13 de janeiro de 2016

Resenha Literária – A Irmandade Perdida, de Anne Fortier

A irmandade perdidaTítulo: A Irmandade Perdida
Autor: Anne Fortier  
Editora: Arqueiro
Sinopse:  Diana Morgan é professora da renomada Universidade de Oxford. Especialista em mitologia grega, tem verdadeira obsessão pelo assunto desde a infância, quando sua excêntrica avó alegou ser uma amazona – e desapareceu sem deixar vestígios. No mundo acadêmico, a fixação de Diana pelas amazonas é motivo de piada, porém ela acaba recebendo uma oferta irrecusável de uma misteriosa instituição. Financiada pela Fundação Skolsky, a pesquisadora viaja para o norte da África, onde conhece Nick Barrán, um homem enigmático que a guia até um templo recém-encontrado, encoberto há 3 mil anos pela areia do deserto. Com a ajuda de um caderno deixado pela avó, Diana começa a decifrar as estranhas inscrições registradas no templo e logo encontra o nome de Mirina, a primeira rainha amazona. Na Idade do Bronze, ela atravessou o Mediterrâneo em uma tentativa heroica de libertar suas irmãs, sequestradas por piratas gregos. Seguindo os rastros dessas guerreiras, Diana e Nick se lançam em uma jornada em busca da verdade por trás do mito – algo capaz de mudar suas vidas, mas também de despertar a ganância de colecionadores de arte dispostos a tudo para pôr as mãos no lendário Tesouro das Amazonas. Entrelaçando passado e presente e percorrendo Inglaterra, Argélia, Grécia e as ruínas de Troia, A irmandade perdida é uma aventura apaixonante sobre duas mulheres separadas por milênios, mas com uma luta em comum: manter vivas as amazonas e preservar seu legado para a humanidade.

Banner Resenha - A Irmandade Perdida

Esse livro foi uma maravilhosa surpresa. A princípio fiquei na dúvida achando que seria mais uma história qualquer de aventura, mas quando comecei a leitura… minha nossa, fui completamente capturada por essa trama fascinante!
Posso dizer que foi um dos melhores livros que li em 2015.

Nossa personagem principal é Diana Morgan, uma professora especialista em mitologia grega e que possui uma grande fascinação pelas Amazonas, mas ninguém a leva a sério. Essa ideia fixa vem desde a sua infância, quando sua avó paterna foi morar na sua casa porque os médicos diziam que ela não estava bem mentalmente.

Diana acabou se aproximando mais da avó, e em consequência disso sua avó lhe contou um segredoEla era uma Amazona! Mas esse era um assunto proibido na família, pois os pais de Diana, acreditavam que essa história vinha de uma mente perturbada. Quando sua avó desapareceu, com certa ajuda da pequena Diana, todos acharam que ela havia morrido, até mesmo Diana se sentiu culpada durante muito tempo por isso.

 Sua avó deixou um diário para Diana, mas todo ele estava escrito em uma linguagem que não existia… e todos calcularam que era apenas fruto da imaginação de uma senhora idosa.

!Banner Resenha - arqueira

Os anos se passaram e Diana se formou em mitologia grega, se tornou uma professora da renomada Universidade de Oxford e se especializou em filologia, mas nunca abandonou a suas ideias sobre as Amazonas.

Certo dia Diana foi contatada por um senhor que dizia precisar de suas habilidades e lhe apresentou uma imagem de uma escavação, onde se via toda uma inscrição nas paredes, e para o susto e ao mesmo tempo alegria de Diana, aquelas inscrições eram parecidas com as do caderno deixado pela sua avó!

Diana segue para as escavações e assim começa a sua grande jornada em busca de algo que prove que as Amazonas realmente existiram. Diana acaba conhecendo Nick nas escavações e ele é praticamente o responsável por tudo, Nick acompanha e descobre junto com Diana tudo o que ela está desvendando.

Muitas coisas acabam acontecendo, desabamentos, roubos de materiais, perseguições e brigas entre grupos que querem descobrir as mesmas coisas e não medem esforços.

Seguindo as pistas encontradas, Diana acaba viajando para onde acha necessário e conhecendo pessoas que a cada momento lhe fornecem mais e mais informações.
"Eu sou uma amazona, matadora de animais e de homens", ela dissera, com os olhos azuis-acinzentados iluminados por um brilho febril, metálico. “A liberdade corre em minhas veias; corda nenhuma pode me prender. Eu nada temo; é o medo que foge de mim. Ando sempre para frente, pois esse é o único caminho. Quem tentar me impedir sentirá minha fúria.”
(pág. 194)

Durante a leitura, vamos sendo informados das descobertas nos dias atuais, pelas mãos de Diana e em outro capítulo, de como tudo realmente aconteceu em um passado bem distante, e conhecemos uma guerreira chamada Mirina e sua jornada.
Temos então presente e passado, que vão se entrelaçando e se tornando uma história incrível.


O livro é fabuloso, perfeito do início ao fim, com muita ação, suspense, doses certas de romance, histórias mitológicas, na qual Anne Fortier conseguiu unir Amazonas, Gregos, Troianos, Helena de Tróia e muito mais em sua envolvente história, fazendo com que cada um fizesse parte desse belo e inesquecível enredo!

Lembrando que, nessa história temos mulheres realmente guerreiras, que lutam, pegam em armas, defendem os seus e criam sua própria “tribo”. Nas Amazonas não há espaço para os homens.

!Banner Resenha - arqueira2

O que posso dizer para vocês?

Leiam esse livro, não pensem “ele tem muitas páginas” ou em qualquer outro “mimimi”, simplesmente leiam e vocês vão ver as páginas voar rapidamente, vão torcer, suspirar e amar cada pedacinho dessa história e ver o quanto esse livro é grandioso.


irmandade
Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa possui aplicação de verniz (brilho) no título do livro, no nome da autora e nos grafismos. A diagramação é caprichada e bem cuidada. As páginas foram impressas em papel creme, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos, com tipologia adequada o que facilita a leitura. O livro possui 528 páginas divididas em 44 capítulos, mapa, prólogo, epílogo e nota da autora.
Parabéns para a editora Arqueiro pelo belíssimo trabalho.

Capas:
The Lost Sisterhood2 The Lost Sisterhood3 The Lost Sisterhood4 The Lost Sisterhood

Vídeo:


Anne Fortier
Sobre a autora: Anne Fortier nasceu e cresceu na Dinamarca. Fez doutorado em História das Ideias na Universidade Aarhus. Em 2002, se mudou para os Estados Unidos para trabalhar com filmes. É coprodutora do documentário vencedor do Emmy Fire and Ice: The Winter War of Finland and Russia. Publicou seu primeiro livro em 2005, na Dinamarca, e lecionou em diversas universidades da Europa e da América do Norte. Atualmente mora no Canadá.




arqueiro
20 comentários:
  1. Olá!
    Desde que vi a capa desse livro fiquei muito interessada em ler. Agora sabendo que se trata da história das Amazonas e que mistura vários elementos da mitologia grega, fiquei mais animada ainda para ler.
    Sua resenha está maravilhosa e já anotei a sua dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen
      Essa autora é muito boa, misturou várias coisa e conseguiu criar uma história espetacular. Gostei muito

      Excluir
  2. Nossa, ótima resenha! Infelizmente ainda não tenho esse livro e com certeza está na lista de livros desejados ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza
      Esse livro é um achado! Amei a história!! *-*
      Lê sim, acho que você vai gostar

      Excluir
  3. Gostei da resenha Renata. Já li um livro dessa autora e amei e espero ter a oportunidade de ler este novo título dela. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Esse foi o primeiro livro que li dela e amei!
      Agora vou comprar os outros *-*

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê.

    Também estou lendo um livro que contém Amazonas, mas a história é diferente. Até o momento não tinha interesse em conferir esta história, mas pela sua resenha eu fiquei um pouco curiosa. Vou deixar na lista de desejados, quem sabe apareça uma oportunidade de lê-lo.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata
    Maravilhosa resenha e amei a história.
    Estou com esse livro para ler e fiquei feliz de saber a trajetória da história. Sei que vou amar. Bjs
    http://saletadeleitura.blogspot.com. br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu já queria ler esse livro antes, agora quero mais ainda. Adoro livros com mitologias e eu compraria esse livro somente pela capa. É muito linda. E já conheço a escrita da autora e gosto muito.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Achei a história muito diferente e interessante.
    Acho que nunca li algo parecido.
    Bjs

    http://restauradordosnervos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que legal! Eu já tinha visto esse livro. Semana passada mesmo, quando fui no shopping, o vi na livraria, mas passei direto. Eu estava procurando pelo da Sarah Maclean (que não achei, por inal). Não tinha noção que o enredo era assim. Puxa, gosto desse tipo de história. Deve ser mara mesmo!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?
    Eu não dava nada por essa capa e nem sabia que tratava desse tema. Não é todo livro que trata de Amazonas, parece ser uma ótima aventura. Só assusta o tamanho. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Caramba,eu me empolguei só de ler a resenha,não imaginava que esse livro fosse essa história tão interessante e tão envolvente ,com tantos elementos incríveis como amazonas,mitologia grega e os outros.Você conseguiu me conquistar Renata e já quero esse livro para ontem.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata, que resenha maravilhosa!
    Eu tenho vontade de ler este livro, mas ainda não consegui comprar.
    Sua resenha me deixou com água na boca!
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Fascinante!
    Adoro livros que mesclam personagens e histórias. Tenho paixão por mitologia, seja ela, grega, romana, nórdica, egípcia... Quando encontro esse tema em um livro eu mergulho de cabeça!
    Gostei de conhecer esse livro, sua resenha esclareceu bastante e me deixou com muita vontade de comprar a obra.
    Parabéns!!!
    Bjocas
    Ni

    https://youtu.be/u4ltPaml3jU
    Vou amar no canal, assista esse vídeo. Bjocas

    ResponderExcluir
  14. Eu quero muito ler esse livro por motivos de amazonas <3 <3 Adoro essas mulheres (fora que lembro sempre da Xena)
    Amei sua resenha! Está de parabéns!
    Essa capa também é linda, com esse tom de verde.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Definitivamente PRECISO ler esse livro! Sua resenha sacramentou a necessidade, assim como a da Gica o Uma leitora aquariana!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oi amada!
    Eu quero muito ler essa obra, sim, ela realmente assusta por ser grossinha, mas não é um problema para mim, a premissa parece mesmo grandiosa, gostei de como as mulheres são descritas, todas essa força e parece uma obra completa, amei a resenha, me fez babar pelo livro!
    Beijos
    Paula Juliana - Overdose Literária

    ResponderExcluir
  17. Oi Rê :)
    Estou muito curiosa pra ler esse livro, minha resenhista Rosem também amou a história! O enredo possui um tema fascinante e pelo visto, a narrativa da autora é viciante.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir