1 de março de 2017

Resenha Literária – A Garota no Gelo, de Robert Bryndza

A Garota no Gelo Título: A Garota no Gelo
Autor: Robert Bryndza
Editora: Gutenberg
Sinopse: Quando um jovem rapaz encontra o corpo de uma mulher debaixo de uma grossa placa de gelo em um parque ao sul de Londres, a detetive Erika Foster é chamada para liderar a investigação de assassinato. A vítima, uma jovem e bela socialite, parecia ter a vida perfeita. Mas quando Erika começa a cavar mais fundo, vai ligando os pontos entre esse crime e a morte de três prostitutas, todas encontradas estranguladas, com as mãos amarradas, em águas geladas nos arredores de Londres. Que segredos obscuros a garota no gelo esconde? Quanto mais perto Erika está de descobrir a verdade, mais o assassino se aproxima dela. Com a carreira pendurada por um fio depois da morte de seu marido em sua última investigação, Erika deve agora confrontar seus próprios demônios, bem como um assassino mais letal do que qualquer outro que já enfrentou antes.
!Banner Resenha - A Garota no Gelo
”Seus olhos estão arregalados… Seus lábios estão entreabertos… Seu corpo está congelado… Mas ela não é a única.”

Como vocês sabem eu adoro um romance policial e quando vi o livro “A Garota no Gelo”, fui pesquisar sobre o autor e… não conhecia e nunca tinha lido nada dele. Acreditei e fiz uma aposta que esse livro seria bom e realmente é!!

O autor é ágil, direto, não fica esticando a história ou tentando enrolar o leitor, sempre tem alguma coisa acontecendo ou pronta para ser descoberta. Os acontecimentos são bem dosados e durante toda a história vamos acompanhando os avanços da detetive Foster, até o desfecho final e bombástico!! Tive a sensação de estar vendo uma série policial! Robert Bryndza entrou para os meus autores favoritos.

A Garota no Gelo é o primeiro volume da série de ficção policial da Detetive Erika Foster  (e claro que lerei todos os outros próximos livros dessa série). A detetive é uma personagem com uma bagagem forte, dramatizada por um passado que a assombra todos os dias. Foster é rebelde, segue sempre seus planos e acredita nos seus instintos de que está no caminho certo para pegar o assassino que matou uma jovem socialite de uma família muito rica e poderosa.

A pergunta que paira no ar é? O que essa jovem socialite estava fazendo em um bairro da periferia? Muitas perguntas surgem e respostas estranhas e obscuras começam a parecer, deixando toda a história ainda mais intensa. Outras mortes acontecem e outras anteriores combinam com o modus operandi do assassino. Quantas mulheres ele já matou? Teriam sido essas mulheres mortas pelo mesmo assassino?

"Ela não vai me pegar. Ela está oficialmente derrotada. Uma imprestável. (…)
Eles a designaram para este caso porque sabiam que ia fracassar. Eles queriam um bode expiatório."
(pág. 117)

Temos a narração em terceira pessoa do ponto de vista não só da protagonista, mas do assassino também, o que deu um toque todo especial e misterioso a leitura, fazendo com que de alguma forma procurássemos algum traço ou dica de quem poderia ser o assassino dentre todos os outros personagens apresentados durante a trama. Em alguns momentos lembrei da série “The Fall”, pois o assassino é observador e meticuloso, e irá usar algumas fraquezas da detetive a seu favor, confundindo a linha de pesquisa policial.

Escuta Essa A Garota no Gelo Resenha Quadro

As pistas vão surgindo no decorrer de toda a trama e pensei em várias pessoas como o assassino, mas depois do meio do livro fiquei pensando em uns três personagens, até que finalmente comecei a desconfiar mais de um deles...

É daquele tipo de livro que não conseguimos parar de ler, mas o legal é que a leitura flui naturalmente, sem pressa e sem lentidões, e, quando vemos, já estamos terminando a história.

Super recomendo!

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa possui aplicação de verniz (brilho) no título. A diagramação é caprichada e bem cuidada. As páginas foram impressas em papel Off-White 70g/m2, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. O livro foi composto com tipografia Electra Std. O livro possui 320 páginas divididas em 83 capítulos, prólogo, epílogo, uma mensagem do autor e agradecimentos.
Parabéns editora Gutenberg pelo belo trabalho.

Capa:
61QEKQtg9BL._UY250_

Robert Bryndza Escuta EssaSobre o autor: Robert Bryndza nasceu no Reino Unido e já morou nos Estados Unidos e no Canadá. Seu romance de estreia, "The Not So Secret Emails of Coco Pinchard" (2012), deu origem à famosa série de comédia romântica de Coco Pinchard. Em 2016, escreveu A garota no gelo, primeiro volume da série de ficção policial da Detetive Erika Foster, best-seller nº 1 do Wall Street Journal e do US Today. O segundo livro da série, The Night Stalker, é também best-seller nº 1 no Wall Street Journal. Juntos, os dois livros já venderam mais de um milhão de cópias e foram traduzidos para 19 idiomas. O terceiro livro da série, Dark Water, será lançado ainda em 2016. Atualmente mora na Eslováquia com seu marido Ján Bryndza, com quem escreveu o romance satírico Lost in Crazytown (2013).
4 comentários:
  1. Oi, Rê!
    Só do autor não ser de enrolação, já conquistou minha simpatia. Mas não vou mentir que não curti muito o fato de ser série hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata! O livro parece ser ótimo! Eu adoro romances policiais e adorei saber que não tem enrolação e que coisas acontecem o tempo todo. O fato de também termos a visão do assassino é algo interessante. Esses dias li uma resenha do segundo livro da série, parece seguir o mesmo ritmo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e como você também adoro um romance policial, nem preciso dizer que quero ler depois da sua resenha....kk...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, que bom que você recomenda o livro ele é muito bom né?
    Amei a resenha e parabéns pelo blog :D

    Fizemos também uma resenha do livro lá no Depois da Moderação, depois dê uma conferida e vê o que achou: http://www.depoisdamoderacao.com.br/2017/04/resenha-garota-no-gelo.html

    Beijos

    ResponderExcluir