8 de outubro de 2022

Resenha Literária – Graça Fatal, de Louise Penny

Graça-Fatal

Título: Graça Fatal | Título Original: A Fatal Grace
Série: Inspetor Gamache 02 | Autora: Louise Penny | Páginas: 352
Ano: 2022 | Gênero: Mistérios em Série; Ficção | Editora: Arqueiro | Compre aqui

Template-Blog---Aba-de-início-da-resenha---v2

Graça Fatal de Louise Penny é o segundo livro da série Inspetor Gamache, publicado pela Editora Arqueiro que faz parte do selo Mistérios em Série.

A trama é ambientada no Canadá, em Three Pines, uma cidade super pequena, muito tranquila, com pouquíssimas pessoas, onde praticamente todos se conhecem.   

Agora estamos de volta a esse vilarejo, em plena época de natal, com o inspetor Gamache tentando solucionar mais uma morte extremamente misteriosa.

Durante um evento esportivo na cidade, uma moradora que ninguém gosta chamada CC de Poitiers, acaba morrendo eletrocutada em sua cadeira, na frente de todos que estavam assistindo à partida, mas estranhamente ninguém viu nada e nem sabem de nada. O que poderia ser um simples acidente se torna um assassinato frio e meticulosamente calculado.

inspetor Gamache

É nesse momento que entra o nosso querido inspetor-chefe Armand Gamache, um homem íntegro, muito inteligente e sério, que vai investigar esse assassinato e ouvir pacientemente cada morador da cidadezinha, principalmente todas as senhorinhas e suas infinitas histórias (ouvir essas senhoras é importante porque geralmente elas estão sempre atentas aos pequenos acontecimentos, não é?).

Já seu parceiro de investigação não tem a mínima paciência em ouvir as histórias ou fofocas dessas senhoras, o que vai gerar momentos super engraçados o que quase rouba a cena em certos momentos.

Inspetor e seus ajudantes

Esse livro é muito gostoso de ler, com personagens bem característicos, que passam a sensação de serem reais de tão cheios de vida e personalidade. Sim, aqui os personagens praticamente ganham vida! Adorei reencontrar cada um deles.

O interessante é que praticamente todos pareciam não gostar de Poitiers e ter motivos para orquestrar tal crime, o que deixa o caso cada vez mais complexo, dando a trama um tom bem equilibrado entre o suspense, o mistério e a investigação.

Super recomendo esse livro e já vou ler o próximo.

Curiosidades:
O primeiro livro ganhou em 2013 uma adaptação para a TV chamada "Still Life: A Three Pines Mystery" com o ator Nathaniel Parker no papel de inspetor Gamache e, em breve, teremos na Amazon uma série chamada "Three Pines" com o ator Alfred Molina no papel do inspetor Gamache.

Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa possui aplicação de verniz (brilho) no título e no nome da autora. A diagramação interna é graciosa e muito bem cuidada. As páginas foram impressas em papel off-white, o que suaviza a leitura e não cansa os olhos, com tipologia adequada o que facilita a leitura. O livro possui 352 páginas.
Parabéns para a editora Arqueiro pelo maravilhoso trabalho

Série Inspetor GamacheSérie Inspetor Gamache
01 - Natureza-Morta (Still Life)
02 - Graça Fatal (Dead Cold | A Fatal Grace) (esse)
03 - O Mais Cruel dos Meses (The Cruellest Month | The Cruelest Month)
04 - The Murder Stone | A Rule Against Murder
05 - The Brutal Telling
06 - Bury Your Dead
6.5 - The Hangman
07 - A Trick of the Light
08 - The Beautiful Mystery
09 - How the Light Gets In
10 - The Long Way Home
11 - The Nature of the Beast
12 - A Great Reckoning
13 - Glass Houses
14 - Kingdom of the Blind
15 - A Better Man
16 - All the Devils Are Here
17 - The Madness of Crowds
18 - A World of Curiosities

Capas estrangeiras:
A Fatal Grace 1   A Fatal Grace 2   A Fatal Grace 3


Louise PennySobre a autora: Louise Penny se tornou escritora com mais de 40 anos, quando deixou seu trabalho como locutora de rádio para se dedicar à literatura em tempo integral. Publicada a partir de 2005, sua série protagonizada pelo inspetor Gamache já foi traduzida para mais de 30 idiomas, vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo e recebeu diversos prêmios, entre eles o Agatha Awards, o Barry Award e o Anthony Awards. Mora em uma cidadezinha ao sul de Montreal com seu golden retriever, Bishop.

Nenhum comentário:
Postar um comentário