11 de setembro de 2019

Resenha Literária – A Padaria dos Finais Felizes, de Jenny Colgan

Título: A Padaria dos Finais Felizes (Little Beach Street Bakery)
Autor: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Sinopse: Um balneário tranquilo, uma loja abandonada, um apartamento pequeno. É isso que espera Polly Waterford quando ela chega à Cornualha, na Inglaterra, fugindo de um relacionamento tóxico.
Para manter os pensamentos longe dos problemas, Polly se dedica a seu passatempo favorito: fazer pão. Enquanto amassa, estica e esmurra a massa, extravasa todas as emoções e prepara fornadas cada vez mais gostosas. Assim, o hobby se transforma em paixão e logo ela começa a operar sua magia usando frutos secos, sementes, chocolate e o mel local, cortesia de um lindo e charmoso apicultor.
A padaria dos finais felizes é a emocionante e bem-humorada história de uma mulher que aprende que tanto a felicidade quanto um delicioso pão quentinho podem ser encontrados em qualquer lugar.


Quando o livro chegou, fui correndo dar uma olhadinha nele, e logo de cara já fiquei apaixonada pela capa, lindinha demais e sentei para observar com calma os detalhes, ler a sinopse, a orelha do livro... essas coisas que amantes de livros costumam fazer, vocês sabem como é né? Comecei a ler a história, pensando assim "vou só ler um pouco pra sentir como vai ser essa história" e para a minha surpresa fiquei colada no livro e quando vi já estava no meio da leitura e em pouco tempo já tinha devorado o livro. 

Fiquei encantada com o modo de escrever da autora, a forma como ela criou e desenvolveu os personagens dentro de uma trama bem elaborada e fluída, dando origem a um romance lindo, envolvente, leve e fofo, daqueles que te deixam com a alma lavada e um suspiro nos lábios. 
Nem preciso dizer, que super recomendo esse livro :) E fiquei desejando que virasse filme <3


"Ofereço sete círculos, amor,
A seu descanso
Faço o círculo cinza do pão
E o círculo da cerveja
E tracejo um anel dourado de manteiga
E danço ao som de sua canção
E viro o rosto quando vai o sol e vem você de volta do lavrado.
Minha lamparina lança um círculo de luz,
Então você repousa, uma hora, no incansável círculo do meu cálido abraço"
(pág. 319)


A personagem principal nessa trama é a Polly e logo no comecinho vamos acompanhar a sua vida que está de pernas para o ar. A empresa que ela abriu junto com a namorado Chris, faliu, o relacionamento deles está de mal a pior e para completar o pacote de tragédias, eles tiveram que entregar o apartamento onde estavam morando, pois não tinham como pagar as prestações.

Com tudo isso acontecendo, o namorado meteu o pé e foi morar com a mãe dele e não ajudou em nada, só ficou reclamando e sentindo pena dele mesmo, enfim, o relacionamento de alguns anos faliu também. Polly está com a cabeça a mil por hora, procurando algum apartamento que ela consiga pagar, já que está desempregada e com pouca grana. Sua amiga mais próxima, Kerensa, se ofereceu para dividirem o apartamento, mas elas já tinham feito isso antes e não deu muito certo. Outras amigas também ofereceram o sofá e até mesmo sua mãe, mas Polly queria o seu próprio cantinho. Depois de muito procurar viu um anúncio,um apartamento para alugar em Mount Polbearne, uma ilha que ela nem lembrava mais que existia e que nem acreditava que pudesse existir alguém morando por lá.

Para vocês terem uma ideia, para chegar na ilha a maré tem que estar baixa, para a ponte poder aparecer - como assim minha gente?? Quando a maré está alta, a ponte some... Eu já fiquei aflita só de pensar! E essa ponte vai dar o que falar...

Polly decide que precisa ver esse apartamento e tudo indica que irá morar lá, ela quer essa vida nova, longe de tudo. Ela segue com a sua amiga para encontrar o corretor e ver o local, mas assim que Polly vê o apartamento, o local está pior ainda do que as fotos na internet, tudo caindo aos pedaços, literalmente. O apartamento pequeno fica em cima de uma antiga padaria que está fechada a anos, sua amiga Kerensa, não acredita que alguém tenha colocado aquele lugar para alugar, ela acha que tudo aquilo vai desabar e tem que ser interditado. Já Polly acredita que consegue dar uma melhorada no lugar, uma limpeza aqui outra ali e tudo vai ficar um pouco melhor e faz uma proposta ao corretor. Kerensa não acredita que Polly realmente quer morar ali, longe de tudo e em um lugar caindo aos pedaços. Mas é ali que Polly se instala, com aquele mar lindo em frente a sua janela, que lhe traz a paz que ela tanto procura, sim, é isso que ela precisa e fim de papo.

Polly se muda e no primeiro dia já conhece alguns pescadores locais que a ajudam com a mobília, no segundo dia, a noite entra pela sua janela um pássaro ferido, um papagaio-do-mar que ela passa a cuidar e a chamar de Neil.


Na primeira semana Polly se dedicou a deixar o local habitável, limpando tudo aqui e ali, e para distrair a cabeça, ela resolve fazer o que ela mais gosta, pão! E é ali que Polly descarrega  seus sentimentos, bate, amassa e sova a massa do pão. Como tem muito pão sobrando, Polly resolve levar para os pescadores que ajudaram com a mobília, e claro que eles amaram. O pão fez muito sucesso e aos poucos começa a correr a notícia que ela faz um pão maravilhoso. A ilha já possui uma padaria, mas o pão não é muito bom e a dona da padaria bate de frente com a Polly.

Várias situações vão surgindo e novos personagens também, como o veterinário, a moça da mercearia, um jovem lindo e reservado que é apicultor, a carrancuda senhora da padaria, um jovem milionário que possui parte da ilha e um lindo bar. Temos também o nosso querido papagaio-do-mar, os pescadores... Enfim, muito personagem bom nessa história...


E é nesse meio familiar, de cidade pequena, onde todos sabem de tudo, que vai nascer uma grande amizade, vai brotar o amor, a felicidade e a vida vai se transformar.
É uma história linda e tocante, que vai emocionar e fazer você acreditar que um pão quentinho pode reunir as pessoas e aquecer os corações.


Esse livro faz parte do selo "Romances de Hoje"


Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa é fosca com aplicação de verniz (brilho) nas bordas desenhadas e no título do livro. O nome da autora e alguns detalhes da capa possuem um brilho laminado azul celeste, maravilhoso. A diagramação interna está muito bem cuidada, o início de cada capítulo possui um desenho de um pão quentinho e em alguns intervalos do texto, temos um desenho de um pequeno cupcake. As páginas foram impressas em papel off-white, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. O livro possui 336 páginas divididas em 34 capítulos, epílogo, receitas e agradecimentos.
Parabéns para a editora Arqueiro pelo maravilhoso trabalho.

Capas internacionais:




Sobre a autora: JENNY COLGAN nasceu em 1972, na Escócia, e é autora de comédias românticas, ficção científica e histórias infantis. Seus mais de 25 livros foram publicados em dezenas de países e já venderam mais de 3 milhões de exemplares. Jenny adora bolo, Doctor Who e livros muito, muito longos, quanto mais longos melhor. Mora em Edimburgo com o marido, os três filhos e seu cachorro Nevil.

2 comentários:
  1. Oi, como vai? Que resenha bem feita! Parabéns você resenha muitíssimo bem. Eu gostei da premissa da obra, ao meu ver parece muito interessante. Gosto de ler romances e esse me parece ótimo. Adorei, abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Re! Eu comprei desta coleção o outro livro desta autora e assim que ler já quero conferir esse, acho uma fofura esta premissa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir