22 de janeiro de 2020

Resenha Série – Drácula

Título: Drácula
Gênero: Drama | Mistério | Thriller
Direção: Damon Thomas (II) | Jonny Campbell | Paul McGuigan (I)
País de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Elenco:  Claes Bang, Dolly Wells, John Heffernan, Jonathan Aris, Morfydd Clark, Sacha Dhawan, Anthony Flanagan, Catherine Schell, Clive Russell, Joanna Scanlan, Lujza Richter, Lydia West, Mark Gatiss, Nathan Stewart-Jarrett, Youssef Kerkour.

Sinopse: Na Transilvânia de 1897, o Conde Drácula (Claes Bang) apavora uma cidade da Inglaterra vitoriana com seus sangrentos crimes contra a humanidade. Intrigante e mortal, a misteriosa figura do vampiro atrai tanto vítimas como inimigos, capturando a atenção de todos os cidadãos a sua volta.






Primeira série vista em 2020: Drácula!

Como a internet ficou meio dividida, com muita gente achando ruim, pensei logo: "Bora ver"

#FicaDica O vampiro aqui é #Sinistro, então, quem procura vampiro que brilha no sol e coisa do tipo, #NemDesceProPlay

Com três episódios de uma hora e meia cada, acabei vendo tudo e nem senti o tempo passar, simplesmente fluiu como sangue nas veias. Opa, já estou no espírito #Sanguinolento

O que falar do Conde Drácula, esse personagem com tantas adaptações e versões diferentes? A série é uma clara homenagem ao Drácula de Christopher Lee, com toques de Bela Lugosi e diversas referências ao Drácula de Gary Oldman, com algumas mudanças significativas na história (especialmente no personagem Van Helsing) assim como estabelece algumas explicações para o comportamento de Drácula.

Um pequeno mistério resolvido pela série e simultaneamente um pequeno #Spoiler apenas para deixar claro o tom da história. Alguns pontos fundamentais do mito do Drácula, como o medo da cruz, são estabelecidos nessa nova história segundo uma perspectiva distinta: O vampiro, ao sugar o sangue das vítimas, suga suas habilidades e conhecimentos, porém suga igualmente suas crendices irracionais. Como o Buffet do Conde por 400 anos foram pessoas controladas pela opressão e o obscurantismo da religião, ele adquire esse "medo" da cruz, medo esse que é parte inerente ao processo de autoridade medieval baseado em mitologias e contos de fadas. Essa "contaminação mental" surpreende até mesmo o Conde.

#ChegaDeSpoiler Senão ele morde



A série tem 3 episódios, sendo o primeiro uma apresentação dos personagens segundo uma visão mais tradicional (#JorraMuitoSangue). No segundo episódio ocorre uma grande jornada, uma transição para algo novo, num ambiente claustrofóbico de tensão crescente, onde assistimos o caminhar da destruição física e mental (#JorraMaisSangue). No terceiro episódio, temos o grande reposicionamento da história num contexto diferente, com diversas observações sarcásticas sobre o mundo moderno, como a obsessão pela futilidade, a inundação de recursos, o desencanto e a insatisfação humana (#TomaLáMaisSangue). Fechando esse arco, no episódio final surgem diversos personagens clássicos como Lucy, Quincey e Jack.

Sobre o elenco, Claes Bang, mesmo homenageando diversas versões anteriores do vampiro, consegue criar algo particular e sinistro, indiferente e maleável, debochado e maligno, digno de ser considerado uma criatura das trevas. O antagonismo do personagem Van helsing é apresentado com vigor intelectual, como um Sherlock Holmes diante de algo estranho mas compreensível, suscetível ao inabalável escrutínio do intelecto (#Inquebrantável). Jonathan Harker tem bastante destaque no início, com uma performance desesperadora, como seria de se esperar ao encarar as trevas. A subserviência de Reinfield é apresentada de uma forma irônica, moderna e plausível, gerando momentos desconcertantes. Cabe destacar, no episódio 2, os diversos personagens com características distintas, um verdadeiro apanhado do "novo mundo"

Ao final, diante da serena luz do intelecto, temos a extinção gradual das trevas e do fanatismo, seu eterno companheiro. A jornada é encerrada com dignidade humana, mostrando a irrelevância do misticismo ao se lidar com a vida ou com a morte.



Curiosidade: A série foi filmada no castelo de Orava, na Eslováquia, o mesmo castelo utilizado em "Nosferatu" de 1922, a primeira adaptação cinematográfica (não-oficial) do Conde Drácula, representado na tela por Max Schreck no papel do Conde Orlok.



A resenha do livro original você pode ver clicando aqui: Resenha: Drácula de Bram Stoker
13 comentários:
  1. Oi, Renata como vai? Não assisti essa série, mas me parece ser interessante, até por ser em 3 episódios o que facilita ser assistida. O livro "Drácula" de Bram Stoker é muito bom. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido comentários sobre a série. Agora estou cada vez com mais vontade de assistir. Já vou salvar lá na minha listinha da Netflix.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Re! Não é a série que estou em busca no momento, na verdade vampiros eu prefiro mais em livros. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, Renata! :D Tudo bom?
    Eu tenho vontade de ver essa série, mas tenho preguiça ao mesmo tempo. Muita gente me falou que o terceiro episódio estraga tudo, aí bateu um HMMMMMMMM de perder tempo pra ficar brava HUASHUSAHUSAHU
    Ultimamente tô um desastre pra acompanhar séries, mas tentarei conferir em algum momento!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rê!
    Eu vi o primeiro ep dessa série e achei bem tosquinho.. talvez eu continue por ser somente três episódios...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Rê,
    O ultimo dracula que vi foi no Harry Porte. Fiquei sabendo sobre a Serie na netflix. Não curto muito, mas caso veja eu vou posta lá no blog ♥
    Seguindo lindona♥
    beijos
    Garotas e Look's
    Post Novo ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, Renata.
    Eu fico na dúvida com essa série. Fico bem curiosa e tenho vontade de assistir. Mas ao mesmo tempo não gosto muito de séries e filmes onde mostram cenas mais pesadas, com sangue e violência, essas coisas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Hey Renata!
    Essa eu ainda não assisti mas ando ficando só na vontade, porque ultimamente eu fico atrasada em TUDO
    Mas gostei de resgatarem personagens clássicos e a filmagem também HEHEHE
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Oi Renata,
    Eu assisti só o episódio 1 e não achei tuuuudo isso. Mas quero continuar, como os episódios são bem longos, só vou pegar quando tiver tempo de ver tudo de uma vez.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Confesso que não sou muito de assistir séries, portanto, prefiro passar a dica.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Renata, tudo bem?
    Eu vi uma movimentação sobre essa série no twitter, mas não conseguiu chamar minha atenção o suficiente para assistir (ainda mais por não ter Netflix e precisar correr atrás de alguém que tenha.. ). Gosto da história do mito vampiro e amo ver as adaptações e reinvenções (okay, esse negócio de brilhar no sol foi demais pra mim). Adorei essa ideia colocada no spoiler. Uma explicação um tanto criativa.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)

    ResponderExcluir
  12. Ola,
    A série tá na minha lista, adoro o livro e as produções da BBC

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Amo séries,valeu a dica 😉😉

    ResponderExcluir