6 de julho de 2015

Resenha Literária – Mentirosos, de E. Lockhart

Título: Mentirosos
Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira –, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais. Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido... até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Esse é o primeiro livro que leio dessa autora e tenho que confessar que é um daqueles livros marcantes que vou lembrar sempre da história, não pelo desfecho, mas por todo o enredo em si e por tudo o que a autora quis passar ao leitor.

Cadence é a neta primogênita da família Sinclair, a família é bem reservada e eles não gostam que saibam como estão suas vidas, vivem de aparências, como se tudo estivesse funcionando perfeitamente bem. #SóQueNão

Harris Sinclair tem uma ilha particular onde cada uma das três filhas possui uma casa e nas férias de verão todos se encontram na ilha. Os primos Cadence, Johnny, Mirren e o amigo Gat são os Mentirosos, é assim que a família se refere a eles. Sempre juntos durante todos os verões, eles se divertem na ilha e tentam ignorar os problemas da família.

"Johnny é estalo, iniciativa e sarcasmo.
Mirren é açúcar, curiosidade e chuva.
Gat é contemplação e entusiasmo, ambição e café forte"

Quando a matriarca da família morre, e as três filhas brigam pelos bens e pela atenção de Harris Sinclair, o caos se instala na família, a fachada da família perfeita começa a rachar e ruir, os adolescentes estão psicologicamente abalados e os adultos mal percebem isso pois estão envolvidos em brigas, ganância e  divisão de bens.



Cadence marca os verões pela sua idade e quando chegamos ao verão dos quinze, um estranho acidente acontece com Cadence: ela não consegue se lembrar do que aconteceu exatamente. É encontrada na praia, nada é explicado e temos então uma Cadence diferente, que sofre constantemente de enxaquecas terríveis, se sente fraca e que nunca melhora.
Tudo o que ela mais deseja é que alguém lhe conte o que aconteceu realmente naquele verão, mas seus primos a evitam, sua mãe diz que com o tempo ela irá lembrar e todos cuidam pra que ela descanse e fique longe da ilha por um tempo.
Após dois anos afastada da ilha e dos primos, tudo o que Cadence mais quer é voltar para a ilha e obter respostas para o que aconteceu com ela. Cadence sente que foi algo terrível, mas não consegue se lembrar... O que teria acontecido com ela? Porque ela não lembra de nada?
Cadence retorna para a ilha e começa a sua busca desenfreada pelas lembranças do que realmente aconteceu naquele verão dos quinze.

Mentirosos é um livro tocante, intenso e emocionante com uma história ágil, dramática e envolvente que aborda questões sérias e conturbadas. A autora usa e abusa de versos, fábulas e metáforas, o que faz a sua narrativa ser única. Pude sentir e imaginar o que poderia ter acontecido, metade acertei em cheio e mesmo assim o livro me surpreendeu.

A vontade que tenho é de falar sobre esse livro sem parar e contar cada detalhe da história, mas não vou contar nadinha #SemSpoilers. Deixo para vocês a curiosidade da descoberta dessa devastadora história.
Apreciei muito a leitura e me tornei fã da autora. #QueVenhamMaisLivrosDeE.Lockhart


Vamos falar um pouco da parte técnica do livro? 
A capa é fosca e toda prateada e o título possui um alto relevo. A diagramação é caprichada e bem cuidada. As páginas foram impressas em papel pólen soft, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos, com tipologia adequada o que facilita a leitura. O livro possui 272 páginas divididas em 87 capítulos e agradecimentos. Parabéns para a editora Seguinte pelo maravilhoso e caprichado trabalho.

Sobre a autora: E. Lockhart nasceu em Nova York e fez doutorado em literatura inglesa na Universidade Columbia. Deu aulas de redação, literatura e escrita criativa. Dela, a Seguinte publicou O histórico infame de Frankie Landau-Banks (2013), livro de honra do Printz Award. Também é autora de Dramarama, The Boyfriend List e Fly on the Wall, e coautora de How to Be Bad, com Lauren Myracle e Sarah Mlynowski. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas.
17 comentários:
  1. mds eu adorei esse livro, achei previsível mas simplesmente incrivel!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud
      Eu também adorei o livro, gostei muito do ritmo e da forma como a autora desenvolveu a história

      Excluir
  2. Oii...
    Já li esse livro, ele realmente é muito bom. É de deixar o queixo caído! Hahaha
    Gostei muito da sua resenha.
    Tenha um bom final de semana.
    Beijinhos ;**

    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      O livro é muito bom mesmo, eu também gostei bastante e ele já foi para os meus queridinhos ;)

      Excluir
  3. Renta que maravilha de história. Depois de ler sua resenha quero conhecer de perto essa família Sinclair e todo esse mistério sobre a Cadence.
    Bom final de semana!
    Beijos


    Saleta de Leitura
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene
      O livro é curtinho, a gente lê em um fôlego só, mas a história é bem densa. Vale a pena ler ;) Recomendo

      Excluir
  4. Olá,
    Fiquei super curiosa em ler "Mentirosos" depois de sua resenha, acho que vou curtir a leitura *-*
    Acho a capa desse livro linda :)

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayra
      A capa realmente é linda demais, toda prateada... um charme!
      Combina bem com a trama ;)
      Leia sim, você vai adorar.

      Excluir
  5. Oi Renata, tudo bem?
    Eu achei a premissa desta história muito interessante!
    Fiquei doida para conferir, ainda mais com tantos elogios a obra.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia
      Adorei a forma como a autora conta a história, senti perfeitamente tudo o que ela quis passar para o leitor. Super recomendo

      Excluir
  6. Parabéns pela resenha Rê! Já Mentirosos e amei! Realmente é um livro surpreendente! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa
      Eu também adorei, quando acabei de ler, fui rapidinho ver quem já tinha lido para poder conversar sobre a história. Amei <3

      Excluir
  7. Oi Renata!
    Esse livro é ótimo! Já tive a oportunidade de ler e é uma ótima indicação \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla
      Eu também adorei ter lido esse livro, já tinha visto várias pessoas falando sobre ele e quando finalmente tive ele em minhas mãos e iniciei a leitura, não larguei mais. Gostei muito.

      Excluir
  8. Já tinha visto esse livro, mas não conhecia muito bem o enredo. Nossa, que suspense é esse, meu Deus! Agora tô aqui, curiosa pra saber o que aconteceu com esse menina..... Já entrou na listinha de desejados, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    _____________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen
      Pode separar um lugar especial na sua estante, porque você vai adorar esse livro :)

      Excluir
  9. Eu li e me apaixonei, simplesmente de mais, não desconfiei de nadinha hahaha
    estantedoluiz.blogspot.com

    ResponderExcluir