Título Original: Saving Zoe
Autora: Alyson Noël
Editora: Novo Século
Páginas: 248
Adicione ao Skoob
Sinopse: Já se passou um ano desde o brutal assassinato de sua irmã mais velha, Zoe, e Eco, uma adolescente de quinze anos, ainda tem de lidar com os efeitos desta tragédia. Seus pais parecem anestesiados, seus amigos seguem a vida, e um estranho primeiro ano de escola prova que ela jamais estará à altura da memória da irmã. Até que Marc, ex-namorado de Zoe, aparece com seu diário. No início, Eco não fica muito interessada pelo assunto, duvidando que haja algo no diário que ela ainda não saiba. Mas quando finalmente a curiosidade prevalece, ela começa a ler. A imersão no mundo secreto de sua irmã é tão grande que suas vidas começam a se confundir, forçando Eco a descobrir a verdade que se esconde na vida de Zoe para que possa enfim reconstruir a sua própria vida. Prepare-se para morrer de rir e chorar até não poder mais com este romance viciante de Alyson Noël, acompanhando a complicada relação entre duas irmãs, cuja ligação é forte o suficiente para continuar mesmo depois que uma delas já se foi.
A primeira vez que vi esse livro achei que teria uma boa história, a capa é bem interessante e a sinopse me conquistou logo de cara.
Assim que comecei a lê-lo, rapidamente a história prendeu a minha atenção, como aqueles livros que quando paramos de ler, ficamos pensando nos personagens, no enredo e imaginando o que vai acontecer ou melhor o que aconteceu com Zoe.
O foco da história fica realmente no diário da Zoe e na vida de sua irmã Eco, deixando para o segundo plano a tragédia do que aconteceu com a Zoe.
O livro é suave e as vezes até um pouco divertido (apesar do tema) e a autora nos apresenta a história de maneira muito sutil, de modo que se não lermos com a devida atenção nem percebemos o que aconteceu realmente com Zoe.
O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos a vida de Eco após a morte de sua irmã, Zoe, e tudo o que essa tragédia acabou gerando no ambiente familiar e na vida de cada um que estava envolvido diretamente com Zoe, como seu namorado Marc que imediatamente foi considerado suspeito e começou a ser tradado de forma estranha na cidade, Eco sem conseguir ter uma vida normal no colégio e em casa e os pais totalmente abalados e desestruturados.
A medida que vamos lendo descobrimos cada vez mais detalhes da vida de Zoe, através de seu diário que vai parar nas mãos de sua irmã Eco, pelo antigo namorado de Zoe, o Marc.
Vamos lendo junto com a Eco, cada detalhe, cada momento importante na vida de Zoe, é como se entrássemos em sua vida e a víssemos como ela era realmente.
"4 Julho
Fogos de artifício! No ar, no chão, vibrando em todas as direções. Explodindo numa profusão de cores e sons. Nós, deitados na grama suave e olhando para o céu tão acesso. Um momento perfeito. Fechei os olhos para guardá-lo. Mais tarde, silêncio, paz, só ele e eu. Dois corações juntos pela eternidade."
(Diário da Zoe, falando sobre o namorado Marc, pág. 110)
|
Uma jovem, alegre, despreocupada, que gostava de festas, piscina, de sair de casa as escondidas e voltar tarde sem que a família percebesse, o sonho de ser modelo ou atriz famosa, sair da pequena cidade onde morava e a mania de muitas vezes não compartilhar o que estava fazendo e com quem estava se encontrando, a princípio pode não ter problema algum, mas isso pode sair do controle.
A ausência de diálogo no ambiente familiar, a falta de afinidade com a irmã mais nova (talvez pela diferença de idade) e algumas péssimas amizades contribuíram para que de certa forma ninguém soubesse exatamente onde ou com quem estava a Zoe quando ela desapareceu e comoveu toda a pequena cidade e desestruturou toda a sua família de maneira brutal.
O livro é emocionante e sincero, sem rodeios e com uma escrita bem leve e fluída. Os personagens são bem construídos e o enredo muito bem desenvolvido e em momento nenhum nos perdemos entre o momento real e o diário de Zoe, um acompanha o outro em um andar cadenciado.
Uma história sobre a vida real, sem rodeios ou floreios, apesar de ter como base a visão de uma adolescente, o livro tem seu peso adulto.
Lendo nas entrelinhas sentimos o problema real que se abateu sobre aquela família.
O livro está perfeito, com a história muito bem concluída, com todas as dúvidas devidamente respondidas.
O livro nos deixa alguns alertas em relação as redes sociais, a confiança fácil em nossos “amigos” e a necessidade de sempre contar para alguém o que se está fazendo ou o que se vai fazer.
Vamos falar um pouco da parte técnica do livro?
A capa e bem elaborada, com aplicação de verniz no nome do livro e no nome da autora. Nas orelhas do livro encontramos uma breve sinopse e um pouco sobre a história da autora.
A diagramação está perfeita tanto tecnicamente quanto visualmente, as páginas são creme o que suaviza a leitura e não cansa os olhos. A fonte possui um tamanho excelente e com uma margem de bom tamanho e toda vez que vamos ler uma parte do diário da Zoe temos o texto é em “itálico”.
O livro possui 248 páginas dividas em trinta e cinco capítulo, muito bem traduzidos e revisados.
A Novo Século está de parabéns.
ps: como eu gosto de sempre olhar a capa do livro durante a leitura, achei que a capa deveria ser como o diário da Zoe, em azul cobalto, como ele é descrito na história.
Avaliação:
Outras Capas:
Book Trailer:
Sobre a autora: Alyson Noël é autora de cinco romances para jovens e adultos, incluindo Fingindo ter 19 anos, título publicado pela Novo Século.
Vive nos Estados Unidos, em Laguna Beach, Califórnia, onde trabalha em seu próximo livro.