa no livro, mas sem contar toda a história. Adorei a personagem da Tess, e a Pink também. Torci muito pelo Jim, e saber que alguns personagens existirão de verdade e alguns fatos também, foi muito legal...
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia,
      Que legal,lemos o livro praticamente ao mesmo tempo rsrs
      Passei lá no seu blog e a sua resenha também ficou perfeita e adorei saber o que você achou da trama ;)

      Excluir
  6. Interessante um tema que já tinha dado por finalizado, ainda surpreender o leitor.
    Gostei da resenha e estou interessada pelo livro.

    Vai pra lista dos desejados.
    Valeu a dica e ótima resenha!
    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ni
      É uma ótima leitura e a trama mostra um outro lado desse acontecimento, bem interessante e com alguns personagens reais.

      Excluir
  7. Oi Renata,
    Ainda estou em dúvida, se vou ler ou não esse livro, mas gostei da sua resenha.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla,
      Eu também fiquei assim, meio que na dúvida, mas depois que comecei a leitura, ela fluiu rapidamente e a trama me surpreendeu.

      Excluir
  8. Oi Re,
    Que linda essa sua resenha, não conhecia esse livro e fiquei encantada com ele.
    E eu pensando que esse tema já tinha sido abordado por todos os angulos e vem essa história contando coisas que eu nunca soube. Gostei por demais! Parabéns pela excelente resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,
      Eu tive a mesma impressão e achei bem interessante esse novo ângulo abordado na história.

      Excluir
  9. Eu também gostei do livro,apesar de achar algumas partes um pouco lentas e também esperava outras escolhas da Tess,mas foi uma noa leitura e o naufrágio do Titanic e a luta das mulheres da época foi muito bem retratado....

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia
      Eu também gostei de forma como ela abordou a luta das mulheres, colocando sutilmente na história o começo do encurtamento dos vestidos, o sufrágio, a jornalista que ganhava menos por ser mulher, mas lutou por seus direitos... realmente uma história que vale a pena ser lida ;)

      Excluir
  10. Renata!
    Imagino quantas vidas foram perdidas no naufrágio do Titanic e quantas vidas foram transformadas. A mesma história poderia ser contada sob milhares de pontos de vista diferentes. Fiquei interessada no livro.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis,
      É mesmo e esse ponto de vista foi bem diferente e nunca tinha ouvido falar sobre essa estilista que sobreviveu.

      Excluir
  11. Oi Renata
    Gostei de saber que foi baseado em personagens que realmente estiveram no Titanic, não sabia dessa estilista, do marido e da tal secretária.
    Deve ser uma história realmente muito boa, sob um ponto de vista diferente, quero ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      É uma parte da história que eu não conhecia e achei bem interessante a forma como a autora abordou o assunto.

      Excluir
  12. Oie Rê,
    Não sabia que o livro tinha como fundo o Naufrágio...Assim como vc eu meio que desanimei, hahahaha!! Mas vendo sua opinião, me instigou a querer ler e tirar minhas conclusões ^^
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru,
      Imaginei que seria somente mais uma obra falando do naufrágio, mas me surpreendi com ângulos da história e personagens que não conhecia, é uma leitura que vale a pena.

      Excluir
  13. Oi
    Amei a sua resenha! Eu já tinha visto esse livro na livraria e adorei toda a diagramação dele, é linda! Mas tinha ficado na dúvida quanto ao enredo da história, mas depois de ler a sua resenha, vou hoje mesmo comprar esse livro e depois volto aqui para te contar o que achei.
    *bjks*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Adorei saber que você vai ler a obra, depois me conta o que você achou, vou amar saber a sua opinião ;)

      Excluir
  14. nooosa, nunca tinha visto esse :o deve ser otimo!! vou procurar pra comprar *-*

    ResponderExcluir
  15. Olá Renata,
    Confesso que no primeiro instante, eu tinha visão totalmente diferente do livro. Mas agora lendo sua resenha, vejo completamente diferente. Me lembrou um pouco a premissa de "A Resposta". Bela resenha.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,
      Sobre o "A Resposta" eu vi a adaptação que fizeram para o cinema, que senão me engano ficou um a nome de "Histórias Cruzadas". Um ótimo filme ;)

      Excluir
  16. Diferente de você o que me despertou o interesse nesse livro foi o pano de fundo. Apesar de já ter assistido muita coisa com esse tema, ainda não li nada. Quero ler e já está na minha lista.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Se você já tem interesse no tema, com certeza vai gostar desse livro. Eu fiquei na dúvida, porque achei que seria uma história como as outras, mas essa abordou um ângulo totalmente diferente e que ainda não tinha ouvido falar, ela acabou me conquistando e surpreendendo.

      Excluir
  17. Oi,Re!
    To louca para ler esse livro. A narrativa parece atraente e fora que a capa do livro é belíssima. Gosto de personagens fortes e por esse motivo já o adicionei á minha lista de leitura.
    Bjs!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zi,
      É uma história muito boa, que mescla acontecimentos reais da época e um pouco de ficção. Uma ótima leitura.

      Excluir
  18. Oi Re!
    Ainda não tinha lido nada sobre esse livro. Só conheço o nome e a capa. rs
    Não sabia que o cenário era o Titanic. Sério. Nunca poderia imaginar. rs
    Pela sua resenha ele parece ser bom, mas ainda não sei se leria.

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir