10 de outubro de 2014

Resenha Literária – O Guardião Invisível, de Dolores Redondo

O Guardião Invisível - capaTítulo: O Guardião Invisível
Autora: Dolores Redondo
Editora: Record

Sinopse:
O PRIMEIRO VOLUME DA TRILOGIA DAS INVESTIGAÇÕES DA INSPETORA AMAIA SALAZAR. Às margens do rio Baztán é encontrado o corpo de uma adolescente, assassinada em uma cerimônia macabra. No local, há pelos de diversos animais, vestígios de couro e rastros de algo não humano. Ela não foi a primeira vítima nem será a última. A imprensa logo responsabiliza o basajaun pelo crime, uma figura mítica guardiã dos bosques. Agora, Amaia Salazar, a investigadora responsável pelo caso, precisa retornar à sua cidade natal e lidar com fantasmas do passado enquanto busca um assassino em série muito mais aterrador do que pode imaginar.





Banner Resenha - O Guardião Invisível 
Não conheço muitos autores espanhóis, mas como o tema é policial / thriller resolvi investir na leitura. Acabei me surpreendendo com o enredo repleto de suspense, os mistérios e o folclore local.

Amaia Salazar acaba sendo a investigadora responsável pelo caso dos assassinatos em série que estão acontecendo em sua cidade natal, mas a cena do crime é complexa e aponta em várias direções, até mesmo para algo mítico.
O enredo não fica preso somente em torno dos crimes, aborda também a vida de Amaia, seu relacionamento com o marido, suas tentativas de engravidar e depois a dúvida se realmente é isso mesmo que ela quer. Ficamos conhecendo também suas irmãs, seus outros parentes e a fábrica de doces da família.  Voltamos no tempo e ficamos sabendo como era o seu relacionamento com seus pais, sua infância conturbada e como e porque ela acabou sendo criada pela tia. 
Aos poucos ficamos conhecendo detalhes obscuros que estavam guardados a sete chaves e entendemos porque é tão importante para Amaia tentar salvar aquelas jovens meninas. Esse caso vem como uma explosão em sua mente, trazendo à tona todos os seus problemas psicológicos que ainda não tinham sido superados.

"Amaia se sentou lentamente sem deixar de olhar para para as fotos.
Temos casos em série – sussurrou ela.
Uma onda de agitação contida percorreu a sala. Os murmúrios crescentes cessaram de repente quando o delegado tomou a palavra."
(pág. 28)

Acompanhando a trama, a autora não dá dicas de quem pode ser o assassino e logo que a maioria dos personagens foram apresentados, acabei desconfiando de várias pessoas e uma que acabei descartando era a pessoa culpada. Em um dado momento achei que a história poderia ter sido mais compacta, que a autora se alongou um pouco demais e deixou todo a impacto da revelação para as últimas páginas.
O livro é denso e perturbador, traz uma ótima história cheia de suspense, mitos e um pouco de fantasia. 

Baztán
Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa possui um ar de mistério. Parte do título do livro “invisível” é em alto relevo e com aplicação de verniz. Nas orelhas do livro encontramos um pouco sobre a história e sobre o autora. A diagramação interna é simples, mas muito bem cuidada. As páginas foram impressas em papel off-white, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos, com tipologia Pro Light com tamanho 11/15. O livro possui 364 páginas divididas em 43 capítulos, epílogo, glossário e agradecimentos.
Parabéns para a editora Record pelo belo trabalho.

Capas:
O Guardião Invisível El-guardián-invisible O_gardian_invisible(1)

Book Trailer:

Curiosidades:

- O guardião invisível é o primeiro volume de uma trilogia sobre as investigações da inspetora Amaia Salazar no vale do rio Baztán.
- O livro já teve os direitos vendidos para 5 países e para uma produção cinematográfica.

page
Sobre o autora: Dolores Redondo nasceu em Donostia, estudou direito e gastronomia e por vários anos se dedicou a diversas atividades; entre elas, a seu próprio restaurante. A autora iniciou a carreira na literatura com histórias infantis e contos. Atualmente, vive na Ribera Navarra.
17 comentários:
  1. Vou passar na livraria e dar uma olhada nessa autora, não conhecia ela. Pelo book trailer a história tem um jeitão de supercine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio
      é bem por aí mesmo, os direitos já foram vendidos para a produção cinematográfica, então, teremos ele em filme, espero que em breve :)

      Excluir
  2. oie
    Acho que nunca li nenhum romance policial de um autor espanhol, mas gostei por trazer a parte da cultura de lá, além de ser um livro denso e perturbador, meu tipo preferido rs
    Só não curti a capa brasileira.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jac
      O livro é bem interessante e ela aborda várias coisas culturais que achei bem interessantes.

      Excluir
  3. Gosto de livros que nos confunde, nos leva a suspeitar e dar tiros pra todos os lados, menos para o verdadeiro vilão. É prazeroso ler uma obra que nos envolve tanto e parece que é o caso desse livro.

    Ótima resenha!
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ni
      Realmente fiquei tensa para saber quem era o assassino rsrs

      Excluir
  4. adorei amo livros e filmes de investigação e suspense. to lendo Sussurro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Eu também adoro.
      Já ouvi falar que Sussurro é muito bom, mas ainda não li

      Excluir
  5. Mais uma trilogia que pelo que parece cheia de tensão e muito mistério.
    Uma mulher como inspetora sempre me interessou.
    Tendo os direitos vendidos para o cinema mostra que é bom mesmo.
    Bjs
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene
      Pois é, assim que o filme sair, vou correr pra ver

      Excluir
  6. Olá!
    Eu gostei muito da capa e de toda diagramação que citou, além de sua opinião que serviu para complementar, eu já li outras resenhas, mas a sua foi bem mais chamativa.
    Hahaha, que bom que é trilogia, eu prefiro XD.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Eu já estou curiosa para ler os próximos rsrs

      Excluir
  7. Oi!
    Eu não imaginei que este livro fosse bom. Havia visto-o nos lançamentos da editora, mas havia deixado de lado. Acho que fiz errado. A premissa é convidativa e acredito que gostarei.
    Pretendo lê-lo agora. Adoro um bom suspense. E fico feliz em saber que será adaptado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro
      Na época, eu também fiquei na dúvida, mas acabei apostando nele e gostei da história mesmo achando que a autora poderia ter deixado a história mais compacta. Como é uma trilogia, acredito que o primeiro livro seja um pouco mais longo para apresentar o local, as pessoas e um pouco de suas histórias. Vamos ver como será o segundo, estou curiosa

      Excluir
  8. Sinceramente achei a capa brasileira a mais feia. Mas se der vou ler esse livro sim. É a primeira vez que vejo falar sobre ele e já me interessei. Adoro livros com esse ar de mistério e que nunca consigo descobrir o culpado.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil
      Se você gosta de livros com ar de mistério, então você vai gostar desse, porque na história que a autora criou, tudo é meio misterioso, místico e meio sombrio

      Excluir
  9. Oi Rê!
    Não conhecia o livro, mas adoro suspense e fantasia, então eu leria sim!
    Que legal saber que logo ele também será adaptado para o cinema!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir