Autora: Graeme Simsion
Editora: Record
Páginas: 320
Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.
Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.
O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.
Um livro leve, divertido, inteligente e romântico. Uma história que lemos de forma despretensiosa e que quando notamos já estamos chegando ao final do livro e suspirando.
Don Tillman é professor de genética, praticamente um gênio na área, é bonito, musculoso e tem 39 anos, mas não tem namorada, só tem dois amigos, o casal Gene e Claudia. Dom possui uma rotina rígida, seguindo um cronograma de atividades, onde organiza desde as refeições padronizadas até a hora de limpar o banheiro, tudo devidamente organizado e com seus horários exatos e calculados para não perder um minuto sequer.
Apesar de todo o seu perfeccionismo, todo o seu estudo de campo feito na área da genética, ele não consegue compreender porque não consegue arrumar uma esposa ou pelo menos uma amiga.
Para tentar resolver esse problema, Don cria o Projeto Esposa, um questionário para ajudar a eliminar as mulheres que não combinam com ele.
O que Don não esperava era conhecer Rosie, uma mulher que não se encaixa em nada no seu perfil e tudo o que ele acreditava passa a sofrer uma transformação…
Será que finalmente Don encontrou uma namorada?
Mas Rosie é o oposto do que Don está procurando, ela fuma, está sempre atrasada, enfim ela entrou na sua vida de maneira inesperada e dessa forma Don descobrirá mais sobre si mesmo e sobre Rosie. Assim vamos acompanhado a evolução do casal, os dilemas, suas conclusões, transformações e descobertas.
"Gene me mandou a mulher mais incompatível do mundo. Uma garçonete. Atrasada, vegetariana, desorganizada, irracional, nada saudável, fumante - fumante!, com problemas psicológicos, que não sabe cozinhar, é matematicamente incompetente, com uma cor de cabelo artificial. Acho que ele estava fazendo uma brincadeira comigo."
(O Projeto Rosie, de Graeme Simsion, pág. 76)
|
Um chick-lit bem diferente, gostoso de se ler e que te envolve do começo ao fim. Que me fez lembrar um pouco o filme “O lado bom da Vida”.
Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa é linda, o título e o nome do autor é em alto-relevo, o design combina muito bem com o tema e realmente passa a ideia de romance. Nas orelhas do livro, temos uma breve sinopse e um pouco sobre o autor. A diagramação é simples, as páginas são creme bem clarinho e impressas em papel Off-white. A tipologia utilizada foi Adobe Jenson Pro, com um bom tamanho e margens adequadas. O livro possui 320 páginas divididas em 36 capítulos.
Curiosidades:
- A Sony Pictures comprou os direitos para o cinema, então em breve teremos a história de Don nos cinemas.
- O Projeto Rosie é o livro de estreia do australiano Graeme Simsion, e em seu país natal tornou-se um best seller imediato ao ser lançado.
Capas:
Book Trailer:
Book trailer do livro O Projeto Rosie, de Graeme Simsion
Sobre autor: O australiano Graeme Simsion hoje é escritor em tempo integral, mas antes de se dedicar totalmente à literatura era consultor de tecnologia da informação e professor. É casado com Anne, professora de psiquiatria e autora de ficção erótica, com quem tem dois filhos.
Eu amei esse livro e não sabia que os direitos tinham sido comprados para o cinema... vai ficar perfeito nas telonas....
ResponderExcluirPensa comigo: se no livro de estréia o autor já arrebentou assim,imagina nos próximos??!!!
bjsss
Bianca
http://www.apaixonadasporlivros.com.br/
Estou tão curiosa e com vontade de ler este livro. Acho essa capa tão fofa. <3
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Adorei o seu cantinho e já estou o seguindo.
Beijos.
http://umajovemleitora.blogspot.com.br
Que livro mais lindo, eu vi ele na livraria e me apaixonei logo por ele, agora que estou lendo a sua resenha, vi que vou amar esse livro, amanhã mesmo vou ao shopping comprar ele.
ResponderExcluirAmei a sua resenha, está de parabéns.
bjsss
Espero que a Jennifer Aniston não faça lobby pra ser a protagonista e acabe transformando o filme em "Quem quer ficar com Polly 2" ;)
ResponderExcluirAaaaah vai ter filme? *O* eu tô louca pra ler o livro, tô escutando maravilhas dele. Ótima resenha viu? Me deixou ainda mais na vontade, se é que isso é possível!
ResponderExcluirUm beijo
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
Já li tanta resenha positiva que estou morrendo de curiosidade. É um livro que eu não dava nada, nem pela capa, aí me surpreendeu ver tanta gente adorando.
ResponderExcluirUm beijo, Karine Braschi.
Geek de Batom. (@geekdebatom)
Oi Rê,
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, só leio resenhas positivas. Mas não quero colocar muita expectativa, vai que me decepciono quem nem aconteceu com A Culpa é das Estrelas. Não sei se gostaria muito do Don, parece ser meio chatinho. Rose parece ser bem determinada.
Beijos!
Adorei a capa do livro e a história me chamou atenção. Vai entrar para a lista dos livros que quero ter kkk Aliás estou lendo O Lado Bom Da Vida e espero que o livro melhore :/
ResponderExcluirBeijos! ♥
Natália
Let It Shine
Hey
ResponderExcluirEstou bem curiosa pra ler
Acho a capa super fofa!!
Que legal, não sabia que seria adaptado! Vai ficar bem interessante.
bjs
Nana - Obsession Valley
Eu já comprei o livro, ele já está na minha estante, mas não comecei a ler ainda. Todo mundo tem falado super bem do livro e isso está deixando-me com uma curiosidade enorme sobre ele. Eu só quero ver como o Don vai reagir a Rosie.
ResponderExcluirBeijos.
Olá, adorei a resenha.
ResponderExcluirQuero muito ler o livro,
bjs
Love Books
Tô doida pra ler!
ResponderExcluirHoje em dia ninguém quer mais saber de escrever roteiros originais, né?! Todos os livros têm ido parar no cinema!
Beijos, Entre Aspas
Oi Rê! O livro é muito bom e fico feliz em saber que vai para as telas, com certeza é um tipo de história que ficará muito bem no cinema. Queria mais obras do autor.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Não conhecia esse livro, parece muito bom!
ResponderExcluirhttp://www.moda-hoje-em-dia.blogspot.com.br/
Já estou na vontade de ler RSR
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Professor gênio e lindo?????????? Gente, quase impossível, mas já comecei a me interessar. Pelo que percebi, Don vai descobrir que os opostos se atraem, e eu e meu marido somos a prova disso.
ResponderExcluirEsse vai para a fila sim!
Parabéns pela resenha e pelo blog!
adriana medeiros
minhavelhaestante1.blogspot.com
AMEI esse livro, acabei de escrever a resenha dele haha! Não sabia que ia virar filme! Mal posso esperar para que estreie.
ResponderExcluirBeijoos
gemeasthings.blogspot.com.br/
Oie Rê
ResponderExcluireu amei o livro, e o Don é um amor.
adorei a resenha e as imagens
bjs
Eu até estava gostando da resenha, mas ai vc comparou com o filme O Lado Bom da Vida e eu brochei um pouco!! Não achei o filme lá aquelas coisas, na verdade achei bem clichê!!
ResponderExcluirxoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/
Ótima resenha como sempre. Eu custei um pouco a emplacar neste livro. Achei o começo meio chato, mas depois de um certo pedaço a coisa emplacou e acabei gostando.
ResponderExcluirLia Christo
www.docesletras.com.br
Oie Renata ^^
ResponderExcluiraaaah, amei essa capa e a tua resenha foi a mais explicativa que li do livro, e fez com que ficasse mais interessada, quero muito ter esse livro na minha prateleira, se achar na promoção no último dia da Bienal, comprarei!
Beliscões carinhosos da Máh-
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana
Oie,
ResponderExcluirmta gente tem falado bem desse livro e confesso estar bem curiosa, e vc só ajudou nisso rsrsrs
adorei
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Renata,
ResponderExcluirEu já li alguns comentários sobre esse livro. Com a sua resenha fiquei ainda mais curiosa para ler, acho que vou fazer uma forcinha para comprar ele logo e lê-lo.
Bjos
Hum...que show! Adoro suas resenhas, sempre trazendo novidades sobre os livros. Esse é um livro muitooo falado que quero muitooo ler. As capas são maravilhosas.
ResponderExcluirBeijos!
Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.
Depois de ler essa resenha, vou começar a ler hoje mesmo esse livro"
ResponderExcluirAmei!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oi Renata!
ResponderExcluirÉ a segunda resenha que leio desse livro hoje e a vontade de ler ele só aumenta. Amo histórias divertidas e essa parece ser ótima!
Beijos
http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/
Oi, Renata!
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro. A história parece ser encantadora e eu acho que vou amar o Don! Rs.
Aliás, eu também acho a capa muito bonita!
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Eu li esse livro e adorei, como nao tinha expectativas em relação ao livro ele acabou me surpreendendo. muito bom mesmo!
ResponderExcluirhttp://www.lostgirlygirl.com
bjos
Que capa fofa! *-*
ResponderExcluirAdorei a temática, propícia a comprar e amar!
Obrigada por apresentar mais um livro com suas resenhas.
Valeu!
Ni
Cia do Leitor
Renata
ResponderExcluirAdorei esse livro e agora lendo sua resenha é que vejo que a história é mais do que envolvente, é emocionante. Don e Rosie são super diferente,mas para o amor nada disso vale.
Já tinha lido sobre os direito para o cinema e imagino como vai ser super divertido. Quem será que vão escolher para interpretar o Don?
Beijos
Rê eu adorei esse livro!
ResponderExcluirFui totalmente surpreendida. Não tinha nenhuma expectativa, mas amei cada página!
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Oi Rê.
ResponderExcluirAmo a maneira que você faz suas resenhas, ficam lindas.
Eu adoro chick-lit, mas confesso que a premissa desse não me atraiu, estou com ele no kindle mas não sei quando vou ler.
Beijos
Leituras da Paty
Me emocionei muito com esse livro, Don mexeu comigo de uma forma intensa. Adorei a forma como o autor construiu o drama dele, pena que partes muito importantes foram tão sutis.
ResponderExcluirEstou ansiosa pelo filme.
Beijos
Fernanda - Leitora Incomum
Estou curiosa pra saber como a Rosie desestruturou a vida do Don Tillman. Já coloquei o livro na lista dos desejados *-*
ResponderExcluirBeijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
Eu me encantei pelo livro só de ver a capa.
ResponderExcluirJá li algumas resenhas do livro, e a cada resenha fico com mais vontade de lê-lo.
Agora, fazer um questionário para achar o par perfeito de longe a gente vê que não vai dar certo, pois sempre vemos que a pessoa se apaixona por alguém totalmente o seu inverso rs.
A história deve ser apaixonante, leve, fofa e bem divertida.
O Don realmente é um cara bem excêntrico e regrado, quero que a Rosie faça mesmo uma bela bagunça na vida do Don, p’ra ver se ele leva a vida mais relaxado e menos bitolado.
Fiquei muito interessada no livro e quero muito poder lê-lo e me divertir demais com esse “casal” improvável.
Bjus!
To com esse livro aqui pra ler..pela sua resenha to mais louca ainda pra pegar ele pra ler hahahaha
ResponderExcluirNossa muito bacana a proposta do livro. Queria eu conseguir fazer uma lista assim hahahaha Vou ler pra poder assistir ao filme depois \o/
ResponderExcluirÓtima resenha :*
XOXO
http://culturaedonuts.blogspot.com.br/