8 de janeiro de 2020

Resenha Literária – Uma Paixão e Nada Mais, de Mary Balogh

Título: Uma Paixão e Nada Mais (Only Enchanting)
Série Clube dos Sobreviventes 04
Autor: Mary Balogh
Editora: Arqueiro
Sinopse: Ao voltar para casa depois das Guerras Napoleônicas, Flavian, o visconde de Ponsonby, ficou arrasado ao ser abandonado pela noiva. Agora a mulher que partiu seu coração está de volta, e todos estão ansiosos para que eles reatem o noivado. Exceto Flavian, que, em pânico, corre para os braços de uma jovem sensível e encantadora. Apesar de ter sido casada por quase cinco anos, a viúva Agnes Keeping nunca se apaixonou, nem quer se apaixonar. Aos 26 anos, ela prefere manter o controle de suas emoções e de sua vida. Porém, ao conhecer o carismático Flavian, fica tão arrebatada que acaba aceitando seu impetuoso pedido de casamento. Quando descobre que Flavian pediu sua mão apenas para se vingar da antiga paixão, Agnes decide fugir. Mas Flavian não tem a menor intenção de deixar a esposa partir, principalmente após descobrir que, para sua própria surpresa, está completamente apaixonado por ela.


A Série Clube dos Sobreviventes vai contar a história de um grupo de amigos que sobreviveu a guerra e que se uniram para tentar se recuperar dos problemas que a guerra deixou em cada um deles. Todo ano esses amigos se encontram na Cornualha, em Penderris Hall, propriedade de George Crabbe que também tem sua cota de sofrimento.

Uma Paixão e Nada Mais, da autora Mary Balogh, é o quarto livro da série Clube dos Sobreviventes publicado pela Editora Arqueiro aqui no Brasil. Nesse quarto livro teremos a história de Flavian, o visconde de Ponsonby, que é literalmente um sobrevivente da guerra napoleônica. Depois de quase morrer várias vezes, acabou em um leito se recuperando lentamente de um ferimento a bala na cabeça, e sua noiva, vendo a demora na recuperação de Flavian, o abandonou para se casar com o melhor amigo dele.

Minha nossa, gente, que mulher é essa??! Foi só o homem ficar convalescendo em uma cama com ferimentos graves de guerra que o amor dela passou?? Na verdade ela não o amava, porque quem ama cuida, né?

Agora Flavian está recuperado, porém com algumas sequelas, sua fala ficou prejudicada, o que lhe resultou em uma gagueira, sem falar em uns ataques de fúria que o acometiam e para completar o pacote de tragédias, Flavian ficou com uns lapsos de memória.  Tentando se recuperar de todas essas coisas (se é que dá), ele fica sabendo que a ex noiva ficou viúva, e a família acha que eles devem se casar.

Claro que o coitado não quer nada disso, e com razão né?

Alguns meses antes do encontro com o grupo do Clube dos Sobreviventes, Flavian vai ao baile em homenagem ao seu amigo Vincent, o visconde de Darleigh, e sua esposa Sophia, onde ele conhece e dança por duas vezes com Agnes, amiga de Sophia.

"Havia nele algo cruel, espirituoso, encantador e doloroso.
Mas tudo que percebera sobre ele não era consciente. Agnes sentia-se envolvida de um modo tão intenso que aquele momento parecia uma eternidade – ou um piscar de olhos."

Agnes nunca quis muito do coração, seu casamento foi um relacionamento calmo, pacato e bem respeitoso. Agora ela está morando com a sua irmã, pois está viúva a três anos e não vê mais nenhuma esperança para o seu coração, não acredita que um dia vai se apaixonar por alguém. Definitivamente isso simplesmente não é pra ela, mas, após conhecer Flavian no baile, suas ideias começam a mudar, pois algumas sensações diferentes começam a brotar em seu coração e ela acredita que possa estar se apaixonando.



Quando Flavian e Agnes se encontram novamente, ambos sentem que algo está acontecendo entre eles, talvez o despertar de uma paixão... Flavian pede Agnes em casamento e mesmo não se conhecendo muito bem ambos embarcam nesse amor.
Como nem tudo são flores, Agnes vai ficar confusa quando souber da ex noiva de Flavian, imaginando que ele só se casou com ela para poder se ver livre da ex noiva.

O amor vai falar mais alto e a história é linda, cheia de paixão, superação e encantamento, nos fazendo acreditar que com muito amor, tudo é possível.
Super recomendo essa leitura


Estou bem curiosa para ler o próximo livro (como sempre)



Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
Na capa temos a imagem de uma moça com roupa de época, em um recorte que remete a lembrança de um camafeu. A capa é toda fosca com aplicação de verniz (brilho) no título do livro, na foto e no nome da autora. A diagramação interna é simples, mas muito bem cuidada. As páginas foram impressas em papel off-white, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. O livro possui 288.
Parabéns para a editora Arqueiro pelo belo trabalho.

Os livros da série Clube dos Sobreviventes são:
1 – Uma Proposta e Nada Mais (The Proposal) (Gwen e Hugo)
1.5 – The Suitor
2 – Um Acordo e Nada Mais (The Arrangement) (Sophia e Vincent)
3 – Uma Loucura e Nada Mais (The Escape) (Samantha e Benedict)
4 – Uma Paixão e Nada Mais (Only Enchanting) (Agnes e Flavian)
5 – Only Promise
6 – Only a Kiss
7 – Only Beloved



Capas estrangeiras:

    


Sobre a autora: Mary Balogh nasceu e foi criada no País de Gales. Ainda jovem, se mudou para o Canadá, onde planejava passar dois anos trabalhando como professora. Porém ela se apaixonou, casou e criou raízes definitivas do outro lado do Atlântico. Sempre sonhou ser escritora e tinha certeza de que, no dia em que escrevesse um livro, ele seria ambientado na Inglaterra do Período da Regência. Quando sua filha mais nova tinha 6 anos, Mary finalmente encontrou tempo para se dedicar ao antigo sonho. Depois de três meses escrevendo na mesa da cozinha, a primeira versão de sua obra de estreia estava pronta. Publicada em 1985, deu a Mary o prêmio da Romantic Times de autora revelação na categoria Período da Regência. Em 1988, depois de vinte anos de magistério, ela passou a se dedicar apenas aos livros.
Hoje Mary Balogh é presença constante na lista de mais vendidos do The New York Times e vencedora de diversos prêmios literários.

Um comentário:
  1. Oi, Renata tudo bem? Muito boa sua resenha, eu li outros livros dessa autora, embora não seja um gênero que eu morra de amores, o livro que li dela me agradou. Esse aí acredito ser muito bom também, apesar de ser parte de uma série de mais de 6 livros. Ufa! Para deleite da mulherada esse livro deve ser extasiante. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir