3 de abril de 2013

Resenha Literária – O Pacto, de Joe Hill


O Pacto
Título: O Pacto
Autor: Joe Hill
Editora: Sextante
Páginas: 320
Adicione ao Skoob

Sinopse:
Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Descobre também algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora. Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim. 

Resenha - O Pacto

Joe Hill apresenta uma história espetacular, de Ignatius Parrish (conhecido como "Ig"), um homem tranquilo, que tinha uma vida perfeita e a mesma namorada desde a adolescência. Como nem tudo são flores e a inveja sempre o espreita, após uma discussão no bar com a namorada, Ig vai embora e a deixa lá. Depois disso ela é encontrada estuprada e morta e tudo indica que tenha sido Ig o responsável. Repentinamente todos na cidade acham que ele é um monstro sem coração!

"- Ig, eu deixei o crucifixo no banco para você.
- Você deixou… o quê?
-  Eu estava entediada. De saco cheio. Fiquei lá sentada imaginando as centenas de manhãs que passaria naquela igreja, torrando no sol, morrendo um pouco a cada domingo, enquanto o padre Mould repetia aquela ladainha sobre pecados. Precisava de alguma coisa que me interessasse. Um motivo para estar lá. Não queria ficar só ouvindo aquele papo sobre pecado. Queria cometê-los. Então vi você sentado lá todo mauricinho, prestando atenção a cada palavra como se tudo aquilo fosse muito interessante e então eu soube, Ig, simplesmente soube… que perturbar você me daria horas de diversão."
(pág. 113)

Após um ano da morte da namorada, Ig acorda de uma bebedeira com uma grande ressaca e não se lembra de praticamente nada do que aconteceu no dia anterior. Ao se olhar no espelho ele percebe pequenas pontas em sua testa e descobre que estão nascendo algo como “chifres” em sua cabeça!

Procurando por ajuda, Ig vai visitar um médico e depois sua família. Por onde passa, as pessoas simplesmente confessam seus demônios pessoais e seus segredos mais hediondos, sem medo e sem cerimônia. As pessoas não sabem porque estão fazendo isso, ela simplesmente o fazem!  E Ig acaba descobrindo coisas que preferia não saber...

Durante os mais variados e estranhos acontecimentos causados pelos "chifres", vamos acompanhado alguns flashbacks onde descobrimos como foi a adolescência de Ig, quem eram os seus amigos, como ele conheceu Merrin, sua namorada, e terminamos conhecendo todos os personagens da  história e seus papéis importantes em cada momento.

Crucifixo de Merrin

Gostei muito como Joe Hill apresentou o enredo e idéia da trama foi realmente espetacular, fiquei pensando quem realmente é a pessoa ruim nessa história…
Uma livro excelente que cativa, envolve e faz refletir… A história flui com facilidade e vamos avançando nas páginas cada vez mais rápido, ansiosos para descobrir o desfecho da trama.
Gostei bastante do livro!!

a casa branca da árvore 
Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa é bonita e diz bastante sobre a trama. Nas orelhas do livro, temos uma breve sinopse e um pouco sobre o autor. A diagramação é bem cuidada, as páginas são creme, o que facilita a legibilidade, a fonte tem bom tamanho e as margens são adequadas. O livro possui 320 páginas divididas em 5 partes e 50 capítulos, além dos agradecimentos, notas e confissões. Os capítulos não são muito longos e a leitura flui bem.

Curiosidade: 
- Em 2013 teremos nas telas do cinema o “Horns” e quem fará o papel do Ig será o ator Daniel Radcliffe, astro de Harry Potter.

Avaliação:
estrelas de avaliação 5

Joe Hill
Sobre o autor:
é o outor de outros dois títulos publicados pela Editora Sextante: "A Estrada da Noite" e a coletânea de contos "Fantasmas do Século XX". Seus livros foram aclamados pela crítica e lhe renderam elogios e reconhecimento.
Ele mantém um blog (www.joehillfiction.com), além de escrever de forma muito ativa e inspirada no twitter (@joe_hill)
55 comentários:
  1. Parabéns pela resenha Renata! Já li O Pacto e curti bastante. Fiquei sabendo esses dias que o livro irá virar filme com o Daniel Radcliffe no elenco. Tem post novo no blog também: http://www.newsnessa.com/2013/04/entrevista-nadia-sao-paulo-autora-de-o.html

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito da trama, super legal!
      Agora quero ver o filme ;)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que demais a sua resenha!!
    Adorei saber mais sobre a história e já tem um bom tempo que estou querendo ler esse livro,acho que agora eu compro.
    Amei a resenha
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim, esse livro é muito legal, você vai gostar ;)

      Excluir
  4. Oi Renata!
    Já tinha lido uma outra resenha de O pacto, mas não consegui me sentir atraída pelo livro. Não sei bem dizer o que, mas a forma como o resenhista apresentou o livro não me pareceu uma leitura que eu fosse gostar.
    Que bom que li a sua, pq o ponto de vista foi totalmente diferente e me animei para ler.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma trama muito legal, tem romance, tragédia, drama... tudo na medida certa. Vale a pena ;)

      Excluir
  5. Oi Rê! Embora o livro não seja atual foi a primeira resenha que li e achei o enredo muito bom mesmo,você sempre me contagia com suas resenhas.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito legal mesmo, curti bastante e li bem rapidinho. Agora quero ver o filme e ver como será essa adaptação!

      Excluir
  6. Oi Re,
    Amei a sua resenha, adoro livros com temática diferente assim, principalmente sendo do Joe Hill, preciso ler logo esse livro!
    *bjs*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trama é bem diferente sim e curti bastante!
      Lê sim, que você vai gostar ;)

      Excluir
  7. Eu ainda não pude ler o livro, apesar de já ter comprado ele faz um tempão. O cara têm a quem puxar né? Sendo filho de quem é, até podemos achar que ele tem no DNA o talento. Aposto que o Stephen King não ia imaginar que o filho se tornaria escritor também. Agora fiquei curiosa com relação ao assassino da esposa de IG. Quem será? Vou ter que ler o livro para descobrir... BJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli,
      Ele é um escritor tão bom quanto o pai :)
      Uma leitura bem diferente e que vale a pena.

      Excluir
  8. Oi Renata,
    Amei a sua resenha, ficou louca de vontade ler essa história, ainda mas sabendo que a trama é meia sobrenatura, nossa, tudo de bom isso!
    bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo!
      A hsitória prende a atenção da gente

      Excluir
  9. Sou doida pra ler este livro, claro, vou comprar!
    Joe Hill tinha que ser filho do salve, salve, mestre do terror Stephen King.
    E o papel caiu perfeitamente bem para nosso ex.bruxinho.

    Adorei a resenha.
    Bjokas
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o primeiro livro que eu li do Joe Hill e gostei! Agora quero ler os outros ;)

      Excluir
  10. Nossa que trama heim??? Chifres? Fiquei bastante curiosa em relação ao livro. Dica anotada e vou colocar na minha lista de desejados. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, super diferente! Já pensou?! Acordar e ver chifres nascedo?! Doideira né? O enredo é bem interessante ;)

      Excluir
  11. Já li esse livro, é muito bom. Realmente é um livro que cativa, envolve e faz refletir!
    e vai virar filme!! mal posso esperar!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero muito ver esse filme, estou curiosa para ver com ficará a adaptação para o cinema.

      Excluir
  12. Oi
    Estou querendo muito ler esse livro, fiquei fascinada pela história, ainda mais sendo o autor filho de quem é né?
    Com certeza vem coisa boa! Amei, quero ler!
    Parabéns pela ótima resenha
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante, a trama é bem diferente!!

      Excluir
  13. Oie,
    Gostei da sua resenha, sempre tive vontade de ler esse livro, mais não tive a oportunidade ainda, na verdade, estou com um pé atras, estou pesquisando ainda o livro para ver se no fim eu leio ^^
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu li a sinopse desse livro pensei "tenho que ler essa história" e quando comecei a leitura não quis mais largar!

      Excluir
  14. Oi Rê!

    Como sempre a resenha está ótima,sempre sincera e destacando o que mais nos levaria a ler o livro,a história parece ser bem envolvente.

    Bjos

    www.roubando-livros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabiane
      A história é bem envolvente realmente e ficamos presos na trama até o final!

      Excluir
  15. Ainda não li nada desse autor, mas estou super curiosa...
    só vejo resenhas positivas, como a sua =)
    Espero não me decepcionar com o primeiro contato =)
    Estou te seguindo.
    Adorei teu blog =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Joe Hill escreve muito bem, seus personagens são ótimos e a trama é bem diferente e envolvente. Ele não tem receio de escrever uma história diferente e sentimos isso durante a leitura.

      Excluir
  16. Eu toda vez que há promoção eu fico no "quase" eu compro, e por fim não compro. Por dois motivos, o primeiro é que eu morro de medo dessas histórias, o segundo é que eu li A estrada da noite e até hoje não me recuperei quando olho para aquele livro.

    Mas achei interessante do modo como retratou o livro, e finalmente alguém não disse páginas amarela, e sim páginas creme. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú
      Esse livro não é daqueles de dar susto, pode ler tranquila, (pelo menos eu não me assustei), porque vamos acompanhando a história do Ig (personagem principal) e nos envolvendo na trama.
      Agora quero ler "A Estrada da Noite" ;)

      Excluir
  17. Eu tenho vontade de ler esse livro, mas acho que vou ter um pouco de medo sabe? parece ser um daqueles livros bem tensos haha, mas ele está na minha lista de desejados principalmente por causa do filme do Dan haha

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,
      Ele não é de assustar não, em alguns momentos vamos acompanhado a história da vida do Ig (personagem principal) desde a sua adolescência e temos até uma história de amor também ;)

      Excluir
  18. Eu já tinha vontade de ler esse livro e ela só aumentou,mas imagino a dificuldade de Ig depois que "os chifres" crescem e ainda fiquei bem curiosa para saber o que realmente aconteceu a sua namorada.
    Adorei a resenha.

    bjss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei super curiosa para saber o que realmente tinha acontecido com ela, e acabei lendo o livro mais rápido do que imaginava :)

      Excluir
  19. Oi,

    já li esse livro e gostei bastante! Joe Hill é simplesmente um gênio, a trama é perfeita e a narrativa divina. Adorei a resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ele é excelente!!
      Agora preciso ler o outro livro dele "A estrada da noite" ;)

      Excluir
  20. Oi Renata,
    Não conhecia o livro, mas o enredo e bem diferente de tudo que já li e sua resenha me deixou curiosa. Vou colocá-lo em minha lista, quem sabe mais pra frente eu leia.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é bem diferente!
      É uma história repleta de amor, inveja, traição, um romance lindo e triste ao mesmo tempo... uma trama muito bem escrita que vamos passando as páginas sem sentir.

      Excluir
  21. Curti tudinho!
    Da resenha às fotos ilustrativas!
    Só me deixou ainda mais ansioso para ter O Pacto como livro lido!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal você ter citado as fotos ilustrativas, elas são uma dica de coisas importantes da história ;)
      (mas pode ficar tranquilo que não é spoiler)
      ;)

      Excluir
  22. Olha, esse é um autor que fez minha cabeça, ele escreve maravilhosamente bem, e chega a dar arrepios na gente ao ler seus livros.
    A resenha esta perfeita, adorei.
    Na verdade me falta ler Estrada da noite, que eu desejo faz tempos comprar, tá na listinha, e logo vou providenciar.
    Beijos
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/04/foto-correio-3-novo-conceito-again.html?showComment=1365134694733#c462917712556297065

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei!!
      Vou providencia "A estrada da noite" também, estou querendo muito ler esse livro!!

      Excluir
  23. Bom dia,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e depois da sua excelente resenha fiquei mais curioso...parabens...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      Lê sim, acho que você vai gostar muito da trama!

      Excluir
  24. Oi Rê!
    Eu não havia me interessado por ler esse livro, mas agora depois da sua resenha, tenho que dizer que fiquei curiosa e minha opinião mudou! rs
    Tenho aqui na estante o "A estrada da noite" do mesmo autor, mas ainda não li.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pacto foi o primeiro livro que eu li do Joe Hill e fiquei bem empolgada com a maneira que ele desenvolveu a trama.
      Agora quero ler "A estrada da noite"

      Excluir
  25. [AAAAAA] Tem resenha desse livro lá no Foolish também, mas foi o Eduardo que fez *-* Eu ainda não li o Pacto, mas Joe Hill foi sensacional em A Estrada da Noite. Amei tua resenha e quero muito ler esse livro!!!
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    XOOX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom esse livro né?
      Agora quero ler "A estrada da noite"

      Excluir
  26. 5 estrelas? É isso mesmo? aksodkasodas Vou ler logo.. Eu li a Estrada da Noite e confesso que não foi muitooo legal.. Mas valew a pena a leitura.. Vamos ver se neste livro me surpreendo pois as resenhas que tenho visto são mais favoraveis


    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br
    FANPAGE: www.facebook.com/tempoatoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é bem diferente e ele desenvolve muito bem a trama ;) Estou bem curiosa para ler "A estrada da noite"

      Excluir
  27. Oi Renata!
    Tenho o livro "A Estrada da Noite" do Joe Hill mas ainda não li, se gostar do estilo narrativo do autor vou procurar ler O Pacto também, curti muito sua resenha.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do "O Pacto" e agora quero ler "A estrada da noite"

      Excluir
  28. Tô tão ansioso pra ver esse filme que chegou a nascer chifre na cabeça do Harry Potter!

    ResponderExcluir
  29. Peguei esse livro emprestado do meu amigo pra ler *-* ta na fila!

    ResponderExcluir