Título original: Survivor
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: LeYa
Páginas: 360
Adicione ao Skoob
Sinopse: Tender Branson sequestra um avião e decide se matar. Mas, enquanto o avião possuir combustível, ele resolve contar a história de sua vida para a caixa-preta, numa tentativa de explicar como diabos um sujeito decadente como ele quase se transformou em uma celebridade religiosa.
Sobrevivente é o segundo livro de Chuck Palahniuk e foi relançado aqui no Brasil pela editora LeYa. É daqueles livros que você não consegue largar, a história entra em você e não esquecemos mais. Passamos boa parte da leitura imaginando… “O que será que Tender Branson irá fazer”? Ou “O que fizeram com Tender Branson?” Ou melhor “Porque Tender Branson permitiu que isso acontecesse?”
" Testando, testando. Um, dois, três.
Testando, testando. Um, dois, três. Talvez isto esteja funcionando. Eu não sei. Se você ao menos pode me ouvir, eu não sei”.
(pág. 02)
|
Sobrevivente traz em suas 360 páginas contadas de trás pra frente (!) a história de Tender Branson, o último sobrevivente de uma seita religiosa, onde todos os seguidores cometeram suicídio coletivo.
Iniciamos a história com Tender Branson dentro de um avião que ele sequestrou e enquanto os motores não falham completamente, ele conta a história de tudo o que deu errado para a caixa-preta (e para o leitor que fica conhecendo sua trajetória perturbadora).
Temos então uma leitura viciante, que conta sobre a vida de Tender quando ele ainda estava na seita, de como ele saiu de lá e sobreviveu no mundo, que tipo de trabalho ele realizava (aí temos interessantes dicas domésticas), como ele cuidava e deixava as plantas dos jardins sempre lindas, como ele passou a atender telefonemas de pessoas que não estavam nos seus melhores momentos e como de repente ele se tornou uma celebridade.
" – A única maneira de encontrar sua própria identidade é fazer a única coisa que os presbíteros Crentes mais o orientaram a não fazer. Cometer a maior transgressão. O pecado final. Dar as costas para a doutrina da igreja ."
(pág. 50)
|
Uma história repleta de ironia e sarcasmo onde Palahniuk apresenta uma sociedade problemática, crédula em tudo o que ouve e vê, que não questiona, que é manipulada mas se sente bem assim.
Porque acreditar e deixar sua mente ser moldada pela sociedade? Preguiça? Falta de vontade de pensar? Porque as pessoas não tem coragem de ver o mundo como ele realmente é? O mundo adulto é simples e direto? O ser humano precisa de histórias fantasiosas para continuar a ser o escravo da sociedade no seu dia a dia?
Um excelente livro, que me fez lembrar de um documentário sobre uma seita religiosa e o massacre de Jonestown.
Recomendo a leitura!
Avaliação:
Capas:
Sobre o autor: Os livros de Chuck Palahniuk são Diário, Cantiga de Ninar, Clube da Luta (que se tornou filme nas mãos do diretor David Fincher), Sobrevivente, Monstros invisíveis, No sufoco, Assombro, Rant, Snuff, entre outros. Após Clube da Luta, o autor virou um fenômeno cultuado e atende muitos de seus fãs pelo site The Cult:
chuckpalahniuk.net
De descendência francesa e russa, Chuck Palahniuk nasceu em Pasco, Washington, a 21 de Fevereiro de 1962. Vive no estado de Washington.
Oi Renata,
ResponderExcluirSua resenha está maravilhosa, muito bem escrita e com ótimas ilustrações.
Fiquei curiosa para saber mais sobre o Tender e como ele se tornou uma celebridade, realmente esse livro parece ser um espetáculo, tão bom quanto o clube da luta.
Com certeza vou comprar ;)
Beijos
Carla
Oie,
ResponderExcluirnossa que resenha mais bem feita, amei as ilustrações. Nunca tinha ouvido falar desse livro, e fiquei interessada em ler, ainda mais que vc disse q é viciante, então é bom mesmo
http://www.lostgirlygirl.com/
bjos
Oi Rê! Amei a resenha. A capa já me conquistou de primeira e depois que eu vi que é 5 estrelinhas fiquei bem encantada. Legal o livro :)
ResponderExcluirXoxo
http://foolishhappy.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, esse livro deve ser realmente interessante. Gostei do enredo, e também me lembrou daquele massacre, quem sabe ele não se inspirou naquilo pra fazer uma crítica né?
Abraços,
Amanda Almeida
Curiooooooooooosa!!
ResponderExcluirMuito bem elaborada sua resenha, a história parece ser muito boa, e se é um livro que não se quer largar, apenas conclui o meu raciocínio.
Parabéns linda!!
Bjão
Ni
@ciadoleitor
Ótima resenha Renata! Ainda não conhecia O Sobrevivente, mas achei a história bem interessante. Beijo!
ResponderExcluirQue super resenha, Re!
ResponderExcluirAdorei esse livro, Sobrevivente é um livro que vou ler bem rápido, ainda mais sendo do Palahniuk, sou fã dele ;)
Bjs
Hanna
Oi Re!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha. Acho que vou colocá-lo na minha listinha de leitura. rs
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Oi Re,
ResponderExcluirQue resenha tudo de bom!
Não conhecia esse livro do Palahniuk, só conhecia o Clube da Luta e agora fiquei doida pra ler esse Sobrevivente. Deve ser demais!
Amei a sua resenha
Bjão!
Adorei a resenha, já vi esse livro algumas vezes na livraria, mas ele não me despertou tanta curiosidade, apesar de ler ótimos comentários sobre o autor.
ResponderExcluirBeijos
Leituras da Paty
Não conhecia o livro, mas o achei o enredo interessante.Boa dica e ótima resenha!!
ResponderExcluir*bye*
Louca por Romances
Oi Re,
ResponderExcluirAmei a sua resenha, principalmente porque já vi esse documentário que você citou e adoro livros com temas polêmicos, ainda mais sendo do Palahniuk.
Adorei saber sobre esse livro, ótima indicação,com certeza vou comprar.
Bjs pink
Hum...o livro parece ser muito bom e emocionante, gostei de saber que tem uma gota de sarcasmo nele também. Só não gostei muito da capa, mas não devemos julgar um livro pela capa, não é mesmo?
ResponderExcluirBeijocas!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma
Oi,
ResponderExcluirO tema do livro é muito interessante e já vi várias pessoas falando muito bem desse livro. Achei a capa bem legal, mas a outra capa com um rosto também é ótimo, acho que ela dá bem o clima do livro.
Sua resenha está muito ótima!
Bjs
Tiana
Oi Renata!
ResponderExcluirEsse é um livro pelo qual eu nunca me interessaria pelo nome, sinopse e capa, mas gostei muito do conteúdo que você destrinchou na resenha, achei interessantíssimo.
Beijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
Palahniuk é muito bom, o cara é sempre atento, meticuloso e crítico. Pena que esse livro não virou filme ainda!
ResponderExcluirNunca li dada do autor, mas tenho uma curiosidade imensa de tanto ouvir falar bem. Acho interessante criticas inteligentes e com humor para o tema não ficar pesado.
ResponderExcluirBeijos
@LeitoraIncomum
www.leitoraincomum.com
oi amoreeeeee
ResponderExcluirja estou te seguindo
seja sempre bem vinda em meu bloggg
beijos florrrrr
http://zilandramakes.blogspot.com.br
Olá
ResponderExcluirGosto muito da maneira de como o Palahniuk escreve seus livros. Comprei esse livro essa semana e a leitura está perfeita!
Parabéns pela sua resenha está ótima
abs
Não conhecia o livro, mas curti demais a resenha! Pelo visto parece ser uma leitura bem descontraída, algo que estou precisando urgentemente. Aliás, nunca li nenhuma resenha do blog, essa é a primeira. Curti!
ResponderExcluirBeijos.
Visita?
docesabordoslivros.blogspot.com
Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro... e ainda dizem que blog literário não serve para nada... tsk tsk tsk
ResponderExcluirEnfim, gostei da história, quem sabe um dia eu crio cismo e leio.
Bjin
Oi Rê!
ResponderExcluirTem pouco tempo que vi esse documentário, achei tão doido, tão assustador que isso aconteça...
Achei a abordagem desse livro muito boa, por isso que gosto de ler resenha pq se fosse pela capa dele, nem o pegaria na mão kkkkk
Bjocas e bom feriado =D
Oi Rê!
ResponderExcluirApesar de você ter gostado, não tenho vontade de ler esse livro... Mas gostei das questões que você levantou no final. Acho que a sociedade precisa de histórias fantasiosas sim. Eu, pelo menos, aproveito a leitura para escapar do dia-a-dia.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi Rê! Eu não leria este livro pela capa, nem pelo nome, mas lendo sua resenha, percebi que traz um enredo bem interessante, gostei bastante da ideia de começar pelo fim. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Oi!
ResponderExcluirEsse livro parece ser interessante. Não o conhecia, mas fiquei interessado. E pelo o que você disse, o autor escreve muito bem.
Parabéns pela resenha!
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Já ouvi criticas muito boas sobre esse livro, está na minha listo de desejados a tempo!
ResponderExcluirbeijos, Lu
Lendo ao Luar
Minha prima esta louca por esse livro e por sequencia eu tbm kkkk'
ResponderExcluirAdorei a resenha e me interessei mais ainda ^^
Beijos
Brubs
Olá!
ResponderExcluirVenho aqui exclusivamente para te convidar para participar do sorteio que estarei realizando juntamente com o blog Daily of Books, em comemoração ao 1º aninho desse super blog que é um grande parceiro dos novo autores nacionais.
O sorteio acontecerá dia 15 de dezembro e valerá meu livro "Raptores 2" e os ebooks "Tempo Paralelo" e "Romances em Fragmentos" - tá muito fácil de concorrer ^^
Acesse: http://patkovacs.blogspot.com.br/2012/11/promo-1-ano-do-blog-daily-of-books.html
E boa sorte \o/
Nossa, nunca li um livro desse autor, mas sua resenha me deixou interessada.
ResponderExcluirAdoro esses tipos de livros que me fazer grudar e não querer mais largar, rs
Espero lê-lo logo ;*
Sempre fui louca para ler um livro do Chuck
ResponderExcluirquero muito ler esse livro.
ótima resenha
bjos
Quando vi esse livro pensei que era alguma coisa relacionado com manual relacionado com avião e lendo sua excelente resenha vejo que não é nada disso. e a estória parece muito boa, curiosa
ResponderExcluirNão conhecia a história nem o autor, parece ser muito bom e "diferente", fiquei super curiosa com essa coisa da historia ser de tras pra frente, e ele fazer parte de uma seita.
ResponderExcluirJa add nos meus desejados rs.
bjoo
Oi,Re!
ResponderExcluirEsse livro parece realmente fantástico. E a história é muito contundente mesmo. Vemos tantas histórias como essas em vários segmentos da mídia,né. Gosto da capa e achei a resenha bem instigante. Vou adicioná-lo à minha estante.
Bjs!
Zilda
Cachola Literária
Que livro fantástico! Preciso ler ;D
ResponderExcluirAdorei a resenha e adoro as ilustrações também.
Lucas / Era uma vez
Existem autores que ainda não li, porém têm um apelo tão grande em minhas retinas que não sei explicar o porquê. Haruki Murakami é um, John Ajvide Lindqvist é outro e Chuck Palahniuk faz parte desta turminha. São autores com obras ímpares e consagradas. E se estiverem indicados e recomendados pelo Escuta Essa, melhor ainda. Quero muito ler este livro, agora mais do que nunca. Valeu a dica!
ResponderExcluirNão é o estilo de livros que eu costumo ler, mas até que a história me atraiu! Adoro um bom drama, suspense... mas romances ainda são meus preferidos!
ResponderExcluirOMG! Um suicida que sequestra um avião... CHOCANTE :P
ResponderExcluirUma seita que fez um suicídio coletivo... MAIS CHOCANTE AINDA! rsrs
Estou curiosa pra saber o que levou Tender a fazer essa loucura e mais importante...será que ele vai até o fim? huahua Eu é que não queria estar nesse avião XD
Tender me parece ser uma personagem crítico, e apesar do que fez, racional (WHAT!?), já que ele vive numa sociedade submissa, posta sobre "cabresto" kkkkk
Adorei a arte da capa! :D