18 de julho de 2020

Resenha Série – Dark

dark-serieTítulo: Dark
Gênero: Drama | Mistério | Ficção Científica | Fantasia | Suspense | Romance
Ano de Lançamento: 1º temporada: 2017 | 2º temporada: 2019 | 3º Temporada: 2020
País de Origem: Alemanha
Direção: Baran Bo Odar
Duração: 1º temporada: 495 min | 2º temporada: 448 min | 3º Temporada: 505 min 

Sinopse:
Quatro diferentes famílias - Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann - vivem em Winden, uma pequena e aparentemente tranquila cidade alemã. A rotina dos moradores vira de cabeça para baixo quando duas crianças desaparecem misteriosamente, nas proximidades de uma antiga usina nuclear. Segredos familiares começam a emergir à medida que a polícia investiga os sumiços e logo percebe uma relação com eventos também sombrios do passado. O tempo e o espaço parecem se embaralhar cada vez mais, deflagrando uma série de tragédias que, curiosamente, se repete a cada geração.



Resenha - Série - Dark
A série Dark é composta de 3 temporadas, sendo a primeira com dez episódios, a segunda com oito e a terceira com oito episódios também.

A princípio, quando iniciamos a série, ficamos apreensivos e sem saber muito bem o que esperar. Será somente uma série de mistério e morte, ou algo mais? Vai ser esse algo “mais”, que acaba capturando a atenção da gente quando descobrimos algo bem peculiar: Viagem no tempo. É minha gente, viagem no tempo, então vocês já podem imaginar como vai ficar essa série, não é?
Bora enlouquecer

Quando eu soube que a terceira temporada seria a última e fecharia a série, resolvi rever a primeira e a segunda temporada e na sequencia engatar a terceira, para que toda a trama ficasse bem clara na minha mente! (ainda bem que fiz isso).
A princípio a série pode parecer bem complexa, mais depois que você conhece os personagens, fica bem mais fácil compreender os acontecimentos, então veja a série com atenção, pois você vai ter que conhecer bem esses personagens para compreender a trama e a sua motivação, pois acontecerão bastantes saltos no tempo (2019 | 1986 | 1953 …2053?!) Claro que em alguns momentos você vai pensar Minha nossa, onde eu estou? Em que ano é isso?” Lógico, que você vai surtar e surtar seus amigos também! Mas fiquem tranquilos, todos nós passamos por isso e no final das contas entendemos a série. Se ficou na dúvida de alguma coisa, me pergunte nos comentários, talvez eu consiga responder rsrsrs)

Vamos saber um pouco sobre o enredo? Mas só um pouco, ok?
Porque se for explicar nos mínimos de detalhes vou ter que dá nó em pingo d’água!

A história se passa na Alemanha, na cidade de Winden, e logo no começo já temos o desaparecimento de uma criança chamada Mikkel, que some no meio da floresta enquanto voltava de um passeio com o irmão e alguns amigos, próximo de uma caverna bem sinistra. O grupo se assusta com um barulho e correm no meio da floresta, todos acabam voltando, menos Mikkel. No meio de toda essa confusão do desaparecimento de Mikkel, uma criança é encontrada morta na floresta, mas... não é o Mikkel…

dark amigos juntos
No decorrer dos episódios vamos conhecendo melhor os moradores da cidade, suas vidas duplas, complexas, cheias de segredos, altos e baixos, o que vai fazendo com que criemos laços com os personagens, gerando curiosidade em saber o que realmente está acontecendo em Winden.
Fofoca pouca é bobagem!

A trama é complexa, repleta de viagens no tempo, onde vamos conhecendo os personagens em idades diferentes, então você poderá encontrar a si próprio no futuro, no passado ou em uma linha de tempo alternativa, conversar com você mesmo e até deixar um recado para si mesmo!

WTF? Oi? Mas é isso mesmo! Preciso dessa máquina do tempo para ir para o passado e levar o “almanaque” com os resultados da mega-sena e lascar tudo, pois quando você altera o curso, coisas estranhas acontecem nessa nova vida… Pensando bem, acho que não quero mais rsrs.  
Depois de dizer várias vezes nessa série "What the fuck?!" preparei um meme que me descreve bem durante as temporadas.
dark-tirinha

1º temporada – Interessante e misterioso, gostei!
2º temporada – Entendendo quem é quem e quem foi pra onde
3º temporada -  Final previsível e WTF final!

dark quem e quem
Não que o final tenha sido ruim, foi bom, gostei! 
Fiquei imaginando onde seria o ponto de mudança das coisas, eu e meus amigos acabamos chegando a mesma conclusão e acertamos, então apesar de toda a sofrência e loucura, o final acabou sendo previsível, mas foi ótimo mesmo assim!

maquina-do-tempo-dark
No meio de toda essa complexa viagem no tempo temos planos alternativos, buraco da minhoca, fenda temporal, tábua de esmeralda, uma seita chamada Sic Mundus, máquinas do tempo de várias formas e uma que parecia até uma pokebola, partícula de deus, pinceladas de informações de outros filmes sobre viagem no tempo, um físico H.G. Tannhaus que escreveu um livro importante na série, (H.G. Wells? que escreveu um livro chamado “The Shape of Things to Come” onde especulava sobre eventos futuros até 2106), e por aí vai. Parece muito confuso, mas tudo se complementa e faz sentido, temos todo um contexto filosófico, religioso, ético e moral nisso tudo também. 

ark tábua de esmeralda
A série é bem interessante, achei que se alongou um pouco sem necessidade, explicando o que já tinha sido explicado outras vezes, mais enfim, a série é boa, enigmática e prende a atenção da gente do começo ao fim!

jonas dark
Recomendo para quem é fã de viagem no tempo e ficção científica, vou deixar no final umas considerações finais, mas já deixo avisado que contém spoiler.

Vocês que já assistiram a série, o que acharam?
Quem ainda não viu, tem interesse em ver?
Conta pra gente nos comentários Smile


Capas das temporadas 1, 2 e 3:

Dark Season 01  Dark season 02  dark season 03     



Considerações finais, CONTÉM SPOILER

No final de tudo, todas essas teorias, viagens e tudo mais, foi para contar sobre uma única coisa, o cerne da questão que seria: “Culpa”. Mas culpa de que?
Se formos analisar toda a história pelo lado “romântico” temos um sobrinho apaixonado pela própria tia, (Esse seria o erro na matrix, constantemente citado na história? O erro na matrix seria uma forma de dizer que essa atração é um erro?). Quando Jonas descobre essa situação, sente a necessidade de mudar o mundo ou simplesmente viajar no tempo para poder mudar tudo e até matar o seu amor (literalmente matar), ele diz que esse amor não pode acontecer de modo algum. Jonas acaba vivendo em função de mudar o futuro deles a qualquer preço, se tornando um monstro (será que ele se vê como um monstro por amar a própria tia?).

Ele prefere desaparecer, não existir mais e surgir em um mundo alternativo onde “talvez” tudo irá funcionar de maneira “correta”. Pois é, Jonas e Martha são parentes! 

Então toda essa fantasia seria para contar sobre um amor proibido ou literalmente impossível de poder existir. Falando em impossível, temos outras coisas surreais acontecendo também, como alguém sendo a mãe da própria mãe ou sendo bisneto de si mesmo! (Momento combo WTF ao quadrado!)

Martha-e-Jonas-Dark 
!Imagem-dentro-do-post
10 comentários:
  1. Bom dia. Visitando, gostei das dicas aqui oferecidas.
    Fiquei seguidor

    Bom fim de semana
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderExcluir
  2. Vejo a série e faltam-me apenas 2 episódios da season final! Tenho gostado de ver, mas cada vez foi ficando mais confuso e com mais coisas bem inexplicáveis! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Uma das melhores séries da Netflix com toda a certeza!
    Amei demais e acho que finalizou no momento certo, não tinha mais o que estender.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Renata!
    Assisti a primeira temporada de Dark, mas acabei largando a série. Adorei tudo, principalmente a trilha sonora!
    Quem sabe eu não volte a vê-la? :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Renata como vai? Este seriado tem agradado muitos não é mesmo! Eu não assisti, apesar de ter curiosidade em vê-lo. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Renata.
    Estou no ultimo episódio da terceira e devia ter feito igual você e assistido as outras temporadas novamente porque ainda estou confusa hehe. Já tinha pego spoiler do final por isso li os seus comentários hehe. Mas ainda assim acho que a série tem um diferencial de todas as outras e acho que vale a pena hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei bastante de Dark, mas sinceramente, eu terminei entendendo xongas! Não que fosse para entender alguma coisa mesmo, ela é complexa do início ao fim, mas seu meme me traduz também... Eu achei que enrolaram demais nos últimos 10 episódios e jogaram todas as repostas, TODAS, no último episódio! Pra quê os nove anteriores então?! Era uma série que tinha tudo para ser maravilhosa e marcar toda uma geração, mas não teve o final que eu esperava que tivesse, sinceramente. E o erro da matriz eu achei totalmente sem noção.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata, tudo bem?
    Eu adorei a série, mas achei o final fraco em comparação ao desenvolvimento. Na verdade, pra mim o maior problema é que foi tudo muito corrido, muito jogado, nos episódios finais.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti essa série, mas vi muita gente comentando sobre ela.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  10. Oi Renata.
    Essa série tem sido bem comentada e acho legal quando uma série nos deixa assim, ligadas como você ficou.
    Eu ainda não assisti e acho que não faz muito o meu estilo.
    Bjus

    ResponderExcluir