14 de janeiro de 2020

Resenha Literária – O Café da Praia, de Lucy Diamond

Título: O Café da Praia (The Beach Cafe)
Selo Romances de Hoje
Autor: Lucy Diamond
Editora: Arqueiro
Sinopse:
Em uma praia paradisíaca, Evie Flynn tem a chance de começar do zero…
Evie sempre foi a ovelha negra da família: sonhadora e impulsiva, o oposto das irmãs mais velhas bem-sucedidas. Tentou fazer carreira como atriz, fotógrafa e cantora, mas nada deu muito certo. Às vezes, ao pular de um trabalho para outro, ela tem a sensação de que lhe falta um propósito. Quando sua tia preferida morre em um acidente de carro, Evie recebe uma herança inesperada, um café na beira da praia na Cornualha. Empolgada com a oportunidade de mudar de vida, ela decide se mudar para lá, mas logo descobre que nem tudo são flores: os funcionários não são dos melhores e o local está caindo aos pedaços. Tudo bem diferente dos tempos em que passava as férias de verão com a tia. Apesar das dificuldades, pela primeira vez Evie está determinada a ter sucesso. Ao lutar pelo café, ela busca secretamente dar um novo rumo à sua vida e, assim, pode acabar conquistando bem mais do que esperava no trabalho...  e também no amor.



O Café da Praia faz parte do selo Romances de Hoje, publicado pela Editora Arqueiro. Os livros publicados através desse selo vão contar histórias de mulheres fortes, empoderadas, que vão a luta tentando resolver suas vidas e seus problemas sozinhas, e meio que sem querer elas encontram o amor. São mulheres dos dias de hoje, bem reais, que poderiam muito bem ser uma de nós. A história não é focada no romance e sim no desenrolar da vida dessas mulheres, onde o amor acaba acontecendo inesperadamente.

Gostei muito da história desse livro, adorei a coragem da Evie em acreditar em seus sonhos, de conseguir observar que ela não pertence a certos ambientes. Quando tenta se encaixar, acaba não se enquadrando, se sente aprisionada, intoxicada e triste. No mundo de Evie não existe essa vida perfeitinha de ir trabalhar em um escritório gelado, com regras rígidas, pagar hipoteca... Ela quer viajar, conhecer o mundo, se divertir e ser divertida, a vida pra ela é muito mais do que uma rotina na cidade grande.

Evie já tentou ser várias coisas, fotógrafa, atriz, cantora e acreditou em cada uma delas, mas simplesmente não aconteceu. Ela está com trinta e dois anos e ainda não tem uma profissão definida, seu namorado acredita que ela "tem que fazer pedagogia", e,  por "indicação dele" fez um curso de secretariado. Agora Evie vive de empregos temporários em escritórios, economizando para o curso de pedagogia que nem tem certeza que quer fazer. Na verdade a vontade de Evie é pegar as economias e viajar pra Índia, se divertir e viver a vida.

Sua família também não a entende, ela é a "ovelha negra". Suas irmãs são bem sucedidas, com empregos perfeitos, maridos perfeitos, filhos perfeitos, casas e carros perfeitos, e elas não perdem a oportunidade de colocar Evie pra baixo, esfregando-lhe na cara o quando a vida dela é imperfeita.

Evie tem um espírito livre, aventureiro, daqueles que não aguentam ficar presas em locais fechados e chatos, dentro de empresas, digitando documentos e vivendo uma vida pasmada.
Ela quer mais! Ela precisa de mais!

Após o falecimento de uma tia muito querida, Evie recebe a notícia que herdou o Café da Praia, um café que sua tia administrava na praia da Cornualha onde Evie passou férias incríveis!
Por um momento Evie não acredita e nem entende porque a sua tia deixaria o café pra ela. Suas irmãs, sua mãe e seu namorado acreditam que ela deve vender o mais rápido possível.

"Sim, minha amada sobrinha, é isso mesmo que você leu. Você sabe que sempre foi minha favorita, a filha que nunca tive. Você é a única pessoa a quem eu confiaria meu precioso café, por saber que cuidará dele com o amor e carinho que ele merece. Sempre achei que você tinha certa afinidade com este lugar, e sei que pode fazer isso..." 
Trecho da carta da tia Jo para Evie
(pág. 28)

Evie precisava ver o Café da Praia, verificar como estavam as coisas por lá, e, ao chegar, adorou rever aquela linda praia com ondas belíssimas, aquele cheiro mar maravilhoso, que trouxeram lembranças inesquecíveis ao lado da tia Jo.



Mas nem tudo está as mil maravilhas, o cozinheiro não está afim de trabalhar, os atendentes chegam atrasados e com mau humor, o estoque está quase vazio e os clientes estão reclamando da péssima qualidade do local. Sem a tia Jo ali para comandar seria muito complicado. Evie tenta administrar a distancia, pois não tinha coragem de vender, não podia fazer isso, algo dentro dela não deixava. Ficou algumas semanas acertando tudo e depois voltou para Londres.

Na tentativa de administração a distancia, Evie acabou largando o emprego (que ela já não gostava mesmo) o que deixou seu namorado Matthew bem aborrecido. Ele não estava nem um pouco empolgado com a ideia de manter o café, para ele o certo seria vender logo. Evie sentia que sua afinidade com Matthew não era mais a mesma, ou que na verdade eles nunca tiveram nenhuma afinidade mesmo.

Claro que esse ir e vir, não daria certo e Evie acaba descobrindo que o cozinheiro se demitiu e fechou o café sem ao menos avisá-la, então Evie conversou com Matthew avisando que teria que ficar um tempo na Cornualha administrando o café. Matthew preferiu terminar, deixar Evie livre para resolver as suas coisas e assim foi.

Evie fez as suas malas e seguiu com uma amiga para a Cornualha, tudo daria certo, seria uma ótima aventura! Sua amiga a ajudou bastante, mas não pode ficar muito tempo. Sobrou para Evie encontrar novas atendentes e um novo cozinheiro (cheio de segredos e mistérios). Evie acaba encontrando na amiga Annie uma excelente fornecedora de bolos deliciosos, brownies e panquecas de frutas, faz amizades maravilhosas, ajuda uma menina que precisava de apoio... e ainda tem tempo para um bom papo com os amigos e uma boa bebida... Essa era a vida que Evie sempre quis... Seu sonho sendo realizado.

Dessa vez Evie sentia que esse era o seu caminho, o seu destino.

A história flui rapidamente e é uma delícia de se ler! Todos os personagens são bem definidos, você se sente dentro da vida de Evie como se estivesse fazendo amizade com aquelas pessoas, acompanhando as confusões da administração do café, acreditando e gostando de tudo por ali. O livro foi um bálsamo, um banho de alegria e ainda com uma pitada de romance e mistério. 

Um leitura maravilhosa que super recomendo. Fiquei querendo herdar um café na praia também #QuemNunca ;)



Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa é uma graça, repleta de elementos gráficos que contam um pouco da história, contém aplicações de verniz (brilho) no título do livro, nos elementos gráficos e no nome da autora. A diagramação interna é simples, mas muito bem cuidada. As páginas foram impressas em papel off-white, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. O livro possui 336 páginas, dividas em 26 Capítulos, Epílogo, As cinco praias favoritas de Lucy Diamond, Agradecimentos e Como fazer o perfeito chá completo da Cornulha #FicaDica.

Parabéns para a editora Arqueiro pelo belíssimo trabalho.


Os livros do Selo Romances de Hoje são:
A Pequena Livraria dos Sonhos
Desencontros à Beira Mar
A Casa dos Novos Começos
A Padaria dos Finais Felizes
Onde Mora o Amor
O Café da Praia



Capas estrangeiras:
  



Sobre a autora: Lucy Diamond cresceu em Nottingham e estudou literatura inglesa na Leeds University. Após se formar, trabalhou em algumas editoras e na BBC, e hoje é autora de mais de 10 romances, publicada em 15 idiomas, além de best-seller do Sunday Times. Lucy mora em Bath com o marido e os três filhos.
8 comentários:
  1. Oi, Renata como vai? Me parece um livro muito bom. Sua resenha ficou excelente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, tudo bem?
    Adorei a personalidade da protagonista, que é corajosa e vai em busca do que acredita.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih
      Sim, a protagonista é ótima, mesmo com dúvidas, ela mete a cara e vai!

      Excluir
  3. Uau, essa protagonista está de tirar o chapéu. Fiquei doida para conhecer a história! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila
      Realmente essa protagonista é ótima rsrs

      Excluir
  4. Olá, Renata.
    Essas capas dessa série são maravilhosas. Mas eu não tenho muito espaço aqui em casa e por isso nem vou começar a comprar os livros da série. Porque as histórias, que antes me chamavam muita a atenção, hoje não mais.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil
      Apesar de ser uma série, as histórias são independentes, então não tem problema de comprar o segundo, sem ter lido o primeiro ;)

      Excluir