22 de fevereiro de 2015

As semelhanças entre os filmes Secretary e Cinquenta Tons de Cinza

Secretary 06Quando o livro Cinquenta Tons de Cinza foi lançado eu iniciei logo a leitura, mas rapidamente achei a história do livro muito semelhante ao filme Secretary, pensei até na possibilidade de ser uma releitura… Mas para meu espanto, li que era uma fanfic de Twilight. Como assim??! 

Já perdi as contas de quantas vezes eu assisti o filme Secretary e quando li Cinquenta tons de cinza, sinceramente achei que estava lendo uma versão pobre de um filme que acho muito marcante.

Secretary é um filme de Steven Shainberg de 2002, baseado em Secretary, uma curta história de Bad Behavior, da autora Mary Gaitskill, publicada em 1988.
Em Secretary a personagem principal do filme se chama Lee Holloway, uma jovem que vem de uma família desestruturada e problemática, o que acaba contribuindo para que Lee possua um transtorno psicológico. Desajeitada, sem graça, sem atrativos físicos, com seus cabelos castanhos e olhos claros, senhorita Lee é uma garota comum, que está em busca do seu primeiro emprego (isso faz vocês lembrarem de alguma coisa?)
O personagem principal do filme chama-se “E. Edward Grey”, (olha o Grey aí) um sério, discreto e importante advogado, que possui também seus problemas e mistérios. Sr. Grey é um homem bonito, com cabelos claros e com um notável tormento interior que ele tenta ao máximo controlar e esconder. 

Secretary 07
Eles se conhecem durante uma entrevista no escritório do Sr. Grey e a princípio notamos que ele fica interessado na Srta. Lee. Ela talvez note algo, mas não acredita que ele possa realmente estar interessado, pois ela é insegura, não tem apelo sexual, não possui autoestima e se veste com roupas nada interessantes.
Sr. Grey percebe logo de início que Srta. Lee tem toda a personalidade de uma submissa: age, fala e se movimenta como uma, não questiona nada e logo de cara já usa o “sim, senhor”. Srta. Lee por ser jovem, inexperiente e extremamente tímida, não percebe muito bem o interesse “estranho” do Sr. Grey, mas gosta de ter a atenção dele. 

De início, Lee passa por uma breve entrevista, que vou transcrever “parte” dela para vocês (calma, não tem spoiler, pode ler tranquilamente)

"
Está grávida?
Não 
Pretende engravidar?
Não
Vive em um apartamento?
Numa casa
Sozinha?
Com os meus pais
Irmãos?
Minha irmã vai viver com o marido nos fundos, na casa da piscina.
Você é casada?
Não
Alguma vez ganhou algum prêmio?
Sim
Em que ganhou?
Em datilografia
São estas as suas notas?
Sim – e entrega o papel
Lee Holloway... - diz suavemente Sr. Grey”

No fundo ela se sente especial por ter sido aceita como a secretária de Sr. Grey.
Toda essa atitude de Lee deixa Grey em uma batalha interior. O desejo, a vontade de querer algo, fica implícito nos pequenos gestos e olhares do ator. A maneira tímida, ingênua e quase infantil da senhorita Lee, deixa Sr. Grey atormentado, levando-o a agir de modo que ele mesmo não gostaria. Sr. Grey também tem seus problemas e em alguns momentos presenciamos cenas de pouco controle ou até mesmo de fraqueza, o que nos deixa da dúvida sobre a personalidade estranha do Sr. Grey. As vezes temos a impressão de que ele é como um Jackyll e Hide. Bondade e maldade dentro de uma pessoa só.Secretary 02
Após presenciar uma cena particular da Srta. Lee em seu escritório, Grey percebe que ela também é, de certa forma, “diferente”, porém o que dispara mesmo o interesse imediato de Grey em Lee, é vê-la conversando com um amigo em uma lavanderia. Isso fará o relacionamento deles começar a mudar, o interesse de Grey em Lee vai aumentar ainda mais, fazendo com que Grey passe a corrigir os erros de datilografia da Srta. Lee com caneta vermelha…  e isso vai começar a desencadear um relacionamento bem diferente entre os dois.

Secretary 04 
Secretary
é um filme tocante e forte, os atores principais estão ótimos, transmitindo os sentimentos mas profundos de forma sutil e delicada. Conseguimos sentir no ar a angústia do casal, a busca e a luta pelo desejo de fazer ou de tentar reprimir algo. O transtorno do arrependimento, a vontade de não querer arrastar o outro para a sua vida e seus desejos “estranhos”, tudo isso sentimos na pele ao assistir a esse filme que aborda o tema que está tão em voga no momento, o BDSM.

Secretary 03 
Semelhanças entre Secretary e Cinquenta Tons de Cinza:
- Ambos se conhecem durante uma entrevista.
- O personagem principal se chama Sr. Grey
- A personagem feminina se chama Lee em Secretary e em Cinqueta Tons de Cinza se chama Steele, o que remete ao som da pronuncia Lee.
- A personagem feminina é inocente e possui baixa autoestima
- Sr. Grey é um homem atormentado, rico e importante
- A discrição física dos personagens são parecidas
- Sr. Grey traz a jovem inexperiente para o seu mundo de BDSM
- Sr. Grey observa Lee com um rapaz e sente ciúmes
- Vai dizer o que ela pode ou não comer
- E muito mais…

Elenco:
Maggie Gyllenhaal
Maggie Gyllenhaal
como Lee Holloway
James-Spader-Grey2
James Spader
como Mr. Grey

Capas:
Capa Secretary - Escuta Essa movie_36971 Secretary2 Secretary 06 Secretary_1

erros de datilografia de Lee
A algum tempo estou querendo falar sobre esse assunto e agora com o lançamento do filme, acabei revendo Secretary e achei interessante falar de como Cinquenta Tons de Cinza é parecido com o filme Secretary. O Sr. Grey, de certa forma, já existia há  muito tempo e tinha um rosto, que era o do ator James Spader, então para quem sempre me perguntou com quem se parecia o meu Sr. Grey, a resposta está aí.
James-Spader-Grey2

Espero que vocês tenham gostado Alegre
Deixem os seus comentários e vamos trocar ideias sobre esse assunto ;)
21 comentários:
  1. Já ouvi falar de Secretária, mas nunca vi. Agora estou achando que 50 tons foi uma cópia do filme misturado com Crepúsculo.
    Preciso ver o filme logo.

    Beijos,
    Carissa
    www.sopaprimordial.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carissa
      Realmente é uma mistura de tudo e o pior é o nome do protagonista que também é Sr. Grey o.O

      Excluir
  2. Oi Tudo bem?
    Eu ainda não entendo por que tanta polêmica em cima de 50 tons, por que este filme é de 2002 e as semelhanças entre eles são enormes. O que parece é que autora assistiu o filme, anotou algumas partes que ela gostou, juntou com as partes do Crepúsculo que também gostou e escreveu o livro. Ainda não assisti o filme 50 tons, também não sei se irei no cinema por que eu li a trilogia duas vezes e acho que por enquanto já tive minha dose de Grey e estou satisfeita.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia
      Realmente a autora parece que fez uma enorme salada com tudo que viu e achou interessante, mas a semelhança com Secretary é enorme, até o nome é o mesmo Sr. Grey

      Excluir
  3. Sério?!
    50 tons plagiando Secretary? Hahahaha
    Acho que eu sou a unica na face da terra que não leu 50 tons, e pretendo assistir o filme primeiros, já que as diversas resenhas que li no decorrer das publicações, resumiam-se a sadomasoquismo e muito sexo. Maaaaaas, antes irei baixar na net Secretary, quero fazer comparações, quero ver até que ponto E.L. James descaradamente copiou Secretay e ainda vem dizer que foi apenas Fanfic de Crepúsculo? Me engana...
    Adorei conhecer Secretary, foi ótima sua resenha!
    Valeu, já sei o que assistir hoje! rsrs
    Bjão
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ni
      Vê sim o Secretary e depois me conta o que você achou :)

      Excluir
  4. Olá!

    Li seu post e fiquei muito curiosa sobre o filme Secretary. Ainda não assisti Cinquenta Tons, mas decidi assistir o outro filme. E vou ser muito sincera: eu ODIEI o filme! Definitivamente, não é meu tipo de filme. Te juro que me arrependo amargamente de tê-lo assistido.rs

    Espero que Cinquenta Tons seja bem melhor do que essa...coisa.

    Eu gostei muito do seu post e de você ter destacado as semelhanças entre os dois filmes. :) O que não gostei foi do filme. Eu simplesmente detestei Secretary.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, eu não conhecia este filme, até que lançaram o cinquenta tons no cinema. Participo de um grupo no Facebook e uma menina postou sobre este filme lá, fazendo as mesmas comparações que você. Mas, apesar de ficar curiosa para assistir, na hora não me liguei nos detalhes. Detalhes esses que você apontou aqui. Agora estou mais curiosa ainda para assistir Secretary e fazer comparações. Se realmente a autora fez esta mistura, ela foi muito feliz, porque conseguiu fazer muito sucesso com ela.
    Ótimo post. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rê, sua linda, tudo bem?
    Eu só posso falar do que eu vi. Eu só vi o filme 50 tons, e comparando com esse que citou, eu achei bem diferente na verdade.
    No filme 50 tons, eu vi uma história de romance e nesse que você citou, não vi nenhum romance. Acho que essa diferença é importante.
    Mas eu não li os livros, estou me baseando apenas no filme. Os personagens masculinos podem até ter a mesma prática, mas o filme 50 tons não é sobre a prática dele e sim sobre um homem que se apaixona por alguém diferente dele.
    Pelo menos foi o que entendi.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Você sabe que sou louca pelo Grey não é Renata? rsrs
    Não assisti Secretary ..ainda, mas pretendo ver. Quero tirar minhas próprias conclusões e tal.
    Fui ver Cinquenta tons e amie, adorei.
    Espero gostar desse que você falou, por ser parecido e tal, fora que o Spader está lindo demais... ^^
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. Oi Re, tudo bem?
    Não sabia desse filme, mas as semelhanças são gritantes, chegando a ser curioso. Como dizem, nada se cria, tudo se copia.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não é o meu gênero, confesso, então não veria nenhum dos dois rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia nenhum dos dois, mas vou tirar um dia para vê-los e ver essas semelhanças.
    beijo

    http://my-life2011.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. O sucesso de Cinquenta Tons de Cinza a minha atenção foi a partir da trilogia e que este não tinha medo de ser demais para os seus leitores, embora muitos criticam os livros por não ser tão grande como os outros têm a dar um plus, ele fez deixar as pessoas mais ver a sexualidade como algo que é totalmente proibido falar.

    ResponderExcluir
  12. Estou exatamente agora assistindo Secretary e achei uma grande semelhança entre cinquenta tons de cinza logo de inicio na entrevista ja tinha percebido ambos são legais mais não acho legal copiar um filme fazer um livro diferenciando algumas cenas e lançando outro filme em cima do livro que foi copiado... Sem falar que o filme cinquenta tons de cinza cortam bastante as cenas do livro e chega a ser sem graça o filme... Enfim gostei da versão que me parece original que é o Secretary

    ResponderExcluir
  13. Li 50 tons... E assisti A Secretária... Existem muitas semelhanças sim,porém nao diria q é uma cópia de Secretária, acredito q a autora se baseou nesse filme pra iniciar 50 tons e deixou sua marca, vê se pelo resultado do livro em vários aspectos e principalmente na divulgação de q se é consensual ninguém tem nada haver com isso ...Rsrs ... E Rê existe muito do MAIS DO MESMO( imitações, plágio, colagem, pouca criatividade, etc) certo?! Mas essa autora iniciou algo de outro(talvez) e ainda assim diferente, totalmente se me permite dizer O LIVRO 50 Tons é diferente do filme 50 Tons e o Livro 50 tons é diferente do filme Secretária tratam do mesmo assunto BDSM, em duas épocas diferentes onde o sexo em 2002 começava a sair do tabu e sexo em 2011 já se escancarava....

    ResponderExcluir
  14. Esta na cara que 50 Tons de Cinza é cópia de Secretary! Mas não gosto de 50 Tons de Cinza, Mas Secretary ao contrário é excepcional ! Muito profundo e complexo e rico em detalhes de fundo psicológicos( só os fortes entenderam)...

    ResponderExcluir
  15. Também achei bem parecido, mas pra mim A secretária é mil vezes melhor. Não é piegas,os atores são bem melhores, e sinceramente, consigo me ver apanhando do chefe, o outro não. Acho que a linguagem é mais simples e prática. Enquanto que 50 tons viaja na maionese.

    ResponderExcluir
  16. Eu vi o filme secretária agora e com toda certeza 50 tons é uma cópia descarada de a secretária kkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Acabei de assistir Secretária e, mesmo não tendo lido nem assistido 50 Tons de Cinza, porém ciente do enredo, vim direto na web pra confirmar minhas suspeitas. E de fato, o filme com os excelentes James Spader e Maggie Gyllenhaal, foi muito mais do que inspiração para E. L. James. Muito mais.

    ResponderExcluir