19 de maio de 2013

Resenha Literária – Uma Questão de Confiança, de Louise Millar

resenha - uma questão de confiançaTítulo: Uma Questão de Confiança
Autor: Louise Millar
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Adicione ao Skoob

Sinopse:
Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades. Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro. O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.


Banner Resenha - Uma questão de confiança

Uma questão de confiança, me surpreendeu, com uma história que a princípio parecia calma e tranquila, mostrando a vida rotineira de algumas famílias de um subúrbio sossegado de Londres. Aos poucos a trama foi se intensificando, fazendo com que eu passasse as páginas cada vez mais rapidamente. Nessa história não temos que descobrir quem é o assassino ou algo do gênero. Desde o começo a autora planta a semente da desconfiança na nossa mente e assuntos reveladores acabam surgindo de forma inesperada. Em alguns momentos achei que algumas partes poderiam ter sido contadas de forma mas condensada, mas quando terminei a leitura, achei que a história fluiu bem. Essa trama me fez lembrar, em algumas passagens, o filme: “Beleza Americana”, com aquela ideia de um bairro perfeito com famílias perfeitas, mas que quando olhamos de perto… não é bem assim.

Uma questão de confiança 02









O personagem principal, Callie, é uma mãe solteira que se muda para um novo bairro com sua filha pequena que tem um problema no coração. A mudança de ares não gerou o efeito esperado, o apartamento não era tão bom assim, as pessoas evitam Callie e sua filha como se elas tivessem algo de muito errado, mas do outro lado da rua vive uma família muito amigável: Susy, seu marido rico e seus três filhos. A amizade entre ambas teve início no momento em que Susy bateu na porta de Callie para pedir ajuda, pois estava em trabalho de parto. Callie levou Susy até o hospital, ajudou-a durante todo o parto e ficou ao seu lado até o bebê nascer. Tudo isso fez com que ambas criassem um forte laço de amizade.

Ambas saem sempre juntas, levam as crianças no colégio, ao parque e estão sempre combinando alguma atividade, mas quando Callie volta para o seu antigo emprego, pois não quer mais depender do ex-marido para viver, a falta de tempo que o emprego trouxe a sua nova vida faz com que Callie e Susy não saiam mais juntas como faziam antes. Ir levar e buscar a filha de Callie no colégio as vezes se torna complicado, mas Susy ajuda nessa tarefa. Esse momento também está sendo bem sensível para Susy que suspeita que seu marido tem outra mulher, mas não comenta nada e sempre tenta mostrar que tudo está bem e que a família dela é perfeita. 

"Ele descobriu o pior segredo de todos; a verdade horripilante que escondo em cantos sombrios. A verdade que mais me tira o sono à noite"
(pág. 271)

Novos vizinhos chegam ao bairro, um casal bem reservado, Debs e seu marido Allen, que compram a casa ao lado da de Susy. Debs é professora e dá aulas no colégio onde estudam os filhos de Susy e Callie.

Após um pequeno incidente algumas coisas estranhas começam a acontecer. Depois que a polícia faz uma visita ao bairro (não vou contar o motivo) e acaba relatando que um possível suspeito mora no bairro, então mais coisas estranhas e suspeitas começam a acontecer e a serem reveladas.

Uma história bem interessante que nos faz pensar se realmente podemos confiar facilmente nas pessoas que estão a nossa volta e que muitas vezes as aparências enganam.

A pergunta que fica é: Em quem realmente podemos confiar?

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa combina bem com o tema do livro e as letras do título possuem uma aplicação de verniz dando um toque especial. Nas orelhas do livro, temos uma breve sinopse e um pouco sobre a autora, com foto. A diagramação é bem cuidada e sem erros, as páginas são creme o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. A fonte possui um tamanho bom e as margens são adequadas.
O livro possui 384 páginas divididas em 58 capítulos com títulos que se intercalam (Callie, Suzy e Debs). Os capítulos não são muito longos e a leitura flui com facilidade. Parabéns para a editora Novo Conceito pelo excelente trabalho.

Capas:
The Playdate The Playdate 1


Book Trailer:



Louise Millar
Sobre a Autora:
Louise Millar cresceu na Escócia. Começou a carreira no jornaismo como editora-assistente freelancer em publicações como Smash Hits, Kerrang!, NME e Empire, quando passou a escrever artigos para revistas femininas e jornais. Foi editora sênior da revista Marie Claire por cinco anos, antes de escrever seu primeiro romance e livros de memórias. Atualmente, vive em Londres com o marido e dois filhos.
42 comentários:
  1. Adorei sua resenha Renata. Eu ainda não li este livro, mas ele é um dos próximos. Espero gostar da história como você. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia,
      A história começa sem grandes revelações, mas ela vai caminhando e nos surpreendendo com os acontecimentos, achei bem legal, espero que você goste também ;)

      Excluir
  2. Oi Renata!
    Eu tô bem ansiosa para ler esse livro. Eu também estava esperando uma história mais calminha, mas que bom que ela não é bem assim.
    Espero poder ler em breve.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      A autora escreve de uma forma bem interessante, primeiro a gente se apega aos personagens e depois, aos poucos, os acontecimentos e as surpresas vão se revelando.

      Excluir
  3. Amei amei amei. Tenho ele aqui em casa e não vejo a hora de começar a leitura *-* Parabéns, pela resenha, Rê!
    XOXO
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar dele começar meio calmo, como se nada fosse acontecer, a gente sente um clima estranho, como se estivesse para vir uma tempestade, a gente acaba ficando tensa e aí começa as surpresas.

      Excluir
  4. Oi Re,
    Amei a sua resenha, fiquei bem interessada em ler esse livro, ainda mais sabendo que se trata de uma trama que fala sobre verdades e mentiras, e em quem devemos confiar.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, o livro fala exatamente sobre isso, sobre em quem podemos confiar, quem na verdade está mentido, quem é perigoso... é uma história bem legal

      Excluir
  5. Eu li e gostei do livro, em breve vai ter resenha dele no blog. rs
    Achei uma leitura bem diferente, com um toque psicológico extraordinário!
    Adorei sua resenha, bem fiel a seu modo.
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Que legal saber que você gostou do livro, eu também achei bem legal, depois me avisa quando colocar a sua resenha online que passo lá ;)

      Excluir
  6. Oi Renata
    Adorei a sua resenha, amo a maneira como você conta a história, sem revelar nada de muito importante e sempre me deixa ansiosa para ler o livro.
    *bjo*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha, sempre faço as minhas resenhas sem spoilers para não estragar as surpresas ;)

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha Renata! Estou ansiosa para ler Um Questão de Confiança! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa
      Obrigada, acho que você vai gostar do livro ;)

      Excluir
  8. Eu simplesmente amo esse livro

    ResponderExcluir
  9. Amei a sinopse e a resenha. Fiquei com MUITA vontade de ler. Gosto de livros que se passam em Londres. A sinopse a primeira vista me lembrou o seriado Desperate Housewives. Haha
    Quero ler!
    beijos
    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Que bom que você gostou da resenha, ainda não vi esse seriado, mas vou dar uma olhada nele ;)

      Excluir
  10. Nossa lindíssimo , com certeza sera minha próxima leitura :)

    beijso

    http://vemvctambem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Que bom que você gostou ;)

      Excluir
  11. Acredito que irei gostar desse livro, já que o enredo dele parece ser bem instigante.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla
      É bem instigante sim, a trama vai se desenvolvendo calmamente até o momento de algumas surpresas, é uma leitura bem legal!

      Excluir
  12. Está na minha lista de leitura e lerei assim que possível.O livro parece que te faz refletir.
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz refletir e pensar duas vezes em quem a gente pode confiar ;)

      Excluir
  13. Oi Rê!
    Pela história parece ser no mesmo estilo de Cuco e Segredos Revelados, que foram dois livros que gostei bastante. Adoro essas histórias de segredos :D

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, nem fala, são dois livros que estou querendo ler, mas ainda não comprei,estão na minha lista de desejados.

      Excluir
  14. Oie Rê
    eu esperava uma história dramática e calma, mas pelo visto o livro nos reserva algumas surpresas né.
    Adoro quando a autora consegue criar uma aura de mistério, que nos deixa intrigado para descobrir.
    Pretendo ler em breve
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jac
      Realmente teve um acontecimento que me surpreendeu e que não esperava, nesse momento a autora me pegou desprevenida rsrs
      Dá a maior vontade de falar e contar tudo, mas não posso... é um spoiler.

      Excluir
  15. Esse livro nos deixa pensando sobre as pessoas que nos rodeiam,se elas realmente são confiáveis,eu não li,mas a mamãe leu e não gostou muito....
    Depois de ler sua resenha,fico me perguntando se gostaria do livro.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é meio calmo e demora um pouco para engrenar, mas quando chegou ao final, achei que fez sentido ele ter sido um pouco devagar no começo, porque aí percebemos bem a personalidade de cada personagem.

      Excluir
  16. Não li o livro ainda, mais ele esta aqui na estante só me esperando. Amei sua resenha, me instigou a ler :)
    Eu esperava mais drama, mais gostei desse mistério que a autora criou. Vou tentar ler ele o mais rápido possível.
    Beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A começo é meio calmo, mas depois vamos descobrindo o que a autora realmente quer nos apresentar, aí tudo começa a fazer sentido.

      Excluir
  17. Estou louca para ler esse livro, mas os comentários não estão sendo muito positivos. De qualquer forma, quero ler para tirar minhas próprias conclusões. Gostei muito da resenha. Grande Beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila
      O livro é meio calmo mesmo, mas eu gostei da trama, a gente fica com aquela sensação de: em quem posso confiar? quem realmente está falando a verdade?

      Excluir
  18. A capa transmitiu-me uma paz tão grande, e você vem me dizer que tudo muda! rsrs
    claro que isso não é um ponto negativo, nos pegar de surpresa é que faz um bom livro .

    Gostei do livro!
    Parabéns pela resenha
    Bjoca
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ni
      A história começa devagarinho como quem não quer nada e aos poucos vamos descobrindo algumas coisas estranhas e ficamos na dúvida de em quem realmente podemos confiar

      Excluir
  19. Oi,Re!
    Eu ainda não consegui ler esse livro, mas o enredo parece bem interessante. A capa é muito bonita e deixa implícito um ar de mistério. Gostei muito da resenha.
    Bjs!
    Zilda
    Tem resenha nova no blog.
    http://www.cacholaliteraria.com.br/2013/05/resenha-o-futuro-de-nos-dois.html

    ResponderExcluir
  20. Oi Fran
    Ele me lembrou um pouco o filme, porque primeiro passa aquela ideia de cidade perfeita com pessoas perfeitas, mas quando olhamos de perto, percebemos que não é bem assim.

    ResponderExcluir
  21. Oi Rê!
    Eu comecei a ler esse livro e quase desisti, mas depois a estória começou a ficar boa. E os detalhes e os segredos acabaram me prendendo.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Renata,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e pelo visto irei gostar...parabéns pela sua resenha,....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha Renata! O livra já está na minha lista de desejados por conta da sinopse, que me deixou bem curiosa; mas sua opinião fez ele subir mais pro topo! Assim que ler eu venho deixar um comentario decente sobre a historia! Hehe

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Renata!
    Essas famílias devem ter vários segredos escondidos debaixo do tapete, a trama me pareceu interessante.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir