22 de junho de 2021

Resenha Literária – Desenhando Letras, de Juliana Moore

Título: Desenhando Letras: Um guia prático para dominar a arte de escrever à mão
Autor: Juliana Moore
Editora: Sextante
Compre aqui (Afiliado Amazon) 

Sinopse:
Resgate o prazer de escrever à mão e desenvolva uma nova habilidade.

Quando foi a última vez que você escreveu em vez de digitar? Você gosta da sua letra? E se pudesse aprimorá-la de forma divertida e criativa? Em Desenhando Letras, você vai resgatar o prazer de escrever à mão e aprender diferentes técnicas de escrita, caligrafia e lettering. Com uma linguagem acessível, a designer Juliana Moore nos leva a uma jornada de conhecimento e prática dessas técnicas, ensinando como aplicá-las para criar composições incrí­veis. Tudo explicado em detalhes para deixar sua agenda, seus ca­dernos e até suas paredes ainda mais coloridas!
 



Banner resenha Desenhando Letras

Desenhando Letras: Um guia prático para dominar a arte de escrever à mão,
da Juliana Moore publicado pela Editora Sextante.

Esse é um livro maravilhoso de lettering, no início temos os agradecimentos e o sumário onde podemos ver que o livro se divide em três maravilhosos capítulos: Escrita, Caligrafia e Lettering, e vou falar um pouquinho sobre cada um deles.
 
Desenhando Letras 3

Escrita: Tem uma introdução contando sobre a história da escrita, porque as pessoas se comunicam através dela e ao final do primeiro capítulo um breve exercício de autocrítica – onde posso melhorar, onde Juliana fala sobre fazer as pazes com a nossa própria letra.

Desenhando Letras 4

Caligrafia:
Esse capítulo, como o título mesmo já diz, será todo sobre caligrafia, com temas de Escrita x Caligrafia, com a evolução da escrita com o passar do tempo, informações básicas, nomenclaturas, anatomia das letras. Vemos muito bem a diferença entre escrita, caligrafia, lettering e tipografia. Esse capítulo possui também uma parte bem interessante chamada Não faça confusão onde a autora explica sobre fake calligraphy, brush lettering, fake lettering e handmade font. Em seguida temos a classificação das letras com os principais modelos de letras e seguindo para a próxima etapa de Como usar esse livro.
 
Também é abordado o alfabeto, com as letras minúsculas, maiúsculas, sem serifa, cursiva itálica e cursiva inglesa. A autora fala sobre a caligrafia de ponta quadrada, ponta flexível, dá dicas de exercícios muito bons e ensina a fazer as pautas também.
  Desenhando Letras 2

Lettering: Nesse capítulo a autora faz uma introdução explicando o que é lettering, com alguns exemplos de trabalhos ilustrando, aborda as Técnicas de Desenho como hachura e contorno; seguindo para os Princípios Fundamentais do Lettering, com excelentes informações sobre contraste, peso, eixo, ajuste óptico, espessura de letra, espaçamento, sombra e volume, elementos decorativos, ornamentos, composições de como arrumar o layout do seu lettering e muito mais!
Todo esse capítulo
é muito completo e rico em informações para quem quer fazer lettering!
Esse livro é praticamente um curso.

 
"Os espaços entre letras devem ser correspondentes em volume visual, o que não significa necessariamente ter a mesma distância entre os limites de uma letra e outra."

O livro é todo em papel couchê (para quem não sabe, é aquele papel brilhante de revista), repleto de ilustrações, exemplos, imagens, informações e explicações teóricas também.

Todo o livro tem exemplos de lettering prontos, que são um charme, dá até vontade de destacar e colocar em um quadro.

Super recomendo esse livro que é belíssimo, com um excelente conteúdo e com um preço pra lá de maravilhoso! Se você quer aprender sobre lettering, recomendo muito esse livro.

 
Desenhando Letras

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?

A capa possui aplicação total de verniz (brilho). A diagramação interna é graciosa, muito bem cuidada e rica em ilustrações. As páginas foram impressas em couchê, o que agrega uma excelente qualidade para as imagens impressas, o que deixa a edição linda e perfeita. O livro possui 144 páginas, divididas em 3 capítulos maravilhosos.

Parabéns editora Sextante pelo trabalho caprichado.

Book Trailer:


Juliana MooreSobre a autora: JULIANA MOORE é formada em Design Gráfico pelo Senac­-SP e cursou a especialização em Design de Tipografias da Univer­sidad de Buenos Aires. Sempre se interessou muito por letras, desenho e escrita, mas foi só aos 18 anos, entrando na faculdade, que se encantou com a tipografia e per­cebeu que poderia fazer disso uma profissão. Trabalha hoje exclusiva­mente na criação de letterings para logotipos de empresas, materiais editoriais, eventos e ações publi­citárias. É professora em cursos livres e de graduação, e mora no Rio de Janeiro com a família.

sextante_transp
7 comentários:
  1. Oii Renata, tudo bom? Esse livro ser encaixa perfeitamente para meus dias atuais, porque ando praticando minha letra. Já salvei aqui na listinha.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Esse livro é ótimo, você vai adorar :)

      Excluir
  2. Olá,
    Ah, minha letra era decentinha. Ficou horrível pq passei a digitar mais do que escrever. Amei a ideia desse livro.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Acabamos por digitar mais e escrever pouco. Quando mudei de emprego, acabei tendo que escrever muitas coisas a mão e senti uma enorme diferença no começo, agora já acostumei. :)

      Excluir
  3. Além de lindo, também parece ótimo. Adorei a recomendação.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é lindo e muito caprichado :)

      Excluir
  4. Eu quase não leio e nem compro livros assim, sou mais apaixonada por ler histórias. Eu, talvez pela idade, gosto muito de escrever a mão. Pelas fotos parece que a edição está realmente muito bonita, principalmente neste papel de revista (que não sabia se chamar papel couchê).
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir