16 de janeiro de 2020

Resenha Literária – A Mulher na Janela, de A. J. Finn

Título: A Mulher na Janela (The Woman In The Window)
Autor: A. J. Finn
Editora: Arqueiro
Sinopse: Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo (muito) vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e... espionando os vizinhos.
Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir. Mas será que o que testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle?






A Mulher da Janela, de A. J. Finn, publicado pela Editora Arqueiro foi um dos livros que eu li assim que foi lançado e foi uma grata surpresa, uma bela homenagem aos filmes antigos, principalmente "Janela Indiscreta" de Alfred Hitchcock. Falei bastante sobre essa história com meus amigos, foi tema de vários bate papos e para relembrar certas passagens da história para fazer essa resenha, acabei lendo o livro novamente, a história é tão legal de se ler, que quando vemos já estamos fechando o livro empolgados e torcendo para o filme estrear logo no cinema.

Anna Fox no momento está morando sozinha na sua grande casa, ela possui um transtorno psicológico que adquiriu depois de um grande trauma e agora ela não consegue sair de casa, só de se aproximar da porta de saída da casa, ela já começa a passar mal, não consegue nem colocar o pé fora de casa que entra em pânico e desmaia. Ela possui um jardim na parte de cima de sua casa, mas também não consegue ir até lá.

Em meio a todo esse transtorno chamado de agorafobia, medo de lugares abertos, Anna tem como seus melhores amigos: o álcool (muitos e muitos copos), seus remédios (que ela não deveria tomar com bebida alcoólica) e a janela da sua casa de onde ela acompanha a vida dos seus vizinhos de forma obsessiva usando a sua câmera.

Sem ter muita coisa pra fazer e enclausurada dentro de sua própria casa de três andares, escura e opressiva, pressa dentro de sua ansiedade sem fim, Anna fica nesse redemoinho de monotonia, mas ainda consegue assistir a filmes antigos, jogar xadrez online, conversar com estranhos no computador e "tenta" de certa forma manter a sanidade. Ficar sóbria já é outra história, ela parece estar constantemente embriagada e um pouco alucinada por causa da mistura de remédio+bebida alcoólica. Anna Fox é um caso bem complexo.


A chegada de um novo vizinho desperta a curiosidade de Anna que passa a vigiar mais de perto essa família aparentemente perfeita. A família Russell é composta por três pessoas: pai, mãe e um filho adolescente. Anna observa exaustivamente cada membro da família, pesquisa sobre eles na internet, tenta acompanhar as suas rotinas... é todo um grupo novo de pessoas que ela quer analisar.
O adolescente parece um garoto reservado, até mesmo meio triste, passa bastante tempo no computador e estuda em casa.

Até que um dia a Sra. Russell ajuda Anna em um dos seus ataques de pânico na porta de sua própria casa e ambas acabam conversando animadamente na sala de Anna. Após esse incidente, Anna acaba vendo, através da janela da sua casa, a sra. Russell ser morta e liga imediatamente para a polícia!
Mesmo estando confusa, bêbada, cheia de remédios e tenha assistindo a um filme onde tinha assassinato... Tudo estava meio confuso na sua cabeça, mas mesmo assim Anna tinha certeza de que tinha visto a sra. Russell ser morta!

“Desde ontem tenho evitado a cozinha. A cozinha e todo o primeiro pavimento. Mas agora estou de volta à janela, espiando a casa do outro lado do parque. Despejo um ou dois dedos de vinho na taça. Sei o que vi. Uma mulher ensanguentada. Suplicando ajuda. Essa história mal começou. Bebo mais vinho.”
(pág. 169)

Os policiais ouvem todo o relato de Anna meio desconfiados, mas vão até a casa dos Russell para verificar se todos os integrantes da família estão bem. A polícia avisa a Anna que nada aconteceu, que está tudo ok e ela entra em um certo pânico. Anna não acredita, então os três integrantes da família vão até a sua casa para comprovar que todos estão vivos.

E para a surpresa de Anna os três estão lá de pé, bem vivos, só que a Sra. Russell é uma outra mulher que ela nunca tinha visto!!! #ComoAssim

E começa todo o mistério e suspense psicológico desse livro, levando o leitor por um labirinto de acontecimentos surpreendentes sobre a vida de Anna, sobre os Russell e ainda sobre um inquilino de Anna que mora no porão da casa dela.

A livro é muito bom e senti uma certa nostalgia ao ler essa história, uma bela homenagem aos bons filmes antigos de Alfred Hitchcock.

Que venham mais histórias boas assim.


Trailer Oficial:


Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa é fosca com um toque aveludado. A diagramação interna é simples, mas muito bem cuidada. As páginas foram impressas em papel off-white, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. O livro possui 352 páginas.
Parabéns para a editora Arqueiro pelo maravilhoso trabalho.

Capas estrangeiras:
   



Sobre o autor:
Formado em Oxford, A. J. Finn é ex-crítico literário e já escreveu para diversas publicações, incluindo Los Angeles Times, The Washington Post e The Times Literary Supplement. A mulher na janela, seu primeiro romance, foi vendido para 36 países e está sendo adaptado para o cinema numa grande produção da 20th Century Fox. Natural de Nova York, Finn viveu por dez anos na Inglaterra antes de voltar para sua cidade natal, onde mora atualmente.
4 comentários:
  1. Oi, Renata como vai? Ótima resenha, gostei da premissa desse livro e com sua análise fiquei interessado por lê-lo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano,
      Esse livro é muito interessante e quem gosta de Alfred Hitchcock, com certeza vai gostar ;)

      Excluir
  2. Olá, td bem?
    Eu sou meio desconfiada com esse livro, confesso, hahah
    Não sei se irei gostar dele tanto assim, então já combinei cmg msm que assistirei o filme primeiro qnd sair XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Espero que você goste do filme e corra pra ler o livro, porque o livro é muito legal! Tem uma reviravolta bem bacana.

      Excluir