23 de dezembro de 2014

Resenha Literária – 100 Filmes da Literatura para o Cinema, de Henri Mitterand

100 filmesTítulo: 100 Filmes da Literatura para o Cinema
Autora: Henri Mitterand
Editora: Record

Sinopse:
Desde o começo, o cinema sempre procurou a literatura como fonte de inspiração. No entanto, o segredo para transpor a história das páginas para a tela parece conhecido apenas por alguns poucos. Por que nomes como Kubrick, Renoir e Bresson foram capazes de criar obras capitais enquanto outros fracassaram enormemente? Este livro examina a arte e a técnica da adaptação através de cem casos que levantam questões amplamente diversificadas. Este mergulho edificante no mundo da sétima arte mistura filmes de diversas nacionalidades, épocas e gêneros, da literatura policial à ficção científica. Uma ferramenta para todos — escritores, roteiristas e cinéfilos — que, através de exemplos concretos, vai proporcionar uma nova visão sobre a adaptação literária para o cinema.




Banner Resenha - 100 Filmes da Literatura para o Cinema 
Como todos já devem saber eu adoro filmes e livros. Quando vi o livro “100 Filmes da Literatura para o Cinema” publicado pela editora Record, fiquei ansiosa por essa leitura.
Quando o livro chegou, a primeira coisa que fiz foi começar a leitura e o que tenho a dizer para vocês? Esse livro não poder faltar na sua estante. É praticamente obrigatório, vale muito a pena.

No começo do livro temos uma apresentação feita por Henri Mitterand de apenas nove páginas, mas não se engane, a apresentação é densa e com letras miúdas.

O filme que inicia as obras adaptadas é o "2001: uma odisseia no espaço". Achei perfeito ter começado logo com um filme tão incrível como este. Segue então uma regra de apresentação: título em português, país, ano, título em inglês, sinopse, ficha técnica do filme e uma breve análise sobre o filme.

A minha vontade é de citar todos os filmes, mas como são muitos resolvi colocar somente alguns, mas temos desde filmes antigos até alguns mais recentes. Quando o filme foi gravado mais de uma vez, geralmente todos são citados, mas as vezes é mencionado apenas o mais antigo, como foi o caso de Jane Eyre, de 1944. Os filmes citados são de vários países como: França, EUA, Itália, Espanha, Inglaterra, Dinamarca, Reino Unido entre outros.

Alguns dos filmes presentes no livro: O nome da Rosa, 1986; Morte em Veneza, 1971; Madame Bovary, 1934, 1950, 1991; Jane Eyre, 1944; O Estranho Mundo de Jack, 1994; O médico e o monstro, 1941; Doutor Jivago, 1965; …E o vento levou, 1939; Ligações Perigosas, 1959, 1988, 1989; Lolita, 1962.

Lolita

senhor dos anéis

O livro é bem ilustrado, a diagramação é ótima e o livro é todo em papel couché fosco, uma obra magnífica.

Recomendo demais!

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro? 
A capa é toda fosca com aplicação de relevo somente no título do livro. A diagramação é rica e bem cuidada. As páginas foram impressas em papel couché fosco 115g, com tipologia Din em corpo 9/11. O livro possui 352 páginas divididas em sumário, lista dos colaboradores, apresentação, bibliografia, como abordar a adaptação, créditos das fotos, índice de filmes, a adaptação vista por três cineastas, índice de diretores e índice de escritores.
Parabéns para a editora Record pelo belíssimo trabalho.
6 comentários:
  1. Gostei da resenha Renata. O livro pelo visto é leitura obrigatória para os cinéfilos de plantão, hein? Ótima dica! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por filmes clássicos e adaptações de clássicos para o cinema. Já coloquei esse livro na minha listinha de "desejados"...rs.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  3. Um otima pedida pra quem ama cinema, o livro deve ser lindo!!!
    Feliz Ano Novo!!!
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê, tudo bem?
    Ah mas quem é que não precisa de um livro desse? É claro que estou a procura dele, adoro adaptações e ter um guia é uma ideia perfeita.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Uau
    Que livro espetacular!
    Preciso ler o mais rápido possível
    Bjs
    Amanda

    ResponderExcluir
  6. Renata que maravilha de livro.
    Quantos filmes antigos e maravilhosos.
    Realmente para quem aprecia filmes é um livro excelente.
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir