4 de fevereiro de 2020

Resenha Literária – Um Cavalheiro a Bordo, de Julia Quinn

Título: Um Cavalheiro a Bordo (The Other Miss Bridgerton)
Série Os Rokesbys 03
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro

Sinopse:
 Ela estava no lugar errado…
Durante um passeio pela costa, a independente e aventureira Poppy Bridgerton fica agradavelmente surpresa ao descobrir um esconderijo de contrabandistas dentro de uma caverna. Mas seu deleite se transforma em desespero quando dois piratas a sequestram e a levam a bordo de seu navio, deixando-a amarrada e amordaçada na cama do capitão.
Ele a encontrou na hora errada…
Conhecido entre a alta sociedade como um cafajeste e um corsário inconsequente, o capitão Andrew James Rokesby na verdade transporta bens e documentos para o governo britânico. No meio de uma viagem, ele fica assombrado ao encontrar uma mulher na sua cabine. Sem dúvida sua imaginação está lhe pregando peças. Mas, não, ela é bastante real – e sua missão para com a Coroa o deixa preso a ela. Será que dois erros podem acabar no acerto mais maravilhoso de todos?


Um Cavalheiro a Bordo
é o terceiro livro da série Os Rokesbys da autora Julia Quinn, publicado pela Editora Arqueiro aqui no Brasil.

Nesse terceiro livro teremos a história de Poppy Bridgerton e do capitão Andrew James Rokesby.
Poppy conseguiu convencer a sua acompanhante a ficar em casa a tarde enquanto ela daria uma caminhada na praia prometendo que não demoraria. Passeando pela praia, Poppy encontra uma caverna e, como não é nada curiosa, resolve entrar e se depara com uns caixotes. Em meio a essa descoberta e, regada de muito curiosidade, Poppy começa a imaginar mil coisas: aqueles caixotes pode conter um tesouro, algum segredo e por aí vai... Poppy viaja na imaginação até que dois homens entram na caverna e Poppy tenta se esconder, mas logo é vista pelos dois, que resolvem que não podem deixá-la ir embora, pois correm o risco dela contar pra alguém sobre o esconderijo. Mesmo Poppy tendo jurado que não contaria nada pra ninguém, eles não acreditaram, colocam algo em um lenço, pressionaram no rosto de Poppy até que ela desmaiasse e assim a levaram para um navio.

Poppy foi carregada dentro de uma saca, como se fosse batatas e largada dentro do quarto do capitão Andrew James Rokesby, que, por sua vez, ainda não sabe sobre o acontecido. Quando descobre aquela bela moça no seu quarto, não entende nada, pensa por um minuto que pode ser até um presente de seus marujos, mas quando a observa melhor, vê que suas roupas são elegantes e finas, e que ela parece ser uma moça da sociedade. Os marujos rapidamente contam ao capitão o que aconteceu e Andrew entende a gravidade do problema, não pode deixar que ela voltasse com essa informação sobre a caverna, pelo menos não por agora, então decide que ela terá que zarpar com eles por um mês!!

Oi??! Isso mesmo minha gente, a coitada terá que seguir viagem naquele barco estranho, com pessoas que não conhece e que supostamente possam ser piratas perigosos, para sei lá onde... Tenso isso, né? Lembrando que nessa época ela corre o risco de ter a "reputação arruinada", mas Poppy é corajosa e destemida, acho que quem corre mais risco é o coitado do capitão.

Poppy é guerreira e, mesmo assustada, amarrada e amordaçada na cama, tenta lutar! Assim que Andrew tira a sua mordaça e tenta convence-la de que não adianta reclamar, que ele não pode deixá-la ir, pelo menos por enquanto, Poppy reclama e fala com ele de igual pra igual, sem dramas!
Em seguida Andrew pergunta seu nome e acaba descobrindo que ela é uma Bridgerton!
Andrew pede para que Poppy escreva uma carta para que sua amiga não fique preocupada com ela, e, depois de pensar um pouco, Poppy concorda, pois se conseguir voltar sã e salva, e sem que ninguém saiba, sua reputação estará intacta, mas, se alguém descobrir, seu nome estrá jogado na lama para todo sempre. Então Poppy se empenha e escreve uma carta, a pedido de Andrew:

"...asseguro-lhe de que estou bem. Hei de me ausentar pelo período de um mês e peço que guarde segredo sobre minha ausência. Por favor, não alerte minha família e muito menos as autoridades. A primeira apenas ficará preocupada, e as segundas só farão espalhar ainda mais os rumores, de modo que minha reputação estará arruinada para sempre. Sei que é um enorme favor e sei que terá mil perguntas para me fazer quando eu voltar, mas por favor, Elizabeth, eu lhe imploro - por favor, confie em mim e logo tudo se esclarecerá. Sua irmã de alma, Poppy"

Poppy irá passar praticamente um mês na cabine do capitão, duas semanas para ir até Lisboa e depois mais duas semanas pra voltar! Ambos terão que dormir no mesmo quarto, ela na cama e ele no chão (é claro). Mesmo assim, Poppy acha um absurdo! Sendo forçados a conviver juntos na maioria do tempo, e depois de muito alfinetada e discussões inteligentes e as vezes até cômicas, eles acabam por ficar amigos e Poppy logo se sente atraída por Andrew, pois ele é lindo, alto, forte, charmoso, inteligente e extremamente atraente.
Andrew, por sua vez, também se sente atraído e enfeitiçado por aquela dama tão linda, esperta e inteligente, ele adora o seu jeito curioso de querer saber mais sobre tudo, ela anseia por informações o tempo todo, tem uma mente ativa e um corpo cheio de energia. Andrew adora passar todo o seu tempo ao lado dela.
Poppy fica no quarto de Andrew durante a maior parte da viagem, não seria bom que os marinheiros vissem uma jovem dama passeando por um navio pirata, só que Poppy anseia por conhecer melhor o navio, respirar um pouco de ar puro e sentir o vento no rosto, então certa noite, Andrew a leva para explorar o navio e olharem as estrelas.

"Queria abraçá-la forte para que ela sentisse seu desejo, para que ela soubesse o quanto ele a queria, para que compreendesse muito bem o que estava fazendo com ele. Andrew queria tudo isso e muito mais, e foi exatamente por isso que soltou o ar e recuou.
Continuar teria sido divino. Continuar teria sido loucura."
(pág. 147)

Após duas semanas o navio chega em Lisboa e Andrew faz a entrega secreta que precisa fazer, pois na verdade ele não é só um "pirata, em um navio pirata, cheio de contrabando", Andrew trabalha secretamente para o governo britânico e transporta bens e documentos para o governo.


Poppy ama novidades e coisas interessantes, e, quando nota que o navio parou e que estão no porto de Lisboa, seu sonho é poder descer o conhecer a cidade, ela não quer saber que está sequestrada, Poppy quer é aproveitar o momento e conhecer o novo lugar. Andrew percebendo o seu desejo, a leva para conhecer a cidade e comer uns bolinhos que são vendidos na rua, chamados de malassada e conhecer um pouco da cidade, porém, nem tudo são flores e muitas coisas vão acontecer...

Adorei esse casal, apesar de no começo eles se estranharem um pouquinho, percebi uma afinidade maravilhosa. Andrew encontrando em Poppy não só uma bela mulher, mas uma pessoa inteligente, perspicaz, com a qual ele pode conversar de igual para igual, falar sobre arquitetura e tudo mais. Andrew é gentil e engraçado, conta coisas que um homem da alta sociedade não sonharia em comentar com uma dama (como sobre a latrina ao ar livre no navio... minha nossa, e ainda diz que já usou rsrsrs). 
Poppy por sua vez é sincera e direta, ao lado de Andrew esquece da etiqueta, querendo comer todos os bolinhos que puder e não liga que ele veja. Quando Andrew está pensando em beijá-la é Poppy que se aproxima primeiro deixando nosso pirata um pouco sem ação.
E quando ela é pega por Andrew admirando um homem com o dorso nu no cais do porto?  Andrew não dá ataques de ciúmes, simplesmente brinca com ela sobre o assunto! É um casal nota dez!
Gostei da ideia da maior parte da trama se passar dentro do barco, achei aconchegante a aproximação dos dois, fazendo com que o casal interagisse mais e tivesse conversas inteligentes e afiadas.

Super recomendo essa leitura e, se você está pensando que vai encontrar só romance por aqui, está redondamente enganada, tem pirata, sequestro, mistério e muita aventura!

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
Na capa temos a imagem de um homem em pé com uma arma na mão observando algumas embarcações ao longe. A capa é toda fosca com aplicação de verniz (brilho) no título do livro,  no nome da autora e nos arabescos que enfeitam a capa. A diagramação interna é simples, mas muito bem cuidada. As páginas foram impressas em papel off-white, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. O livro possui 288 páginas, dividido em 23 capítulos, epílogo.
Parabéns para a editora Arqueiro pelo belo trabalho.

Os livros da série Os Rokesby são:
01 – Uma Dama Fora dos Padrões
02 – Um Marido de Faz de Conta
03 – Um Cavalheiro a Bordo




Capas estrangeiras:
   

Sobre a autora: Julia Quinn começou a trabalhar em seu primeiro romance um mês depois de terminar a faculdade e nunca mais parou de escrever. Seus livros já atingiram a marca de 8 milhões de exemplares vendidos, sendo 3,5 milhões da série Os Bridgertons. É formada pelas universidades Harvard e Radcliffe. Seus livros já entraram na lista dos mais vendidos do The New York Times e foram traduzidos para 26 idiomas. Foi autora mais jovem a entrar para o Romance Writers of America’s Hall of Fame, a Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos, e atualmente mora com a família no Noroeste Pacífico.



2 comentários:
  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata como vai? Que bom que a leitura tenha lhe satisfeito totalmente. Me parece um livro interessante. Adorei a resenha. Abraço!

    ResponderExcluir