3 de fevereiro de 2015

Resenha Literária – Um Lugar Chamado Liberdade, de Ken Follett

um lugar chamado liberdadeTítulo: Um Lugar Chamado Liberdade
Autor: Ken Follett 
Editora: Arqueiro

Sinopse:
Escócia, 1766. Condenado à miséria e à escravidão nas brutais minas de carvão, Mack McAsh inveja os homens livres, mas nunca teve esperança de ser como eles. Até que um dia ele recebe a carta de um advogado londrino que lhe revela a ilegalidade da escravidão dos mineiros e um novo horizonte se abre aos seus olhos. Porém, para realizar seu sonho, Mack precisará enfrentar todo tipo de opressão das autoridades que não estão acostumadas a serem questionadas. Já na idealizada Londres, ele reencontra uma amiga de infância, Lizzie Hallim, agora casada com Jay Jamisson, membro da família que tanto o atormentara na Escócia. Lizzie não se conforma em viver submetida aos caprichos dos homens e constantemente escandaliza a sociedade com seu comportamento e suas ideias não convencionais. Quando Mack é acusado injustamente de um crime, ela quebra protocolos e sai em sua defesa, mas o amigo é deportado para a América. Mack logo descobre que se trata de uma mera mudança de continente, não de ares sociais, pois a colônia também vive momentos de tensão: se na Inglaterra os trabalhadores não desejam mais ser explorados pela elite, ali os colonos preparam o caminho que os levará à independência do jugo inglês.
Nesta saga repleta de suspense e paixão, Ken Follett delineia uma época de revoltas contra a injustiça com uma escrita enérgica e sedutora.

Banner Resenha - Um lugar chamado liberdade - Escuta EssaEsse foi o livro escolhido para abrir as minhas leituras de 2015 e não me arrependi, apesar de não ter criado muita expectativa em torno dele e achar que a história poderia não me agradar muito, "Um Lugar Chamado Liberdade" foi uma leitura maravilhosa e repleta de emoções! Um verdadeiro presente para quem ama ler!

Apesar de já ter visto filmes e séries baseados nos livros de Ken Follett, esse foi o primeiro livro dele que li e tenho que confessar… Foi muito bom!! Espero que vire um filme ou uma série.

Um Lugar Chamado liberdade conta a história de Mack McAsh, um jovem rapaz que sempre trabalhou nas minas de carvão da família Jamisson como bombeiro da mina, uma profissão que é passada de pai para filho, mas Mack não está satisfeito com sua vida de escravidão e envia uma carta para um advogado e descobre através da resposta que:



"os pais não podem vender aquilo que não possuem, a saber, a liberdade de um homem adulto, podem obrigar seus filhos a trabalharem na mina até que eles completem 21 anos, mas então ele será livre para ir embora” (..) “Assim que um homem atinge a maioridade, as leis que se aplicam a ele são as mesmas que se aplicam a qualquer outro cidadão escocês: depois que tiver trabalhado por um ano e um dia como adulto, ele perde a liberdade"
(pág. 24)

Depois de saber que todos os trabalhadores estavam sendo enganados pela família Jamisson, Mack decide contar a todos sobre sua descoberta na igreja, onde todos estariam reunidos, até a família Jamisson.

O confronto não foi nada agradável, mas Mack não se importa porque dali a dois dias ele completará vinte e um anos e será livre, mas ele acaba ficando mal visto pelos seus senhores, o que acaba acarretando o fim da liberdade de Mack, pois a família o prende com um colar de ferro e o deixa em condições sub-humanas até ele completar vinte um anos e um dia como escravo e perder a sua liberdade.

Mineradores - Escuta essa
Depois de muito sofrer nas mãos da família Jamisson, Mack consegue fugir e, durante sua fuga, encontra-se com Lizzie Hallin, uma bela jovem que está noiva do filho mais jovem da família Jamisson. Mack e Lizzie já se conheciam desde pequenos e ambos são parecidos na busca de seus ideais. Lizzie quer ser livre, não quer viver toda uma vida como uma mulher submissa as ordem de um marido ou as normas da sociedade.

Lizzie e Mack percebem que buscam algo em comum, o desejo pela liberdade, Lizzie o ajuda na fuga e ambos se sentem atraídos um pelo outro mas nada podem fazer: ele é um escravo fugitivo e ela uma lady, ambos de classes completamente diferentes.

Mack consegue fugir da Escócia e vai tentar a vida em Londres, mas a vida lá também não é nada fácil e muitos coisas acontecem. Lizzie também vai para Londres e casa-se com Jay Jamisson, mas continua sendo a jovem teimosa e independente de antes.

Os caminhos de Lizzie e Mack acabam se cruzando e eles se encontram em Londres, mas Mack não consegue seguir com seus planos revolucionários e cai em uma armadilha. A morte passa próxima de ceifar a sua alma, se não fosse pela intervenção de Lizzie. Mack não desiste de seus ideais libertários e continua em sua busca de sua liberdade, mesmo voltando a ser escravo novamente, agora na fazenda de Lizzie e Jay.

"Poderia ter tido aquilo se fosse o que realmente queria. Mas recusara-se a se acomodar e aceitar o que o mundo lhe havia oferecido. Ele queria mais.
Ele queria ser livre."
(pág. 297)

A história é linda e emocionante, logo no começo já passei a gostar dos personagens e me importar com eles, torcer pelos seus ideais, desejar que tudo dê certo dessa vez e que um dia a vida vai ser melhor para eles.

Foi maravilhoso ver a perseverança de Mack, mesmo quando tudo indicava que nada daria certo, ele acreditava sempre que conseguiria, tinha a coragem na alma e a paixão no coração. Um homem realmente bom, digno, inteligente e que desejava acima de tudo na sua vida a liberdade.

Ler esse livro foi uma montanha russa de emoções: revoltante, angustiante, engraçado, emocionante, apaixonante, enfim é um daqueles livros épicos! Segurei a respiração em vários momentos e torci o tempo todo para que essa luta tremenda tenha valido a pena.

Se isso realmente aconteceu… bom aí vocês terão que ler a história.

Super recomendo esse livro!

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa possui aplicação de verniz (brilho) no nome do autor e no título do livro.  A diagramação é caprichada e bem cuidada. As páginas foram impressas em papel creme, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos, com tipologia adequada o que facilita a leitura. O livro possui 400 páginas divididas em 42 capítulos e agradecimentos.
Parabéns para a editora Arqueiro pelo maravilhoso trabalho.

Capas:
572788 15115 {29B82AAD-A2AF-4F1E-8C84-2E0EFD4A7C61}Img100_0 3c68bfca44ffeb99b0119ac5f3482fb1-d

Ken Follett - Escuta EssaSobre o autor: Ken Follett irrompeu no cenário da literatura aos 27 anos, com O buraco da agulha, thriller premiado que chegou ao topo das listas de mais vendidos em vários países. Depois de outros sucessos do gênero, surpreender a todos com Os Pilares da Terra, um romance sobre construção de uma catedral na Idade Média que até hoje, mais de vinte anos após seu lançamento, continua encantado o público mundo a fora. Pela Arqueiro, publicou também a trilogia “O Século” e toda a sua obra já vendeu mais de 150 milhões de exemplares no mundo. O autor vive na Inglaterra com a mulher, Barbara Follett.
14 comentários:
  1. não conhecia, mas a resenha é otima.
    beijo
    http://my-life2011.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vânia
    Que bom que gostou da resenha, o livro é muito bom :)

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro do autor. Sei lá os livros parecem ser tão diferentes do que gosto de ler. Mas gostei da sua resenha e me interessei pela história. Quem sabe se achar alguma promoção eu leia.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil
      Lê sim, dá uma chance pra ele, acho que você vai gostar, a escrita dele é bem envolvente ;)

      Excluir
  4. Oi Renata, acredita que ainda não li nada dele?
    Sempre que leio resenhas sobre os livros dele, fico super interessada em conferir, mas acabo esquecendo de comprar os livros... kkkkk
    Adorei sua resenha, e vou tentar anotar e comprar desta vez.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia
      Gostei muito do livro dele, acho que você vai gostar também, porque tem um belo romance.

      Excluir
  5. Tenho muitaaaa vontade de ler algum livro do autor, com sua resenha deu mais curiosidade ahaha. Conheci o blog agora mas já gostei demais, resenha de ótimas qualidades.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thales
      Que bom que você gostou da resenha e do blog :)
      Lê sim, tenho certeza que você vai gostar dos livros dele ;)

      Excluir
  6. Gostei da resenha Rê. Não li nada deste autor, mas suas obras parecem ser esplêndidas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa
      As obras deles realmente são maravilhosas, ele vai contando a história e quando vemos, estamos apegados ao personagens e não conseguimos mais largar o livro :)

      Excluir
  7. Ainda não li nada do autor, mas tenho muita curiosidade.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys
      Esse livro dele é ótimo, acho que você vai apreciar bastante essa leitura.

      Excluir
  8. nunca li nada do autor mais tenho bastante vontade, acho que esse ano vou dar um chance ^^
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru
      As histórias dele são bem envolventes, me prendeu logo de início. Dá uma chance pra ele sim ;)

      Excluir