18 de setembro de 2019

Resenha Literária – Tripla Espionagem, de Kenn Follett

Título: Tripla Espionagem (Triple)
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro
Sinopse: No auge da Guerra Fria, um delicado equilíbrio de forças mantém a paz, mas o mundo está a um passo do holocausto nuclear. As tensões crescem no Oriente Médio quando o Mossad, o serviço secreto israelense, descobre que o Egito está prestes a fabricar sua própria bomba atômica, com a ajuda dos soviéticos. Essa notícia acirra os ânimos dos israelenses, que passam a considerar questão de vida ou morte construir um arsenal nuclear antes dos árabes. Assim, o agente veterano Nat Dickstein é recrutado para roubar secretamente as toneladas de urânio necessárias para isso.
Ele acaba entrando na mira de dois homens do seu passado: um coronel da KGB e um agente da inteligência egípcia, que farão de tudo para impedi-lo, numa corrida contra o tempo que pode mudar para sempre os rumos do cenário político mundial.








Quem já teve o prazer de ler um livro do Ken Follett sabe que ele é mestre em contar uma excelente história, é até um pouco complexo fazer a resenha dos seus livros, são tantos acontecimentos, tantos detalhes importantes, tudo tão perfeito, feito com tanto esmero que não tem como não gostar. Ken Follett vai te enredando, prendendo e te puxando para dentro da trama, quando você nota, já leu mais da metade do livro e não consegue parar de pensar nos acontecimentos e nem nos personagens.
Tripla espionagem não é diferente, é um livro rico, envolvente, com ótimas reviravoltas, com contexto histórico, agentes duplos e, claro, também vai ter uma emocionante história de amor em meio a toda essa trama repleta de perigos.
É daqueles livros que você precisa ler!

Tripla espionagem, como o nome mesmo já diz, é um thriller de espionagem, ambientado no auge da Guerra Fria, que vai contar uma história incrível sobre o desaparecimento de toneladas de urânio.

Nat Dickstein, um agente da Mossad, que recebe uma perigosa missão de roubar uma grande quantidade de urânio para criação de bombas nucleares para Israel, e com um detalhe: sem que ninguém desconfie. Claro que essa não vai ser uma missão fácil, (quem consegue roubar urânio em grande quantidade sem que ninguém perceba, minha gente?? não é igual a docinho de festa que você vai lá na mesa, pega um e ninguém nota)

Mas por que tudo isso? Por que roubar o urânio? O motivo é que Israel descobre que o Egito já está começando a fazer suas bombas e Israel  não quer ficar para trás nessa corrida bélica, por isso eles recorrem ao Nat, nesse serviço pra lá de complexo.

Nat precisará ficar bem atento e colocar em pratica tudo o que conhece, pois muita gente estará observando seus passos e planos. Nat é um homem calmo, magro e de poucos palavras, ele foi um sobrevivente dos campos de concentração e o seu passado muitas vezes volta para assombra-lo. Mesmo com toda essa carga, ele é excelente no que faz, podendo até ser considerado um dos melhores do mundo.

Temos também Hassan, que trabalha para o serviço secreto egípcio, ele é um homem que guarda muito raiva dentro de si após uns acontecimento no Cairo e ele não vê a hora de exteriorizar toda essa irá que o corroí por dentro (um homem com muito raiva acumulada pode se tornar uma bomba relógio...)

E por fim temos o agente da KGB David Rostov, que aproveita para explorar esse momento da melhor forma. O interessante é que quando jovens esses três homens já tinham se encontrado e agora anos depois estão novamente com seus destinos cruzados.

"Esse primeiro encontro foi coincidência, mas não das mais surpreendentes. Eram jovens e bem-preparados, estavam fadados a alcançar o poder, tomar decisões, promover mudanças, cada um à sua maneira, em seus diferentes países."
(pág. 09)

O livro possui outros personagens que ajudam a contar mais sobre as histórias dos protagonistas, entrelaçando seus traumas com muita espionagem, corações partidos, agentes duplos e muito mais! Com um enredo complexo, muito rico em detalhes e inteligente, Ken Follett dá um banho de história ao contar sobre esses acontecimentos. 

Um livro maravilhoso, digno de filme. Super recomendo


Vamos falar um pouco da parte técnica do livro? 
A capa é toda fosca com aplicação de verniz (brilho) no título do livro e no nome do autor. A diagramação interna é graciosa e muito bem cuidada. As páginas foram impressas em papel off-white, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. O livro possui 368 páginas divididas em dezoito capítulos e epílogo. Parabéns para a editora Arqueiro pelo belo trabalho.

Capas internacionais:


Gostou dessa história?
Baixe um trecho
Comprar

Sobre o autor: Ken Follett irrompeu no cenário da literatura aos 27 anos, com O buraco da agulha, thriller premiado que chegou ao topo das listas de mais vendidos em vários países. Depois de outros sucessos do gênero, surpreendeu a todos com Os Pilares da Terra, um romance sobre construção de uma catedral na Idade Média que, até hoje, mais de vinte anos após seu lançamento, continua encantado o público mundo a fora. Pela Arqueiro, publicou também a trilogia “O Século” e toda a sua obra já vendeu mais de 150 milhões de exemplares no mundo. O autor vive na Inglaterra com a mulher, Barbara Follett.
Um comentário:
  1. Oi, Renata como vai? Que resenha maravilhosa! Esse livro me parece ser daqueles dignos de um bom longa metragem, adorei a indicação. Abraços!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir