1 de agosto de 2012

Resenha Literária – Ladrão de Olhos: As Aventuras de Peter Nimble, de Jonathan Auxier

Ladrão de Olhos – As Aventuras de Peter NimbleTítulo: Ladrão de Olhos – As Aventuras de Peter Nimble
Título Original: Peter Nimble and his fantastic eyes: a story
Autor: Jonathan Auxier
Editora: LeYa
Páginas:
424
Adicione ao Skoob

Sinopse:
UM PEQUENO ÓRFÃO CEGO QUE ROUBA PARA SOBREVIVER NAS RUAS DE LONDRES PODE SE TORNAR UM HERÓI?

[...] para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões.
O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver?  O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu!

Ladrão de Olhos 1

Resenha:

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa muito bem elaborada e depois a sinopse extremamente interessante.
Assim que recebi o livro, fiquei apaixonada por ele, a editora LeYa fez um excelente trabalho, um livro de primeira qualidade, daqueles que você vai querer ter pra sempre na sua estante. Vou comentar mais detalhadamente sobre a diagramação e a capa em “Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?” logo abaixo da resenha.

Capítulo 1

Peter Nimble veio ao mundo sem nome, foi encontrado boiando em um cesto, por marujos bêbados mas de bom coração, que entregaram o bebê às autoridades da cidade portuária mais próxima.
Ninguém sabia o que fazer com um bebê órfão e cego, a lei local exigia que ao menos um nome fosse dado ao menino, então chamaram-no de Peter Nimble.
Ele foi criado pelas ruas, amamentado por uma gata e em questão de tempo surgiram os primeiros indícios de seu talento para a sobrevivência, porque como não tinha ninguém para cuidar dele, dar lhe roupas, comida e outros, Peter então resolveu o problema, furtando pequenas coisas das pessoas da cidade. Mas o problema de viver na vida de crime é que ela diminui as chances de ser adotado e a única coisa que Peter tinha certeza é que cresceria órfão e sozinho.

Peter

Aos cinco anos Peter conheceu Sr. Seamus, um tipo de “negociante” de mendigos, que montou um negócio de adoção de órfãos, onde estes eram enviados as ruas para mendigar moedas e trazer para ele, e ai de quem voltasse de mãos vazias.
Mas Peter não sabia disso, Sr. Seamus disse que era um homem de negócios, que não tinha família, nem filhos, mas que possuía uma grande riqueza e que gostaria muito de tornar Peter seu sócio, ofereceu-lhe então sua mansão, sua comida e contou que tinha um maravilhoso cão.
Então Peter foi morar com Sr. Seamus e logo descobriu que era tudo mentira, não havia mansão, riquezas e o cão era velho e doente. Peter passou semanas trancado em um úmido sótão, sendo treinado para roubos, Sr. Seamus trancava a comida em um baú e Peter teria que arrombá-lo para pegar comida e assim foram os seus dias, aprendendo sempre uma técnica diferente de arrombamento de cadeados.
Certo dia Sr. Seamus pede a Peter que vá a cidade e lhe traga algo para ele comer e Peter nem poderia imaginar que esse seria um dia que mudaria a sua vida.

“ – Quem são vocês? – ele perguntou, segurando a caixa aberta nas mãos.
Se Peter pudesse enxergar, seu coração teria parado. Um sorriso teria surgido em seu rosto, e a garganta seca teria soltado a primeira gargalhada verdadeira. Porque Peter Nimble deparara-se com algo maravilhoso demais para se imaginar. Algo que só poderia ser descrito como fantástico
.”
(pág. 34)

Na cidade Peter se depara com um caixeiro que estava vendendo chapéus mágicos, assim que o caixeiro percebe que Peter está furtando seus futuros fregueses, faz um trato com ele: Peter vai ajudá-lo a vender e em troca receberá uns trocados, mas terá que devolver tudo o que roubou sorrateiramente as pessoas. Sem alternativa Peter aceita e quando o caixeiro-viajante abre a carruagem, Peter sente um cheiro maravilhoso, algo muito melhor do que prata, marfim e pedras preciosas… assim que que teve oportunidade Peter abriu a carruagem e ela continuava do mesmo jeito transbordando moedas, mas Peter também encontrou um saco bordado com uma caixa dentro e ficou na dúvida do que levar… um saco repleto de riquezas ou uma caixa cheia de mistérios… mas antes que pudesse ser pego no flagra Peter pegou a caixa de madeira e fugiu.

!Template 1 imagens escuta essa6

Peter descobre que dentro da caixa existem seis ovos e assim que ele quebra um e tenta comer, percebe que não são gemas normais, são objetos redondos e firmes, olhos mágicos, que vão levar Peter por uma fantástica aventura que vai mudar a sua vida.

capítulo 5

O livro é dividido em três partes “Ouro”, “Onix” e “Esmeralda”, com vários pequenos capítulos em cada um.
Os personagens:
Peter é personagem forte, corajoso e que tem dentro de seu coração a esperança de uma vida melhor e honesta. Ele nos encanta rapidamente e estamos sempre torcendo para que tudo dê certo para ele em suas aventuras. Temos também o professor, uma figura bem interessante dentro da trama e mais outros personagens que vão dando vida à trama.

História é muito bem elaborada, com personagens bem construídos e ambientes bem detalhados e apesar do livro possuir 424 páginas, não se assustem, pois a história flui rapidamente e prende a nossa atenção nas aventuras fantásticas de Peter e seus companheiros.
O livro me lembrou o “Atlas Esmeralda”, com uma narrativa que parece o roteiro de um filme e também lembrou um pouco a história de "Oliver Twist", inclusive no estilo das ilustrações.

Recomendo. “Ladrão de Olhos” é um livro para todas as idades.

Capítulo 27

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa é muito bem elaborada, com aplicação de verniz no nome do livro e na cidade em destaque.  Nas orelhas do livro encontramos uma breve sinopse e um pouco sobre a história do autor.
A diagramação está perfeita tanto tecnicamente quanto visualmente, com páginas com uma "vignette" em degradê cinza claro bem suave, que funciona tão bem quanto o papel creme, suavizando a leitura. A fonte possui um tamanho excelente e com uma margem de bom tamanho, tudo super caprichado.
Todos os capítulos começam com uma imagem (coloquei algumas aqui no blog) o que dá um toque enriquecedor a obra.
A LeYa está de parabéns, o livro está perfeito e vemos que foi feito e elaborado com todo cuidado e carinho.

Avaliação:
estrelas de avaliação 5

Capa Original:
Peter Nimble and his fantastic eyes a story

Book Trailer:
Book Trailer – Ladrão de Olhos – As Aventuras de Peter Nimble, de Jonathan Auxier


Jonathan AuxierSobre o autor:
Jonathan Auxier nasceu no Canadá e se graduou em escrita dramática pela Universidade Carnegie Mellon, atualmente vive em Los Angeles, onde trabalha como roteirista e mora com sua esposa, professora de literatura vitoriana para crianças.
Este é seu primeiro romance, que, aclamado nos Estados Unidos, será publicado em 13 países. O autor possui um site com seus trabalhos:
www.thescop.com


Espero que vocês tenham gostado.
Alguém já leu? O que achou?
Vamos trocar idéias e comentários sobre a obra.
27 comentários:
  1. Sabe minha amiga blogueira...ESTOU MALUCA POR ESSE LIVRO.
    Por um acaso vocês não vai sortear um volume dele não?
    Sua resenha nada mais que simplesmente perfeita me deixou ainda mais doida pela obra.
    Adoro esse tipo de estória que saí de uma realidade trincante e vai para a magia do desconhecido.
    Lindo ...lindo
    Quero o livro agora, prontofalei \o

    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Meeeeu Deus, estou com tanta vontade de ler esse livro, cada resenha melhor que a outra. Ai ai ai...Meu bolso, kkk'
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Rê, que resenha linda que você fez!
    Estou louca para ler esse livro e agora que você falou que ele é tão caprichado, vou comprar rapidiamente. Amei
    Bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela sua resenha, ficou muito bem escrita.
    Eu tenho esse livro e gostei muito da leitura, o livro realmente é muito lindo.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que super essa sua resenha, AMEI!
    Muito completa e fiquei doida para ler esse livro.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie, eu terminei de ler o livro essa semana, e assim como vc me apaixonei pela história. Acho a capa tão linda, e as folhas cinzas e ilustrações só acrescentam um brilho especial a obra.
    Sua resenha ficou perfeita
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um ótimo livro, adorei a resenha.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  8. menina cade vc lindinha? Passando para te desejar felicidades viu! saudades vc sumiu. Bjooooooos

    Cigana Raicha
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Re!
    Parece ser uma história incrível mesmo,daquela que nos passam muitas mensagens positivas.Até agora não uma resenha negativa de O ladrão de Olhos.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amei a sua resenha, está incrível.
    Eu vi o livro na livraria e realmente é lindo de morrer =)

    Bjs
    Hanna

    ResponderExcluir
  11. Muito show essa resenha. A capa do livro é realmente linda e chama bastante atenção. Ah...a trama parece ser bem interessante e diferente. Quero ler!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha, nunca ouvi falar desse livro, mas como viciada em leitura, é mais um que vou procurar depois.
    Beijos, passa lá no blog, tem resenha nova.
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que resenha fantástica! tão bem escrita e elaborada! O livro realmente parece ser muito bom! gostei da dica!

    Vai ter sorteio dele? se tiver avisa ok?

    Beijoss

    Vivian

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Excelente resenha, gostei, parece ser uma boa leitura.
    http://escritorerc.blogspot.com.br/
    Bom dia , Ewerton Ricardo.

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de literatura fantástica, sua resenha está muito boa, super completa.
    Deu vontade de ler

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Que liindo *-* Eu quero esse livro. Amei a tua resenha parceira, parabéns!! O book trailer é mt legal!!

    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    xoxo

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha ficou ótima, e as fotos completaram brilhantemente a postagem. Estou anotando esse livro na minha lista de desejados.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  18. Que livro caprichado e que resenha mais caprichada ainda! Muito boa mesmo, fiquei até curioso pra ver esse livro "ao vivo"

    ResponderExcluir
  19. Obra muito interessante e sua resenha está ótima e repleta de ilustrações.
    parabéns

    ResponderExcluir
  20. Poxa bem legal o livro, eu não o conhecia. A história me pareceu muito atrativa, eu gosto dessas histórias que fogem da realidade, a capa também me parece ser muito bem elaborada. Parabéns pela resenha, super bem feita. Espero poder ler esse livro em breve.

    Um abraço.
    Hugo Vittorazzi

    >> http://www.hugovittorazzi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei! Fiquei louca pra ler.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a sinapse dele, realmente a capa foi muito bem elaborada.
    www.blogueirajussara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Estou louca pra ler e depois dessa resenha então.... estou me roendo para não estourar o cartão kkkk

    ResponderExcluir
  24. Nossa! Que história cativante e fantástica! Tô louca para entrar nessa aventura e me tornar os olhos de Peter Nimgle! rs' *-*

    ResponderExcluir
  25. Adorei a historia e a resenha. Fiquei com uma vontade de conhecer esse garotinhooo!

    ResponderExcluir
  26. Ah esse livro é lindo, amei Peter Nimble e sua coragem, uma história que me encantou, me prendeu, e quando terminei de ler me senti órfã. É um infanto juvenil que me surpreendeu.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  27. Resenha linda! Livro sensacional! Personagens cativantes, principalmente Peter Nimble, um garoto ladrão e cego (o que garante uma dose de drama e tbm de humor). Gostaria de ter ovos como esses que Peter tem ^_^
    Fala sério, esses Sr. Seamus é um FDP \ò.ó/ sacanagem enganar o garoto daquele jeito... tomara que ele morra! *-* kkkkkkkkk
    Fiquei com vontade de saber se Peter consegue uma família. Só pela capa tenho vontade de entrar na Saraiva pra comprar!! xD

    @Drick_Ferreira

    ResponderExcluir