Autora: Dolores Redondo
Editora: Record
Sinopse: O PRIMEIRO VOLUME DA TRILOGIA DAS INVESTIGAÇÕES DA INSPETORA AMAIA SALAZAR. Às margens do rio Baztán é encontrado o corpo de uma adolescente, assassinada em uma cerimônia macabra. No local, há pelos de diversos animais, vestígios de couro e rastros de algo não humano. Ela não foi a primeira vítima nem será a última. A imprensa logo responsabiliza o basajaun pelo crime, uma figura mítica guardiã dos bosques. Agora, Amaia Salazar, a investigadora responsável pelo caso, precisa retornar à sua cidade natal e lidar com fantasmas do passado enquanto busca um assassino em série muito mais aterrador do que pode imaginar.
Não conheço muitos autores espanhóis, mas como o tema é policial / thriller resolvi investir na leitura. Acabei me surpreendendo com o enredo repleto de suspense, os mistérios e o folclore local.
Amaia Salazar acaba sendo a investigadora responsável pelo caso dos assassinatos em série que estão acontecendo em sua cidade natal, mas a cena do crime é complexa e aponta em várias direções, até mesmo para algo mítico.
O enredo não fica preso somente em torno dos crimes, aborda também a vida de Amaia, seu relacionamento com o marido, suas tentativas de engravidar e depois a dúvida se realmente é isso mesmo que ela quer. Ficamos conhecendo também suas irmãs, seus outros parentes e a fábrica de doces da família. Voltamos no tempo e ficamos sabendo como era o seu relacionamento com seus pais, sua infância conturbada e como e porque ela acabou sendo criada pela tia.
Aos poucos ficamos conhecendo detalhes obscuros que estavam guardados a sete chaves e entendemos porque é tão importante para Amaia tentar salvar aquelas jovens meninas. Esse caso vem como uma explosão em sua mente, trazendo à tona todos os seus problemas psicológicos que ainda não tinham sido superados.
"Amaia se sentou lentamente sem deixar de olhar para para as fotos.
– Temos casos em série – sussurrou ela.
Uma onda de agitação contida percorreu a sala. Os murmúrios crescentes cessaram de repente quando o delegado tomou a palavra."
(pág. 28)
|
Acompanhando a trama, a autora não dá dicas de quem pode ser o assassino e logo que a maioria dos personagens foram apresentados, acabei desconfiando de várias pessoas e uma que acabei descartando era a pessoa culpada. Em um dado momento achei que a história poderia ter sido mais compacta, que a autora se alongou um pouco demais e deixou todo a impacto da revelação para as últimas páginas.
O livro é denso e perturbador, traz uma ótima história cheia de suspense, mitos e um pouco de fantasia.
Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa possui um ar de mistério. Parte do título do livro “invisível” é em alto relevo e com aplicação de verniz. Nas orelhas do livro encontramos um pouco sobre a história e sobre o autora. A diagramação interna é simples, mas muito bem cuidada. As páginas foram impressas em papel off-white, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos, com tipologia Pro Light com tamanho 11/15. O livro possui 364 páginas divididas em 43 capítulos, epílogo, glossário e agradecimentos.
Parabéns para a editora Record pelo belo trabalho.
Capas:
Book Trailer:
Curiosidades:
- O guardião invisível é o primeiro volume de uma trilogia sobre as investigações da inspetora Amaia Salazar no vale do rio Baztán.
- O livro já teve os direitos vendidos para 5 países e para uma produção cinematográfica.
Sobre o autora: Dolores Redondo nasceu em Donostia, estudou direito e gastronomia e por vários anos se dedicou a diversas atividades; entre elas, a seu próprio restaurante. A autora iniciou a carreira na literatura com histórias infantis e contos. Atualmente, vive na Ribera Navarra.
Vou passar na livraria e dar uma olhada nessa autora, não conhecia ela. Pelo book trailer a história tem um jeitão de supercine
ResponderExcluirOi Fábio
Excluiré bem por aí mesmo, os direitos já foram vendidos para a produção cinematográfica, então, teremos ele em filme, espero que em breve :)
oie
ResponderExcluirAcho que nunca li nenhum romance policial de um autor espanhol, mas gostei por trazer a parte da cultura de lá, além de ser um livro denso e perturbador, meu tipo preferido rs
Só não curti a capa brasileira.
bjos
www.mybooklit.com
Oi Jac
ExcluirO livro é bem interessante e ela aborda várias coisas culturais que achei bem interessantes.
Gosto de livros que nos confunde, nos leva a suspeitar e dar tiros pra todos os lados, menos para o verdadeiro vilão. É prazeroso ler uma obra que nos envolve tanto e parece que é o caso desse livro.
ResponderExcluirÓtima resenha!
Ni
Cia do Leitor
Oi Ni
ExcluirRealmente fiquei tensa para saber quem era o assassino rsrs
adorei amo livros e filmes de investigação e suspense. to lendo Sussurro...
ResponderExcluirOi
ExcluirEu também adoro.
Já ouvi falar que Sussurro é muito bom, mas ainda não li
Mais uma trilogia que pelo que parece cheia de tensão e muito mistério.
ResponderExcluirUma mulher como inspetora sempre me interessou.
Tendo os direitos vendidos para o cinema mostra que é bom mesmo.
Bjs
Saleta de Leitura
Oi Irene
ExcluirPois é, assim que o filme sair, vou correr pra ver
Olá!
ResponderExcluirEu gostei muito da capa e de toda diagramação que citou, além de sua opinião que serviu para complementar, eu já li outras resenhas, mas a sua foi bem mais chamativa.
Hahaha, que bom que é trilogia, eu prefiro XD.
Beijos!
De tudo um pouco
Oi
ExcluirEu já estou curiosa para ler os próximos rsrs
Oi!
ResponderExcluirEu não imaginei que este livro fosse bom. Havia visto-o nos lançamentos da editora, mas havia deixado de lado. Acho que fiz errado. A premissa é convidativa e acredito que gostarei.
Pretendo lê-lo agora. Adoro um bom suspense. E fico feliz em saber que será adaptado.
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Oi Leandro
ExcluirNa época, eu também fiquei na dúvida, mas acabei apostando nele e gostei da história mesmo achando que a autora poderia ter deixado a história mais compacta. Como é uma trilogia, acredito que o primeiro livro seja um pouco mais longo para apresentar o local, as pessoas e um pouco de suas histórias. Vamos ver como será o segundo, estou curiosa
Sinceramente achei a capa brasileira a mais feia. Mas se der vou ler esse livro sim. É a primeira vez que vejo falar sobre ele e já me interessei. Adoro livros com esse ar de mistério e que nunca consigo descobrir o culpado.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oi Sil
ExcluirSe você gosta de livros com ar de mistério, então você vai gostar desse, porque na história que a autora criou, tudo é meio misterioso, místico e meio sombrio
Oi Rê!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas adoro suspense e fantasia, então eu leria sim!
Que legal saber que logo ele também será adaptado para o cinema!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros